Você pode realmente usar a gamificação para aumentar a motivação e o envolvimento dos colaboradores?

À medida que as organizações se tornaram mais focadas nos objetivos de negócios, o uso da gamificação aumentou porque pode ajudar o local de trabalho a se tornar mais atraente e produtivo.

A Gamificação altera as regras de engajamento e inspira os colaboradores a mudar comportamentos como resultado. Dessa forma, contribui significativamente com a gestão do conhecimento.

“Quando você recompensa os clientes por se envolver em atividades divertidas e fáceis, eles se envolvem com mais freqüência e profundidade”, é o que diz Gabe Zichermann, autora do livro The Gamification Revolution e fundadora da Dopamine, uma agência de consultoria focada em campanhas gamificadas para colaboradores e consumidores.

Não é de se admirar que 55% dos americanos digam que estão interessados ​​em trabalhar para uma empresa que usa gamificação para aumentar a produtividade.

Gamificação representa a fusão de quatro tendências:

  • A explosão do uso de mídias sociais
  • A revolução móvel
  • O aumento dos grandes bancos de dados
  • O surgimento da computação portátil

Para entender o impacto da gamificação no engajamento e motivação dos colaboradores, precisamos entender como e por que funciona. Além disso, precisamos aprender as chaves necessárias para implementar a gamificação com sucesso em uma empresa.

Como e por que a gamificação aumenta o engajamento do empregado

Gamificação provou ser muito bem sucedido em engajar pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades ou resolver problemas. Assim, a gamificação tem sido efetiva no aumento da motivação e engajamento dos colaboradores.

Ao alavancar alguns dos recursos usados ​​em jogos reais, a gamificação pode transformar muitos outros tipos de atividades em jogos.

A psicologia por trás da gamificação é que ela usa feedback positivo regular e consistente para construir a motivação dos usuários, como, por exemplo, pontos, crachás, status, progressão e outros.

A gamificação aumenta a capacidade percebida dos usuários, transformando difíceis tarefas em desafios mais simples, quer pela prática ou quer pela redução do limite de ativação do comportamento alvejado. “As pessoas podem ser motivadas por receber um cartão de presente, mas o que realmente as leva é o reconhecimento, o status, o acesso, o poder e as coisas (o modelo SAPS)”, diz Zichermann.

Outro aspecto da gamificação é que envolve tornar o trabalho cada vez mais divertido, alavancando os conceitos de gamificação. Trata-se de descobrir maneiras de criar alinhamento com incentivos e motivação. Você aumenta o desempenho de produtividade e você pode atrair um funcionário de melhor qualidade.

As chaves para a gamificação aumentar a motivação do colaborador

Rajat Paharia, fundador da Bunchball e autor do livro Lealdade 3.0: Como revolucionar o compromisso do empregado e do cliente com grandes dados e gamificação, apresentou o que ele chama de “Os 10 Mecanismos Chave de Gamificação”:

  • Rapidez
  • Feedback
  • Transparência
  • Metas
  • Distintivos
  • Nivelamento
  • Onboarding
  • Concorrência
  • Colaboração
  • Comunidade
  • Pontos

Quando você usa jogabilidade para motivar e envolver seus colaboradores, você deve se lembrar de ter o consentimento dos mesmos. A participação deve ser voluntária para ser bem-sucedida.

A diversão obrigatória é considerada nenhuma diversão. Sem consentimento, mostram novas pesquisas, a tentativa de gamificação será contraproducente. Com consentimento, a gamificação irá envolver os colaboradores, mesmo que a tarefa central essencial não tenha mudado.

Para a gamificação aumentar a motivação do empregado com sucesso, três fatores de consentimento dos colaboradores devem estar presentes:

  • Reconhecer que o jogo está sendo jogado (ou seja, prestar atenção ao jogo)
  • Entender as regras do jogo
  • Ver o ‘jogo’ como algo justo

Algumas chaves adicionais para a motivação e o envolvimento dos empregados com a gamificação são:

  • Disponibilidade de recompensas significativas

Para que os colaboradores participem da gamificação, as recompensas oferecidas devem ser significativas.

  • Provisão de regras claras

Qualquer confusão sobre as regras do jogo fará com que os Colaboradores se desinteressem pela gamificação.

  • Compromisso total de gestão

A administração deve estar comprometida com a mudança e estar disposta a investir tempo e esforço na gamificação para que ela tenha sucesso.

