As organizações estão cada vez mais conscientes que sem pessoas capacitadas não se tem inovação e nem bons resultados nos projetos executados. Nesse contexto, a Aprendizagem Social vem como uma proposta de ensinar as competências aos colaboradores de forma orgânica e comunitária.
Neste artigo, irei te ensinar 3 dicas para aplicar a aprendizagem social no seu processo de educação corporativa.
1 – Entenda a aprendizagem social
O primeiro passo é entender a essência da aprendizagem social. Como vimos no post sobre aprendizagem social, esse tipo de aprendizagem tem como ponto central a pessoa.
Pessoas naturalmente buscam se conectar, a fim de compartilhar suas informações e trocar experiências. Esse tipo de interação é muito benéfico para o aprendizado dentro da organização e pode ser realizado no próprio ambiente de trabalho ou virtualmente através da internet, não sendo necessário utilizar a sala de aula como único local.
Pela Teoria da Aprendizagem Social (Social Learning), essas interações podem ser tanto virtuais por meio da Internet (viabilizada pelas aplicações da Web 2.0), quanto presencialmente por meio de reuniões, discussões em grupo e conversas de café.
Dentre seus benefícios estão a promoção da gestão de conhecimento na organização, a complementação de treinamentos formais e o incentivo a mudanças através de discussões na equipe.
Por isso a sua empresa precisa entender como a aprendizagem social funciona, para que, de forma estratégica, proporcione espaços para ela acontecer.
2 – Utilize a aprendizagem social via web 2.0
Com o surgimento da Web 2.0, veio as aplicações de rede social e de interação virtual. Esses tipos de aplicação abriram as portas para o diálogo entre seus usuários, que levam suas experiências e conhecimentos nas discussões.
Isso faz com que o ambiente de trabalho se torne cada vez mais interconectado e cheio de informação. O grande desafio é fazer com que esse grande volume de dados, que é disponível para todos, faça sentido e seja relevante para o contexto das pessoas.
As tecnologias mais efetivas são aquelas que se encaixam com a forma de pensar e agir da corporação e das pessoas que trabalham nela. Geralmente, os colaboradores aprendem quando sentem necessidade, dessa forma, as ferramentas da Web 2.0 podem trazer uma boa forma de agregar as informações que precisam ser aprendidas.
Há uma tendência das empresas a utilizar redes sociais internas e aplicações Web de conversa e armazenamento de conteúdo em nuvem para melhorar a troca de conhecimento. É muito importante também que todos os usuários dessas ferramentas sejam ativos o suficiente para compartilhar o conhecimento e fomentar discussões.
Veja alguns exemplos de aplicações que você pode utilizar na empresa categorizadas abaixo:
1 – Rede social corporativa
As redes sociais possuem funcionalidades que permitem a criação de um perfil para cada usuário e a construção de relacionamentos a partir deles. É possível compartilhar ideias, se comunicar, formar grupos de discussões e fazer votações, por exemplo.
Há diversas soluções abertas como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter; mas algumas organizações vêm adotando redes sociais corporativas privadas, como é o caso do Saba.
A plataforma da Saba permite criar uma estrutura de Rede Social para a empresa e possibilita uma maior interação entre os colaboradores com as mesmas características vistas acima.
Além de rede social, ela também é um LMS (Learning Management Systems – Sistema de Gestão da Aprendizagem) e fornece uma estrutura completa para fornecimento de aprendizagem formal, em forma de cursos e trilhas de aprendizagem.
Um dos grandes benefícios de aplicações como a da Saba é o compartilhamento de conteúdos formais em um meio informal, gerando uma construção de uma comunidade criadora de conteúdo.
Nesse âmbito, há a presença de alguns papéis responsáveis por fazer a manutenção desse sistema:
- Consumidor: responsável por procurar e utilizar o conteúdo e as informações disponíveis.
- Criador: geram, aperfeiçoam, compartilham e discutem os conteúdos e informações existentes.
- Transmissor: auxiliam a compartilhar os conteúdos e informações com os outros.
- Curador: fazem a gestão das comunidades de aprendizagem.
2 – Ferramentas de comunicação interativa
Comunicação é algo indispensável quando se trabalha em equipe. Sendo assim, essas ferramentas conectam os membros para estabelecer uma interação imediata e em tempo real.
Existem diversas aplicações desse tipo como o Skype e o Google Hangout. Uma muito interessante é o Saba Meeting: ele é um software capaz de realizar reuniões virtuais e transmissões de vídeo-aulas ao vivo.
Com uma interface amigável, apresenta diversos recursos: como chat, ambiente de votação, transmissões de áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e vídeos e uma lista de reações que trazem elementos da linguagem corporal e da interação humana para a transmissão virtual (como aplausos e o ato de levantar a mão).
Com esse tipo de software as reuniões e aulas ficam mais dinâmicas e atrativas.
3 – Blogs e microblogs
Os Blogs são sites de pessoas que buscam dar opiniões, informar ou fazer comentários sobre temas de seu interesse. Muitos de seus usuários usam esse meio de comunicação para procurar inspiração e ter contato com a opinião daquele autor sobre alguma área.
Paralelamente aos blogs, têm-se as ferramentas de Microblog. A mais conhecida é, sem dúvida, o Twitter. Por conta de sua limitação de tamanho de mensagem, esse meio é ideal para que os usuários enviem, recebam e compartilhem mensagens curtas, diretas e objetivas para as pessoas que seguem ou são seguidas.
É uma ótima maneira de receber notícias e ficar sabendo dos assuntos discutidos de uma forma ágil.
3 – Proporcione a aprendizagem social no ambiente físico
São raros os trabalhos realizados em uma organização por apenas uma só pessoa. A abordagem tradicional de muitas empresas em adotar a padronização de processos e tarefas com o objetivo de reduzir custos, faz cada vez menos sentido.
Na contemporaneidade, viu-se que muitas vezes é melhor aproveitar o desejo natural que as pessoas têm em compartilhar e aprender. Com isso, os colaboradores da Era do Conhecimento sentem a necessidade em se conectar entre si para resolver os problemas.
O ponto central desse compartilhamento de conhecimentos e valores organizacionais é, então, a conversa.
Para fazer o estímulo da cultura da aprendizagem, além das ferramentas virtuais vistas acimas, pode-se promover as seguintes práticas:
- Desafiar os colaboradores a terem um papel cada vez mais ativo em seu desenvolvimento.
- Incentivar os colaboradores a procurar por objetivos que alinhem seus interesses pessoais e o que é relevante para a empresa.
- Propiciar uma cultura de aprendizagem, reduzindo a competição dentro da equipe.
- Fornecer mentorias (Coaching) entre os pares.
Feedbacks e avaliações são fundamentais para guiar o empregado sobre os conhecimentos que são necessários aprender.
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