Nada mais eficiente para impulsionar os resultados de uma empresa do que um time bem preparado e motivado. É por essa razão que tanto tem se falado hoje em dia sobre a educação corporativa, que é um conjunto de práticas focadas na gestão do conhecimento dos colaboradores.
A educação corporativa vai muito além de práticas isoladas. Essa estratégia tem a ver com a adoção de uma cultura de aprendizagem, onde todos os integrantes da empresa entendem a importância da atualização, do preparo, do compartilhamento e da busca por novas informações.
Continue lendo e conheça 5 estratégias eficazes e inovadoras para adotar na educação corporativa na sua empresa
1 – Modelo 70-20-10
Está é uma abordagem de aprendizado focada nas organizações, desenvolvida por pesquisadores do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte, Estados Unidos. A parte mais interessante deste método está, justamente, na quebra de um paradigma já consolidado, de que o maior aprendizado dos colaboradores vem de cursos formais.
O método 70-20-10 defende justamente o contrário. Segundo esta proposta, 70% do aprendizado de um colaborador ocorre na “vida real”, ou seja, das experiências e práticas no local de trabalho. Depois, 20% ocorre através da interação com outras pessoas no ambiente de trabalho ― trocas de ideias, mentoring e coaching.
Por último, somente os 10% finais vêm do processo de aprendizado formal e estruturado em cursos, palestras e workshops.
É uma nova visão bem próxima da realidade. Já parou para pensar onde você adquiriu o conhecimento que você usa no dia-a-dia do trabalho? E o que sua organização faz para apoiar onde realmente acontece o aprendizado? A maior parte das organizações investe todo o orçamento e o esforço onde acontece 10% da aprendizagem. Concorda?
2 – Gamificação
A Gamificação (gamification) é uma estratégia que traz para o ambiente corporativo o espírito lúdico e as interfaces amigáveis tradicionais do universo dos games. Essa tática é bem eficiente no processo de aprendizado e treinamento, uma vez que traz um maior engajamento do colaborador e foge de plataformas mais tradicionais e frias.
Através da gamificação, é possível instalar um processo constante de educação, permitindo que os colaboradores alcancem diferentes níveis de conhecimento, acompanhem o progresso em barras e escalas e sejam reconhecidos pelos avanços.
Imagem: Eluxcity – Electrolux
Um conhecido case de gamificação no Brasil é a plataforma de treinamentos da Electrolux, a premiada Eluxcity.
Nela cada “cidadão” navega pela cidade para encontrar de forma interativa a base de conhecimento e acumula pontos com as suas atividades formais e informais. E a gamificação sai do mundo virtual com a possibilidade de trocar esses pontos por produtos na loja online da Eluxcity.
Uma nova tendência que vem surgindo é a gamifcação também dos processos de avaliação de desempenho.
3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento
Este é um dos modelos de avaliação de formação e aprendizagem mais consolidados e utilizados em organizações do mundo inteiro. O modelo mede, essencialmente, quatro etapas do processo: a reação dos participantes a determinada experiência, a aprendizagem ao longo do processo, o comportamento do colaborador após a experiência, na implementação do aprendizado e, por fim, os resultados alcançados.
Como podemos ver na ilustração, é um modelo que permite uma compreensão mais completa de treinamentos e outras ações de educação corporativa e que, por isso, serve como excelente ferramenta para aprimoramentos.
4 – E-Learning
Explorar os avanços da tecnologia, como as plataformas LMS e e-learning, para oferecer conhecimento e treinamento para os seus colaboradores é uma excelente estratégia.
A internet apresenta uma série de possibilidades para a transmissão de informações, como os webnars (conferências, apresentações e palestras transmitidas via internet por softwares de vídeo) e os cursos online, já bem tradicionais nas organizações.
5 – Microlearning
Trata-se de uma forma rápida e direta de transmitir o conhecimento ― pequenas pílulas de informação que podem ser consumidas pelos colaboradores no momento em que acharem mais adequado. Pode ser um link interessante, um pequeno vídeo, um texto compartilhado. É uma forma leve e bem direcionada de educação corporativa, que tem tudo para dar certo na sua organização.
Uma dica simples para criar conteúdos no forma de Pílulas de Conhecimento é utilizar a sua ferramenta de web conferência (Saba Meeting, Webex…) para gravar pequenas sessões (até 30 min) sobre o conteúdo que precisa ser transmitido.
Selecione uma pessoa que domine o assunto na sua organização, apoie a preparação da sessão (melhor ainda se sua ferramenta de web conferência tiver o recurso de apresentar um powerpoint) e grave a sessão. Sem custos adicionais, você prepara um material personalizado de forma rápida que vai ficar sempre disponível na sua plataforma.
A capacitação continuada é uma estratégia essencial no mercado cada vez mais competitivo e exigente. Cabe ao gestor encontrar as soluções mais adequadas para o seu negócio e adotar uma cultura organizacional com foco em conhecimento.
E você? Quais são as suas táticas e métodos para desenvolver e especializar o seu time? Compartilhe conosco através dos comentários. Quer avançar seus conhecimentos sobre educação corporativa? Faça download de um eBook gratuito com 6 passos para implementa-la na sua empresa e justificar os investimentos na área.