Além de saber o que é uma avaliação de desempenho, é essencial entender os objetivos da avaliação de desempenho e como ela contribui como instrumento de avaliação eficiente do seu negócio.

Sabe-se que as principais tarefas de uma boa administração são orientar as atividades de trabalho e garantir que aquilo que foi planejado seja, de fato, concluído. Para isso, existem diversos sistemas de controle e monitoramento, os quais buscam identificar os equívocos e morosidade nos processos, a fim de propiciar um melhoramento contínuo do que está sendo realizado.

Vale ressaltar que o principal objetivo da avaliação de desempenho é verificar a performance do colaborador em suas atividades, mirando em um único rumo: contextualizar seus afazeres com os objetivos da organização.

Não se deve encerrar essas avaliações nelas mesmas, ou seja, o processo de avaliação do trabalhador deve ser uma forma de redimensionar e instruir uma melhora no comportamento do indivíduo como um ator dentro da organização. Esse processo de desenvolvimento, muitas vezes, conta com a inclusão de estímulos como recompensas e planos de sucessão.

Quais são os objetivos da Avaliação de Desempenho?

  • Oferecer aos funcionários a oportunidade de realizar uma discussão frequente com seu gerente sobre seus comportamentos, seu desempenho e suas competências no período;
  • Fornecer ao gerente uma forma de visualizar os pontos fortes e fracos de cada colaborador;
  • Mostrar de forma objetiva quais são os pontos que o colaborador precisa melhorar e isso auxilia o gestor a implementar um programa de treinamento personalizado e de mudança de hábitos;
  • Trazer um histórico de desempenho do empregado para que seja usado como base para bonificações e reajustes de salário e para embasar possíveis desligamentos e mudanças de função;
  • Melhorar a interação do gerente com sua equipe e motivar os colaboradores;
  • Trazer um maior engajamento com as atividades que estão sendo executadas, mostrando o quanto elas se encaixam nos objetivos da empresa;
  • Ajustar o perfil do empregado ao seu local de trabalho para que ele tenha uma maior identificação dentro de sua função;
  • Evitar um alto índice de rotatividade de colaboradores para impedir desgastes de equipe e manter a credibilidade com os clientes.

Como a Avaliação de Desempenho pode agregar valor ao seu negócio?

Além de atuar na criação de um plano de desenvolvimento dos colaboradores, a Avaliação de Desempenho é uma excelente forma de encontrar os talentos contratados da empresa e, dentro do sistema, fazer com que eles sejam retidos e se desenvolvam cada vez mais.

Ademais, pode ser uma ótima forma de planejar a carreira e as sucessões, assim como o plano de recompensas, treinamentos e bonificações para melhorar o engajamento e a motivação das equipes.

Em alguns casos, esse sistema pode ser usado para executar desligamentos da forma mais justa possível, pois ele identifica a queda de desempenho por parte do empregado mesmo quando houve feedbacks recorrentes fornecidos.

Com toda estrutura criada, pode-se tirar diversas informações, como as citadas acima, para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa e os processos do RH para que estes agreguem um real valor a sua operação e, ainda, estejam de acordo com os objetivos da organização e com o contexto atual vivido pelos colaboradores.

O RH sempre deve ter em mente que, para que os objetivos sejam alcançados, os gerentes devem olhar o trabalho das pessoas como um todo e as metas não devem ser totalmente individualizadas e desconexas.

Todo o processo deve ser analisado.

Por exemplo, a performance de um vendedor depende de vários profissionais, desde o fabricante até a equipe de marketing e propaganda.

Além disso, deve-se pensar também em promover um desenvolvimento do coletivo para que não haja um sentimento de competição no grupo. Isso pode trazer desmotivação e frustração para alguns da equipe. O ideal, nesses casos, é fazer com que a organização esteja disposta a ouvir seus colaboradores para que eles mostrem suas dificuldades e pontos a serem mudados.

O RH não só deve ouvir os empregados, como também saber interpretar os dados que estão sendo fornecidos.

Para isso, é necessário criar uma estratégia de como a avaliação será aplicada juntamente com a diretoria e os gestores para que se crie um consenso sobre os objetivos da empresa.

Feito isso, a avaliação deve ser capaz de demonstrar o potencial do funcionário e sua autopercepção de desempenho para que seja traçado o plano de desenvolvimento adequado. Mesmo porque, a falta de confiança de um colaborador pode ser o resultado de falta de alinhamento quanto suas expectativas na organização.

Colocando a Avaliação de Desempenho em prática

Revendo alguns cases de sucesso, certos acontecimentos chamaram a atenção na hora da realização da Avaliação de Desempenho. Eles foram decisivos para que os objetivos fossem concretizados:

  • Houve um alto grau de participação dos colaboradores e dos gestores no processo;
  • Em muitos casos, houve a participação de uma empresa externa que ficou responsável pela aplicação da avaliação, o que gerou maior confiabilidade e precisão em todo o processo;
  • Fizeram com que o processo de Avaliação de Desempenho sustentasse um sistema de remuneração baseado na meritocracia;
  • Foi incluído no processo a auto-avaliação, a avaliação do superior e de três pares;
  • Usou-se massivamente o fornecimento de feedbacks aos colaboradores avaliados e a possibilidade de aprimoramento das competências profissionais que precisavam ser desenvolvidas;
  • Houve um esforço da organização em implantar a cultura da melhoria contínua à rotina dos funcionários.

O uso das tecnologias da informação para facilitar a realização da Avaliação de Desempenho

sistema de avaliação de desempenhoPode ser muito complexo e arriscado executar as avaliações de desempenho manualmente por meio de formulários, caso a empresa tenha um alto volume de funcionários.

Dessa forma, há a necessidade de usar as tecnologias da informação como ferramenta para um bom andamento das avaliações. Pode ser utilizado tanto uma planilha, quanto um formulário distribuído na Web. No entanto, um sistema automatizado que consiga coletar esses dados e organizá-los de forma eficiente para uma boa  compreensão pode ser uma opção melhor na maior parte dos casos.

Um bom exemplo desses sistemas é o Saba. Essa solução possui diversos produtos para gestão de talentos que trabalha tanto a questão da performance quanto de aprendizagem. Com ele, é possível executar ciclos de Avaliação de Desempenho que podem ser filtrados e individualizados.

Os gestores e colaboradores preenchem os formulários e esses podem ser visualizados para gerar os indicadores. A plataforma ainda conta com um plano de gestão de metas que podem ser individuais ou para a equipe.

Agora que você já sabe quais são os objetivos da avaliação de desempenho, como colocá-la em prática e como as ferramentas de TI podem contribuir para aliar o processo aos seus objetivos de negócio, que tal conhecer uma dessas soluções para transformar a performance da sua empresa?

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