A avaliação 360 ​​é um sistema ou processo no qual os colaboradores recebem feedback das pessoas que trabalham em torno deles. Ela é uma forma de avaliação de desempenho onde você rastreia e avalia e seus colaboradores com a ajuda de colegas de trabalho e outras pessoas que forem relevantes.

A análise de pares permite que você aproveite o conhecimento daqueles que trabalham ao lado de seus colaboradores, possibilitando analisar seu funcionário por um outro olhar. Os benefícios para a performance do colaborador e para o negócio são notáveis.

Neste artigo você irá aprender o que é necessário para fazer uma avaliação 360, o que medir na avaliação e ferramentas para te auxiliar.

Quais as vantagens da avaliação 360?

Uma avaliação 360, diferente das avaliações de desempenho tradicionais, reúne os pontos de vista de:

  • Funcionários
  • Colegas
  • Membros da equipe
  • Clientes e/ou parceiros (fornecedores, etc.)

Dessa maneira, é possível ter um feedback completo do profissional. É exatamente por este motivo que esta forma de avaliação tem se popularizado.

Imagine a seguinte situação: um colaborador que tem um excelente relacionamento com o chefe, porém, tem uma péssima convivência com sua equipe ou com seus subordinados.

Por sua boa relação com seu superior, existe uma grande possibilidade que será bem avaliado por ele. Dessa forma, uma avaliação tradicional, não conseguiria identificar que este colaborador precisa melhorar aspectos relacionados a sua equipe e subordinados.

É exatamente neste ponto que a avaliação 360 vai fazer toda diferença. Ela trás um panorama completo. Dessa forma, é possível entregar um feedback mais consistente e melhorar os resultados do negócio.

O que é necessário para realizar uma avaliação 360?

Primeiramente, construa avaliações 360 ​​graus para atender às necessidades específicas de seus colaboradores e empresas. Ela medirá:

  • Comportamentos e competências
  • Fornecem feedback sobre como os outros percebem um colaborador
  • Aborda habilidades como ouvir, planejar e estabelecer metas
  • É focado em áreas subjetivas como trabalho em equipe, caráter e eficácia de liderança

Os formulários de Avaliação 360 devem incluir perguntas que são medidas em uma escala de classificação e também pedem que os avaliadores forneça comentários escritos.

Os comentários são importantes para que o avaliador exemplifique com fatos o porquê daquela avaliação. Qual foi a experiência real que ele teve com o colaborador para chegar àquela conclusão.

A pessoa que recebe o feedback também deve preencher uma autoavaliação que inclui as mesmas perguntas de pesquisa que os outros receberam em seus formulários.

As respostas individuais são sempre combinadas com as respostas de outras pessoas na mesma categoria de avaliador. Dessa forma, preserva-se o anonimato e da ao colaborador uma imagem clara de seus maiores pontos fortes e fracos.

Gerentes e líderes dentro de organizações usam Avaliação 360 para obter uma melhor compreensão de seus pontos fortes e fracos.

O feedback para os colaboradores que não possuem cargo de gerência é muito útil para ajudá-los a serem mais eficazes nas suas funções atuais e também para ajudá-los a compreender em que áreas devem concentrar-se se quiserem avançar na carreira.

Como é usada a Avaliação 360 ​​graus?

As empresas normalmente utilizam a avaliação 360 graus de duas maneiras. Abaixo iremos detalhar cada uma delas.

1 – Como uma ferramenta de desenvolvimento

Aqui o principal objetivo é ajudar os colaboradores a reconhecerem seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, pode-se melhorar suas deficiências, que, no futuro, refletiram em melhores resultados.

Quando feito corretamente, a avaliação 360 graus é altamente eficaz como uma ferramenta de desenvolvimento. O processo de feedback dá às pessoas a oportunidade de fornecer feedback anônimo para um colega de trabalho que, de outra forma, seria desconfortável fazê-lo.

Os avaliados ganham uma percepção de como os outros os percebem e têm a oportunidade de ajustar comportamentos e desenvolver habilidades que os capacitarão a se destacarem em seus trabalhos.

2 – Como ferramenta de avaliação de desempenho

Neste caso o objetivo é medir o desempenho e comportamento dos colaboradores.

No entanto, é preciso ficar atento, pois, utilizar um sistema de avaliação 360 ​​graus para avaliação de desempenho é uma prática comum, mas nem sempre uma boa ideia.

É difícil estruturar corretamente um processo de avaliação 360 que cria uma atmosfera de confiança quando você usa para medir o desempenho. A boa notícia é que existem boas ferramentas no mercado para ajudar nesta tarefa.

Além disso, a avaliação 360 neste modelo foca em comportamentos e competências mais do que em habilidades básicas, requisitos de trabalho e objetivos de desempenho. Essas coisas são mais adequadamente tratadas por um colaborador e seu gerente como parte de uma revisão anual no processo de avaliação de desempenho.

É certamente possível e pode ser benéfico incorporar avaliação 360 graus em um processo de gerenciamento de desempenho maior, mas devemos nos atentar com uma comunicação clara sobre como será usado a avaliação 360 graus.

Como escolher uma boa ferramenta para Avaliação 360?

Uma boa ferramenta para Avaliação 360 deve ​​tabular automaticamente os resultados e os apresentar em um formato que ajuda o avaliado a criar um plano de desenvolvimento.

Por este motivo, utilize um sistema que lhe permita a flexibilidade para personalizar perguntas, habilidades específicas avaliadas, revisar amostras e muito mais.

Utilize um sistema WEB que pode ser acessado com maior facilidade e em qualquer lugar e a qualquer momento. As avaliações 360 graus com base na Web também oferecem a flexibilidade de permitir que os colaboradores conduzam análises de seus pares em sua conveniência.

Pense na flexibilidade, as avaliações 360 ​​graus mais eficazes são aquelas que você pode ajustar para se adequar às metas e medidas específicas de sua organização e de seus colaboradores.

A Impulse oferece uma ferramenta que poderá te ajudar a realizar uma avaliação 360, além de proporcionar mais gestão e autonomia na aplicação da mesma. Com a ferramenta, você poderá gerenciar os ciclos de aplicações das avaliações, que podem ser aplicadas pelo próprio RH ou gestor.

É possível, também, que a própria ferramenta aplique essa avaliação automaticamente conforme programação prévia. Ela analisará o que foi aplicado anteriormente e irá atribuir uma nova avaliação ao colaborador. Para conhecê-la clique aqui.