Com o avanço da internet, os treinamentos presenciais ganharam uma nova alternativa: o e-learning ou EAD.

Essas duas modalidades de ensino (presencial e EAD) possuem metodologias diferentes, mas com o mesmo objetivo: promover e aumentar o conhecimento dos colaboradores, clientes e parceiros de uma organização.

Os benefícios de investir na educação corporativa são inúmeros. Porém, para extrair o máximo deles, é preciso antes entender qual modalidade de ensino se encaixa melhor para cada curso e perfil profissional.

Veja em nosso artigo de hoje um comparativo entre treinamento presencial x e-learning e quais são as metodologias de ensino específicas de cada um deles!

1 – Perfil do aluno

A escolha da melhor metodologia vai depender primeiramente do perfil do aluno. A aprendizagem online exige características especificas do aluno que devem ser levadas em conta.

Hoje em dia sabemos que alunos que se adaptam melhor ao e-learning são pessoas que procuram mais autonomia e a autoaprendizagem. Profissionalmente, são mais versáteis e estão sempre ligados a novas tendências para aprimorar seu aprendizado em prol do seu trabalho.

Pessoas mais tímidas e com dificuldade de comunicação também tendem a se engajar e colaborar mais nos cursos online. Já o treinamento presencial atenderá melhor aquele aluno que possui mais dificuldades de trabalhar com computadores, preferindo um contato mais pessoal com o professor e com os colegas de classe.

Além disso, deve-se considerar se o público do treinamento tem os recursos tecnológicos necessários (ou não) para participar de um curso EAD.

Atualmente com as diversas formas de conteúdo, as barreiras relacionadas com dificuldade de leitura ou visão já podem ser evitadas. Tanto com a utilização de vídeos quanto com a escolha de plataformas que são certificadas em sistemas leitura de tela, pode-se melhorar muito a transmissão de conteúdo.

2 – Dinâmica do curso

A dinâmica do curso também influenciará sua escolha. O treinamento presencial tem a vantagem de facilitar trabalhos práticos. Ele será indicado para aqueles cursos que necessitem atividades com máquinas ou em campo, para treinar o aluno efetivamente na execução das tarefas.

Já o e-learning, por meio das plataformas LMS, pode ser mais eficiente em cursos com foco maior na teoria. Pois favorece a aprendizagem no tempo de cada aluno.

Outra de suas grandes vantagens, está na facilidade de aplicação e correções automáticas de avaliações.

3. Prazo para o treinamento

Devido as diversas questões de logística de um treinamento presencial, como sala de aula, instrutores e transporte, por exemplo. O tempo necessário para aplicar um treinamento em sala de aula costuma ser maior que a realização de um curso online, onde todos alunos podem realizar simultaneamente.

Na prática isso significa que o e-learning será indicado naqueles casos em que a necessidade do aluno aprender o conteúdo é urgente e quando for necessário treinar muitas pessoas ao mesmo tempo.

Isso pode ocorrer com frequência em organizações que possuem uma mudança constate nas equipes, produtos e ofertas. Ambientes como Centrais de Atendimento, ou Call Centers, se encaixam perfeitamente nesse cenário.

E-learning x presencial – Considerações finais

É evidente a quantidade de inovações que o e-learning trouxe para o mercado. Quando comparamos o treinamento presencial e o e-learning, percebemos que ambos possuem vantagens e desvantagens.

Enquanto um permite mais proximidade entre instrutor e aluno. O outro remove as barreiras impostas pela distância, dando mais autonomia ao aluno, que poderá escolher quando fazer suas aulas.

Por isso, o importante é entender qual o objetivo do curso e o perfil das pessoas para quem ele será ministrado, antes de escolher a metodologia que melhor se encaixa nessa situação.

E, você, qual metodologia de ensino prefere? Comente abaixo e nos conte um pouco mais das suas experiências!