Usando Gamificação para aumentar a motivação de seus empregados

De acordo com Kris Duggan, CEO da Badgeville, existem dez áreas de negócios que fazem bons pontos de partida, permitindo que as empresas se expandam para outras áreas à medida que experimentam o sucesso.

Treinamento e Aprendizagem

Gamificação funciona bem para seus colaboradores quando eles completam os tutoriais de aprendizagem. Essas experiências educacionais orientadas melhoram a retenção, o tempo gasto e os resultados. A Gamificação não é apenas útil para incorporar novos colaboradores, mas também como treinamento para colaboradores mais velhos em novos produtos e políticas.

Suporte e Serviços

Os programas de gamificação permitem que você, como empregador, recompense os melhores membros da equipe de suporte com base na velocidade, eficiência e qualidade do suporte. Se você motiva comportamentos de compartilhamento de conhecimento, por exemplo, isso ajuda os representantes a resolver de forma mais eficiente diversos tipos de tickets de clientes.

Vendas

Embora os representantes de vendas sejam naturalmente competitivos, muitas das etapas que levam a um acordo não são recompensadas. No entanto, essas etapa são estatisticamente tão importantes quanto o fechamento de um acordo.

A gamificação permite aos diretores de vendas recompensar os destaques das equipes. Ela também pode ajudar a aumentar a colaboração entre os representantes de vendas.

Colaboração

Gamificação ajuda sua empresa a motivar os colaboradores de forma instantânea a compartilhar, aprender e crescer juntos em locais geográficos distintos. Um exemplo disso é a Deloitte Consulting, que usou a gamificação para aumentar significativamente a colaboração entre consultores de gerenciamento em todo o mundo.

Marketing e advocacia social

Gamificação pode levar seus colaboradores a compartilhar informações e ser defensores da empresa em suas mídias sociais. Além disso, ela também pode ser usada para tornar os programas de automação de marketing mais eficientes.

Gerenciamento de pedidos e armazenagem

Gamificação também é usada para criar incentivos para o processamento e envio de pedidos correto em todos os canais, eliminando assim erros e garantindo a qualidade operacional.

Recursos Humanos

Gamificação fornece um sistema eficiente para conduzir e rastrear avaliações de desempenho e fornecer reconhecimento de pares para realizações profissionais, fornecendo um caminho claro para o avanço profissional.

Para o recrutamento, a gamificação pode incentivar as referências dos colaboradores e manter os recrutas no processo de emprego, desde a apresentação de sua candidatura até a entrevista final.

Desenvolvimento de Produto

Quando sua empresa se integra a gamificação em software de rastreamento de produtos, você é capaz de recompensar colaboradores por completar projetos a tempo, trabalhando juntos em equipe e lançando entregas mais rápidas e de maior qualidade.

Inovação

Você pode impulsionar a inovação dentro da sua empresa, recompensando ideias e inovações em todos os seus departamentos.

Culturas corporativas

Gamificação pode promover uma cultura de empresa positiva, recompensando seus colaboradores por colaboração entre departamentos ou programas de voluntariado em toda a empresa.

Use uma plataforma gamificada para rastrear oportunidades disponíveis, torná-las transparentes para seus colaboradores e fornecer um histórico de envolvimento dos colaboradores nos programas.

Uma das implicações mais importantes da gamificação é que ela oferece aos empregadores uma nova via para motivar ou compensar os colaboradores, sem alterar a natureza fundamental da própria tarefa. Em outras palavras, a gamificação, quando bem projetada, aumentará a produtividade e os sentimentos dos trabalhadores sobre o local de trabalho sem compensações ou recursos adicionais.

Não há dúvida de que isso funciona, disse Michael Fauscette, que liderou a empresa de pesquisa IDC Software Business Solutions Group.  Em seu estudo sobre gamificação no local de trabalho, Fauscette encontrou evidências esmagadoras de que a prática eleva o envolvimento dos colaboradores.

Ele apresentou o exemplo da Deloitte Learning Academy, que usou a gamificação para aumentar a participação em seus programas de desenvolvimento profissional. A Deloitte adicionou uma série de “missões” divertidas ao programa, nas quais os Colaboradores que participaram, ganhavam pontos e desbloqueavam realizações compartilháveis ​​enquanto estudavam.

Os empregadores estão usando gamificação, a introdução de jogos no local de trabalho, para tornar o trabalho mais agradável e “divertido”, e melhorar o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Tente usar a gamificação, seja com uma simples aplicação de tabelas de classificação e recompensas ou aplicativos de gamificação mais sofisticados como o Saba, com certeza sua empresa aumentará o engajamento e a motivação de seus colaboradores com essa estratégia!