Uma das maiores dificuldades das empresas atualmente é encontrar um profissional capacitado, com experiência e boas competências. Afinal, é comum e igualmente indicado que as empresas busquem o profissional mais próximo do perfil definido como ideal para o preenchimento de uma vaga ou oportunidade.
No entanto, existem alternativas a essa cultura. Que tal se em vez de elevar os critérios de avaliação dos profissionais, a sua empresa passasse a olhar para a forma como pode contribuir para a aprendizagem contínua e para a gestão do conhecimento de seus colaboradores?
Parece difícil? Confira o artigo de hoje e entenda como a cultura de aprendizagem contínua é possível e benéfica para a sua empresa!
Por que estabelecer uma cultura de aprendizagem contínua?
Se você ainda está procurando razões para investir em uma cultura de aprendizagem contínua na organização, saiba que essa é uma das estratégias mais eficazes para reter talentos e investir no capital intelectual da sua empresa.
Assim como as próprias organizações, os profissionais também estão inseridos em um mercado dinâmico e passaram a demandar algumas necessidades indispensáveis para eles, tais como:
- Qualidade de vida.
- Ambiente de trabalho colaborativo.
- Oportunidade de crescimento.
- Planejamento de carreira.
- Construção de um posicionamento no mercado.
- Respostas rápidas.
São essas as razões que tornam ainda mais relevante o estabelecimento de uma cultura que permita a melhoria contínua das habilidades do colaborador.
Para isso, empresas como a Google têm investido no seu capital intelectual e incentivado seus colaboradores a desenvolver novas ideias com base nas suas áreas de preferência e nos objetivos da empresa. O resultado? Um ganho expressivo em inovação, motivação e engajamento dos profissionais.
Além disso, o SEBRAE cita resultados animadores que podem ser obtidos com a cultura de aprendizagem contínua. Veja:
- Os colaboradores aprendem a aprender, tornam-se mais ativos e comprometidos com a sua aprendizagem e desenvolvimento.
- As pessoas entendem o sentido do coletivo, deixam de competir e passam a cooperar umas com as outras.
- As equipes se tornam mais criativas na resolução de conflitos.
- urge um estímulo ao conhecimento tecnológico, de tal forma que as pessoas se utilizam desse meio como apoio para a sua aprendizagem.
Agora que você já sabe o quanto uma cultura de aprendizagem contínua pode beneficiar a sua organização, vamos conhecer alguns outros pontos que merecem a sua atenção.
O que é importante sobre a cultura de aprendizagem contínua?
De acordo com conteúdo divulgado pela ClaritySolutions, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a cultura de aprendizagem realmente traga resultados.
São eles:
- Aplicabilidade: para que a cultura de aprendizagem seja realmente eficiente, é preciso que todo o aprendizado possa ser experimentado na prática.
- Compartilhamento: todo aprendizado deve acontecer em um ambiente que proporcione condições de ser compartilhado com as outras pessoas, aumentando a eficácia do que foi aprendido e estimulando os colaboradores em todos os níveis.
- Integralidade: o aprendizado não provém apenas dos acertos, é preciso entender que quando algo sai do esperado, também há algo que pode ser aprendido.
- Flexibilidade: não só de formalidades é constituída a aprendizagem. Por isso, é importante legitimar os meios informais de trocas de informações, incluindo aquelas bagagens de conhecimento que foram adquiridas antes mesmo de o colaborador entrar na empresa.
Como proporcionar a cultura de aprendizagem na organização?
Antes de estabelecer uma cultura de aprendizagem é importante estar ciente de que, por meio do exemplo, serão os líderes os principais propagadores dessas novas iniciativas. É indispensável que o estabelecimento de uma cultura de aprendizagem e de desenvolvimento contínuos sejam sua prioridade.
Do contrário, “cultura de aprendizagem” será somente um conceito dentro da organização. Depois de entender isso, existem alguns passos que devem ser seguidos para garantir que o processo seja implementado de forma eficiente.
1 – Formalize planos de treinamento e desenvolvimento
Inicialmente, para que uma cultura de aprendizagem seja internalizada pelos colaboradores e seja, de fato, enraizada na organização, ela precisa tornar-se uma formalidade. Processos de aprendizado não formalizados tendem a não se perpetuar e até correm o risco de não serem levados a sério.
2 – Reconheça o aprendizado
À medida que os colaboradores vão conhecendo o plano de aprendizagem, eles passam a se comprometer com ele e a buscar os seus melhores resultados. Para que eles não sejam desestimulados, reconheça os bons desempenhos.
Novas competências e habilidades devem ser notadas e elogiadas constantemente. Afinal, isso servirá como um encorajamento para que os colaboradores não deixem de aprender.
3 – Busque o feedback
Dê condições para que os colaboradores gerem feedbacks sobre aquilo que estão fazendo, principalmente quando se trata de aprendizagem.
Para isso, organize e aplique pesquisas, avalie os benefícios gerados para o colaborador, converse com pessoas que estão em processo de aprendizagem. Isso ajudará a certificar-se de que o investimento foi positivo.
4 – Promova melhorias
Promover melhorias a partir dos próprios colaboradores é a melhor forma de deixá-los aplicar o que foi aprendido e de gerar valor para outros colaboradores. Muitas pessoas que exercem uma determinada função dentro da equipe podem estar preparadas para desempenhar papéis maiores.
Por isso, crie um trabalho interno específico, relacionado à liderança, por exemplo, e incentive a participação dos colaboradores. Dê oportunidade para reconhecer habilidades de colaboradores que já estão dentro da própria organização e aposte no desenvolvimento intensivo dos seus talentos.
5 – Aposte na tecnologia
Esse é um passo que pode ser implementado aos poucos. No entanto, é importante que ele aconteça. A rapidez com que surgem novas demandas e atualizações exige que todos estejam em ritmo acelerado. Não é diferente com a aprendizagem.
Por isso, é importante investir em tecnologia de qualidade como meio para produzir novos conteúdos e proporcionar um aprendizado mais dinâmico e intuitivo.
A principal diferença entre a conhecida cultura de treinamento para a cultura de aprendizagem é que a segunda é muito mais aberta, questionável e baseada na confiança.
Com isso, a sua construção é conjunta, gerando valor para as pessoas que compõem a organização. O resultado disso é uma empresa mais concisa, alinhada e colaborativa.
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