Guru do Desempenho
avaliação de desempenho

Como escolher o seu sistema de avaliação de desempenho?

Se você está no blog do Guru do Desempenho, então deve estar buscando a resposta da pergunta de 10 entre 10 gestores: “Como melhorar o desempenho da minha equipe?”. Avaliação de desempenho pode ser a chave para resolver seus questionamentos.

Uma das respostas mais aceitas entre os líderes é o desenvolvimento dos funcionários. Mas esse não é um investimento simples de implementar e mostrar resultados. Dessa dificuldade, foram criados os processos de avaliação de desempenho.

Os resultados das avaliações permitem gerenciar a performance e acompanhar o desenvolvimento e o ROI da gestão de pessoas.

Cada vez mais, pequenas e médias empresas no Brasil estão implementando processos de avaliação de desempenho. Como o custo dos sistemas ainda é um impeditivo, grande parte dessas PMEs utilizam planilhas e e-mails para distribuir os formulários. E só quem já fez sabe a dificuldade e chance de erros que esse processo manual traz …

Escolhendo o seu sistema de avaliação de desempenho

Mas não se preocupe. Novos tempos estão aí. As Tecnologias em Nuvem abriram possibilidades em todas as áreas, inclusive no RH. Caso seu desafio for implementar um sistema de avaliação de desempenho online, vamos te passar umas dicas de como definir os requisitos da sua organização.

1. Quais cargos e competências precisam ser avaliados?

Caso o mapeamento de competências seja muito complexo, é importante avaliar a dificuldade de cadastrar essas informações e verificar o custo e prazo de implementação do fornecedor.

2. Quantas vezes por ano gostaria de realizar os ciclos de avaliação?

Essa resposta ajuda a definir o melhor licenciamento do seu sistema. Caso não precise realizar avaliações mensais ou bimestrais, pode ser mais vantajoso sistemas pagos por ciclo de avaliação.

3. Preciso incluir metas pessoais no resultado?

Caso tenha o processo já implementado de metas, você deve verificar se a ferramenta pode ajudar.  Se quiser iniciar a avaliação de metas pessoais, trabalhe de forma mais simples no começo com a inserção de metas finais já consolidadas.

4. Quais relatórios são mais utilizados?

Os relatórios em radar (teia) são ótimos para analisar GAPs de competências. Outro relatório poderoso é o 9-box para apoiar tomada de decisões.

5. Como vou obter os dados dos colaboradores?

Logo no início da implementação, os sistemas precisam cadastrar as equipes. Alguns sistemas exigem somente uma planilha com o nome, e-mail e gestor do colaborador.

6. O que devo fazer com os gestores?

Os gestores são a chave para o processo. Eles devem entender as competências e participar ativamente da definição do PDI.

7. Comunicação é um item crítico.

Verifique a possibilidade de configurar as mensagens que serão enviadas para manter a cultura da empresa. Automatizar o envio das mensagens gera um super engajamento.

8. Depois da avaliação de desempenho, como acompanhar a evolução?

Utilize os resultados das avaliações para montar os PDI (Planos de Desenvolvimento Individual). Você também deve realizar reuniões de feedback para acompanhar o andamento do PDI.

9. Contrate por ciclo.

Não gaste com mensalidades. Procure sistemas com cobrança por ciclo de avaliação.

Com essas dicas, você consegue com segurança escolher o sistema de avaliação de desempenho online que atende melhor os requisitos do seu processo.

Como sempre gostamos de aconselhar, use os resultados para planejar o desenvolvimento do seu time. A melhor forma de manter a equipe engajada é apoiar o crescimento profissional de todos.

Quer conhecer mais sobre avaliação de desempenho? Assine nossa newsletter e receba nossos melhores artigos diretamente em seu e-mail!

Felipe Batalha

Felipe Batalha

Pai do Martin, engenheiro e empreendedor. Descobriu que a gestão de pessoas pode ser a principal competência para crescimento de um profissional. Sempre em busca de novas experiências em viagens e na culinária.

Felipe Batalha

Felipe Batalha

Pai do Martin, engenheiro e empreendedor. Descobriu que a gestão de pessoas pode ser a principal competência para crescimento de um profissional. Sempre em busca de novas experiências em viagens e na culinária.

Siga-nos nas redes sociais

Assine nossa newsletter!