A cultura da empresa é um dos elementos internos mais importantes, capaz de influenciar o comportamento dos colaboradores e subsidiar grandes resultados. Sem uma boa cultura, por melhor que seja a estratégia da companhia, poucos resultados serão alcançados.
No livro “o que (realmente) funciona”, escrito por William Joyce, 160 organizações foram acompanhadas por um período de 10 anos, o objetivo era identificar o que as mais bem-sucedidas tinham em comum. Dentre os aspectos analisados, destacou-se a cultura.
Não por acaso, algumas das gigantes do mercado possuem culturas muito bem instauradas, o caso da Toyota, AmBev e Disney Animation – que serão estudadas. Essa cultura é transmitida aos seus funcionários como o modo certo de pensar, agir e reagir diariamente.
Pensando em tudo isso, criamos um guia completo sobre cultura organizacional. Hoje, vamos falar sobre os principais hacks para desenvolvê-la de forma consciente na empresa, bem como dar alguns exemplos práticos. Confira!
Afinal, o que é cultura organizacional
Há diversas definições sobre o assunto, mas muitas são complexas e até conflituosas. De forma didática, é possível dizer que a cultura representa o conjunto das crenças, valores e hábitos que são compartilhados dentro de uma empresa, especialmente pelos seus funcionários.
Ela começa a ser formada nas primeiras interações interpessoais, como nas reuniões entre os fundadores da companhia, ainda que de forma inconsciente. Contudo é preciso ter um processo de conscientização da formulação da cultura, dirigindo-a de acordo com os resultados que se deseja alcançar e de acordo com o posicionamento da empresa.
Em algumas companhias, há uma cultura focada na satisfação total dos clientes. Em outras, a centralização está na alta performance, o caso da distribuidora de bebidas AmBev.
Ainda é possível considerar a cultura como o DNA da firma, ele dá uma identidade única a cada companhia, tornando-a singular em seu segmento de atuação. Por esse motivo, uma série de benefícios podem ser identificados — veja os principais no próximo tópico.
Principais vantagens da cultura da empresa
Existem muitos benefícios ao desenvolver o DNA do empreendimento, como a melhoria da experiência dos funcionários e o aumento da performance no mercado. Como já dito, é por isso que algumas das maiores companhias inventem veemente no assunto. Veja:
1. Melhoria na experiência dos funcionários
Segundo relatório da Delloite, 80% das empresas consideram a experiência dos colaboradores importante, mas apenas 22% afirmam que foram excelentes na construção de uma experiência diferente. Nesse processo, ainda segundo o relatório, a cultura tem um importante papel.
O motivo é que companhias com culturas sólidas conseguem fazer uma gestão de pessoas mais eficaz, muitas vezes com feedbacks contínuos e liderança baseada no exemplo. Elas também direcionam os funcionários a resultados específicos, comunicando o que desejam.
2. Aumento da produtividade diária
Apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, isso é o que diz uma pesquisa publicada pela Exame.Todo o restante é perdido em atividades desnecessárias, como o uso excessivo dos emails ou, ainda, as redes sociais. Mas como mudar esse quadro?
Nesse caso, a cultura contribui para criar uma atmosfera de alta produtividade, onde objetiva-se alcançar resultados exponenciais com prazos curtos. Ainda há o caso em que os funcionários são estimulados a pensar como donos, para comprometerem-se pessoalmente com os resultados.
3. Otimização do foco de atuação
É muito comum que uma empresa deixe claro “onde” deseja chegar, seja por meio da sua declaração de visão, suas metas e/ou objetivos delineados e repassados internamente. O problema é que muitas não esclarecem o que é o mais importante ao longo desse caminho, deixando os próprios funcionários desorientados.
Ao arquitetar uma cultura clara, é possível mostrar aos trabalhadores o que espera-se deles. Para algumas empresas, o que mais importa é o foco na qualidade total, para outras a satisfação dos clientes finais, ou ainda a inovação — e todos os funcionários devem agir pensando nisso.
4. Diferenciação no mercado de atuação
A capacidade de se diferenciar da concorrência é um dos aspectos mais importantes para a empresa, capaz de colocá-la um passo à frente. Mas essa é uma tarefa difícil, afinal, além do mercado estar saturado de concorrentes, boas práticas são copiadas rapidamente.
A questão é que uma cultura não pode ser simplesmente “copiada”, ela deve ser construída e depende de cada colaborador. Assim, empresas que possuem boas culturas tornam-se únicas, destacando-se das outras. Um ótimo exemplo é a startup Nubank, com seu DNA customer-centric (centrada no cliente) — hoje, tem o cartão mais amado do país.
6 hacks para trabalhar conscientemente a cultura
Se você tem uma empresa, tenha certeza que já há uma cultura estabelecida — por mais vaga que ela possa parecer. Isso porque a cultura (conjunto de hábitos, crenças e valores internos) começa a ser delineada nas primeiras relações interpessoais, como nas reuniões entre os investidores, primeiros clientes atendidos ou funcionários contratados.
Assim, seu objetivo não é o de criar, mas de aprimorar conscientemente essa cultura, de acordo com os resultados que deseja alcançar. Veja, agora, dicas incríveis para isso:
1. Estabeleça a missão do empreendimento
A missão representa a razão da existência da empresa ou, ainda, o que o negócio se propõe a fazer no mercado. Com uma boa declaração de missão, é possível deixar claro (interna e externamente) o que a firma valoriza e deve ser respeitado por todos.
