O avanço tecnológico tem trazido enormes mudanças na forma como as pessoas se relacionam com o trabalho. No entanto, muitas delas têm se questionado sobre o rumo que a tecnologia vem assumindo, especialmente como a inteligência artificial vai impactar o mercado de trabalho.

A automação proporcionada pela inteligência artificial (IA) provocou alterações importantes no mundo corporativo. Como esse recurso afetará as estruturas empresariais? De que maneira a sua organização precisa se preparar?

Se você quer entender mais sobre a forma como a inteligência artificial vai impactar o mercado, continue conosco!

A tecnologia no ambiente de trabalho

A revolução tecnológica que é vivida nos dias de hoje não é algo novo. É cada vez mais comum que profissionais trabalhem juntos a sistemas informatizados que automatizam diversas atividades.

A inteligência artificial, tem sido uma vantagem importante para o desempenho de diversas organizações. Ela influencia desde a captação e tratamento de dados até o apoio à tomada de decisões.

Avanços que demoravam anos para acontecer, hoje ocorrem em questão de alguns meses.

Esse ritmo acelerado de mudanças provoca incertezas sobre o futuro das equipes de trabalho e do papel dos trabalhadores na organização.

É evidente que muitas funções poderão ser substituídas por IA e robótica, como:

O impacto aos empregos

Os empregos sofram transformações com a chegada da inteligência artificial no mercado de trabalho.

Neste aspecto, mora a maior insegurança em relação à tecnologia nas empresas: até que ponto os robôs serão benéficos e qual o risco deles tomarem o espaço de trabalhadores nas empresas?

Um estudo realizado no ano de 2013 identificou que aproximadamente 47% dos empregos disponíveis nos Estados Unidos serão substituídos pelas atividades das máquinas nos próximos anos.

Em contraponto a isso, Daniel Lacalle, um economista espanhol, afirma que se a tecnologia tivesse vindo para destruir empregos, já não haveria mais trabalho a ser realizado pelas pessoas.

Ele ainda chama a atenção para a questão histórica da revolução tecnológica que, ao longo dos últimos 30 anos, gerou mais empregos e melhores salários.

Portanto, ao mesmo tempo que algumas posições são extintas com o uso da tecnologia, outras são criadas em função dela. O grande desafio é saber se preparar e desenvolver corretamente as competências dos colaboradores.

Os principais desafios

É muito provável que os empregos de hoje sejam em grande parte automatizados. Por isso, é necessário elevar o nível de conhecimento e domínio das habilidades existentes nos profissionais atuais.

Nesse sentido, os principais desafios serão relacionados à educação e capacitação dos futuros profissionais, para que tanto os robôs quanto as pessoas possam coexistir em uma relação de cooperação.

Para isso, hoje vemos e-learnings e plataformas LMS cada vez mais bem desenvolvidas e utilizadas pelas grandes empresas.

O profissional do futuro

Nesse novo mercado de trabalho impactado pela inteligência artificial e robótica, o profissional precisará se preparar para duas coisas essenciais:

1. Atuar com robôs

Os profissionais do futuro não precisarão saber programar os novos computadores e robôs, mas aprender a trabalhar com eles.

As máquinas de IA dominarão quaisquer processos passíveis de serem interpretados e solucionados por algoritmos.  Além disso, os executarão muito melhor do que os humanos.

No entanto, existem outros fatores envolvidos. A inteligência artificial é uma maneira de deixar que os processos sejam automatizados e ocorram independentemente dos esforços dos trabalhadores.

Dessa forma, os trabalhadores disponibilizarão de mais tempo para as atividades essencialmente humanas. E isso nos leva ao próximo item.

2. Seres humanos

Os robôs, embora muito “inteligentes” — devido ao uso de soluções geradas por algoritmos —, não podem fazer trabalhos essencialmente humanos, gerar empatia e pensar estrategicamente.

A única coisa que podem fazer é automatizar um trabalho manual para que as pessoas possam se dedicar a dar o melhor de si em suas áreas de atuação.

Agora, imagine rapidamente se na sua empresa, os colaboradores pudessem fazer o melhor no seu trabalho sem precisar dedicar horas à pesquisa de dados, cadastramentos e a todas as tarefas repetitivas?

Onde chegaria a performance do negócio? Isso é o futuro da IA!

Gostou de saber como a inteligência artificial vai impactar o mercado de trabalho? Então compartilhe nas redes sociais e descubra como seus contatos percebem o assunto!