Se ainda não possui ou deseja reformular a missão, pense em duas principais perguntas:
- Por que sua empresa existe?
- Quais necessidades mercadológicas busca suprir?
Na Tesla Motors, o propósito é “acelerar a transição do mundo para uma energia sustentável”. Já o Google, gigante da internet, deseja “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. Crie uma declaração inspiradora e realista.
2. Estabeleça uma visão alinhada à cultura
A Amazon é uma das empresas que mais cresceram em todo o mundo, e não apenas por suas inovações, mas também por sua habilidade de atender com qualidade aos clientes. Possui uma cultura centrada neles, e sua visão é “ser a empresa mais centrada no cliente da terra”.
Construa uma visão (ou melhor, declaração de onde deseja chegar) alinhada à cultura que quer criar internamente. Desse modo, se deseja construir uma cultura de alta produtividade, crie uma visão relacionada ao Market Share. No entanto, se quer ter uma cultura focada nos clientes, estabeleça uma visão que siga essa mesma direção, assim como na Amazon.
3. Defina os valores básicos internos
Os valores representam os princípios que devem ser abraçados e seguidos dentro da empresa, ou simplesmente seus inegociáveis. Uma boa declaração contribui para direcionar a cultura e suas prioridades, criando um envolto para que as decisões diárias sejam tomadas.
A realidade é que esse é um dos principais aspectos para o aprimoramento da cultura, desde que realmente faça parte da empresa. Hoje, muitas companhias investem na definição de valores, mas não as tiram do papel. Então, há um grande problema entre o falar e fazer, que prejudica todo o negócio e não influencia positivamente sua cultura.
4. Melhore a comunicação interna
Uma boa comunicação garante que todos os profissionais e equipes estejam alinhados quanto ao que deve ser feito, assim como quanto as prioridades da empresa. Por outro lado, a falta de diálogo culmina em conflitos, erros e acidentes — que afetam a cultura e clima de trabalho.
Por esse motivo, é preciso lançar mão de ferramentas que facilitem a comunicação interna, como TVs corporativas, murais de recados, intranet e aplicativos especializados. Também é necessário que haja um planejamento do assunto, fazendo com que as informações sejam cascateadas ao longo de toda a pirâmide organizacional.
5. Invista na liderança pelo exemplo
Uma coisa é certa, grande parte das equipes são o reflexo do seu líder, repetindo os pontos fortes e fracos que nele existem. Desse modo, se o líder abraça os valores da empresa, bem como a cultura pregada, seus subordinados farão o mesmo — o contrário também é valido.
Por esse motivo, é importante investir nos líderes, garantindo que se comprometam com as prioridades diárias, comuniquem-se com seus subordinados e entreguem resultados alinhados aos valores internos. Esse assunto é tão importante que em algumas empresas, como na Unilever, o programa de formação de líderes tem duração de três anos.
6. Defina recompensas alinhadas à cultura
Para finalizar, é importante entender que a recompensa (seja ela financeira ou não) pode ser um grande incentivo aos funcionários na hora de construir a cultura. Estabeleça recompensas que indiquem o DNA que deseja construir, é muito importante que haja esse alinhamento.
Imagine que quer construir uma cultura com foco na qualidade, então estabeleça recompensas para os mais organizados ou para as equipes que possuem o menor número de retrabalho. Por outro lado, se quer construir uma cultura de criatividade, premie os profissionais que mais pensam “fora da caixa” e geram ideias para a melhoria do empreendimento.
Alguns exemplos para se inspirar
Por fim, é preciso conhecer algumas empresas que possuem culturas claras, bem como suas práticas para criar e manter essas culturas. Não tente copiar (até porque, como dito, é impossível copiar uma cultura), mas utilize os exemplos como inspiração.
1. Toyota
A Toyota é a maior fabricante de automóveis do mundo, e possui uma forte cultura centrada na qualidade. Internamente, são compartilhados ações com base na melhoria contínua e respeito as pessoas (conhecido como Toyota Way). Um exemplo é a filosofia de Kaizen, que busca por pequenas mudanças que possam beneficiar (passo a passo) todo o empreendimento.
2. Disney
A Disney é mundialmente conhecida como o “mundo encantado”. Ela possui uma forte cultura baseada na experiência e satisfação dos clientes, buscando oferecer os melhores serviços possíveis. Isso é expresso na rigorosa manutenção da parte. Todos os dias os postes da rua principal são pintados, bem como todo o parque é limpo e inspecionado. O objetivo é oferecer a melhor experiência aos seus visitantes no dia seguinte.
3. AmBev
Já a AmBev, maior distribuidora de bebidas do mundo, dá ênfase a produtividade dos seus colaboradores. Sua declaração de valores diz que todos devem pensar como donos, pois donos assumem resultados pessoalmente. Também há um forte senso de gestão com foco nas tarefas, com prazos, metas e indicadores de desempenho muito bem definidos.
Veja, agora você está por dentro do assunto! Então aproveite para melhorar intencionalmente a cultura do seu negócio. Defina o que é o mais importante para a empresa, depois crie a declaração de missão, visão e valores, facilite a comunicação e recompense no mesmo sentido.
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Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar!