Sabemos que o capital intelectual diz mais sobre a empresa do que qualquer coisa. Isso porque são as pessoas as responsáveis por garantir que as ideias ganhem forma, resultando em soluções tangíveis e inovadoras para os clientes. Por esse motivo, é importante manter uma instituição corporativa saudável evitando altos índices de turnover, ou rotatividade, já que estes refletem diretamente na produção, no ambiente empresarial como um todo e nos relacionamentos entre as pessoas.

A partir dessa perspectiva, um dos maiores diferenciais da gestão é a capacidade de formar times que estejam alinhados com seus valores e objetivos, proporcionando um ambiente acolhedor e que motive os profissionais a trabalhar de forma produtiva e engajada. Essas práticas, quando bem conduzidas, são fundamentais para evitar o índice de turnover.

Quer saber como reduzir essa taxa e garantir melhores resultados no futuro? Continue a leitura e saiba as principais causas, suas consequências, ações para diminuir a taxa de rotatividade, bem como te ajudar a calcular a taxa de turnover de sua empresa!

O que é turnover? 

Turnover é um índice que calcula a rotatividade dos colaboradores, ou seja, a quantidade de profissionais que deixam uma empresa em determinado período e precisam ser substituídos. Esse índice é considerado um dos indicadores-chave de desempenho mais importantes, não só para o RH, mas para toda a companhia, pois está diretamente ligado à saúde e o clima organizacional da empresa.

Não se trata apenas de uma métrica ou algo corriqueiro, o índice de turnover é um componente estratégico na tomada de decisão da empresa. Por isso, os profissionais de RH e gestores devem ter em mente que a rotatividades de colaboradores deve ser algo analisado com cuidado para saber o grau de responsabilidade da empresa nesse processo.

É claro que a rotatividade é algo natural em qualquer empresa, pois é comum que os colaboradores encontrem novas oportunidades, mudem seus objetivos ou queiram encontrar novos desafios.  Geralmente, episódios como esse, ocorrem esporadicamente, e não costumam afetar intensamente a saúde da organização.

Segundo pesquisa divulgada pela MindMiners, um terço dos millennials (também conhecidos com o “geração Y”, as pessoas nascidas entre meados doa anos 80 e o fim dos anos 90) mesmo estando satisfeitos com seu trabalho atual, pretendem mudar de emprego nos próximos dois anos.

Mas, por outro lado, um alto índice de turnover pode sinalizar que a gestão de pessoas precisa de novas estratégias, principalmente no caso de perda de profissionais importantes. Diversos motivos contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.

Nos últimos anos, técnicas de mensuração e controle da rotatividade se desenvolveram e criaram novas demandas para que a empresa tenha os melhores resultados em relação à essa questão.

O percentual de turnover dentro de uma organização deve ficar em torno de 5% para ser considerado normal. Acima disso, os analistas de Recursos Humanos consideram que existe algo de errado na empresa, sendo preciso analisar os motivos para a alta rotatividade. Mas como calcular o índice de rotatividade da minha empresa? Simples, existe uma fórmula para isso! Veja a seguir.

Como calcular o turnover? 

Existe uma forma precisa de se calcular o índice do turnover, sendo ele fundamental para evitar ou minimizar o problema. Basta considerar o número de colaboradores admitidos, a quantidade de funcionários demitidos e o total de profissionais que estão atualmente na empresa.

Posteriormente, será necessário somar todas as entradas e saídas e dividir por dois. Depois, divida o resultado obtido pelo número de colaboradores da agência. Por fim, é só multiplicar o valor por 100, chegando assim à taxa de turnover da empresa. A fórmula fica assim:

Turnover = {[(Funcionários contratados + funcionários demitidos) / 2] / Total de funcionários} x 100

Veja em um exemplo prático:

Se uma empresa contratou cinco novos empregados e demitiu sete, temos 5 + 7 = 12. Depois, 12 ÷ 2 = 6.

Então, dividimos pelo número total de colaboradores da instituição. Neste exemplo, 70. Desse modo, 6 ÷ 70 = 0,085.

Agora, para obter a porcentagem, o índice de turnover em si, multiplicamos por 100. 

0,085 x 100 = 8,5%.

O ideal é que o cálculo seja feito mensalmente, considerando as admissões e demissões dentro de um mesmo período, para ter uma base de sua flutuação. Trata-se de uma maneira de analisar a eficiência da organização em manter funcionários e permite que a partir desse resultado se tomem medidas para que o índice de saída seja diminuído.

Existem muitas controvérsias sobre esse tipo de cálculo, principalmente para empresas que apresentam crescimentos ou reduções de movimentações de funcionários, num determinado período, como empresas como hotéis e supermercados, por exemplo. Estes estabelecimento geralmente possuem grandes oscilações no movimento, principalmente pela sazonalidade. Ou seja, o alto índice de turnover pode não significar grandes problemas internamente, mas sim questões de logística estruturadas no plano de negócio que o empreendimento admite.

Quais os impactos do turnover na empresa?

Quando o turnover é mais elevado do que o normal, geram-se custos assombrosos à companhia, ao passo que reflete a baixa qualidade do local de trabalho e a insatisfação do time, o que prejudica a imagem da organização. Veja a seguir os impactos que o turnover gera:

Redução da produtividade

Um dos principais impactos do turnover é a redução da produtividade. Quando um colaborador se demite, é preciso contratar outra pessoa para substituí-lo, e durante o processo de recrutamento e seleção,  perde-se um bom tempo, que poderia ser aproveitado em produções para a empresa.

Sem contar o fato de que leva tempo para que o novo colaborador se capacite, aprenda e desempenhe as mesmas funções do antigo funcionário. Certamente o profissional demorará para atingir os mesmos índices de produtividade que o outro já tinha.

Clima organizacional comprometido

O clima organizacional da empresa pode ficar comprometido pois é muito comum, por exemplo, o aumento da pressão em quem fica. Quando um colega é demitido ou pede demissão por conta própria, um colaborador precisa acumular funções até que outra pessoa seja admitida. 

Certamente isso gera estresse, podendo causar até mesmo doenças psicológicas, como a ansiedade e a síndrome do pânico, em casos extremos.

Sem contar o fato de que perder um colaborador chave pode desestruturar um setor inteiro da agência, que levará tempo para ser reerguido. Isso porque por mais preparado e experiente que seja um substituto, cada empresa tem os seus processos únicos e leva tempo para uma pessoa se adaptar.

Aumento das despesas com admissão e demissão

O aumento do custo relacionado a admissão e demissão dos funcionários é inegável quando se tem um alto índice de turnover. Até mesmo o ato de abrir uma seletiva, entrevistar e contratar gera custos para a empresa, assim como o processo de demissão, que traz diversos encargos burocráticos.

O pagamento da multa sobre o FGTS, quando não for por justa causa — e ainda o aviso prévio — encarece a folha de pagamento, gerando um custo que não estava previsto. Sem contar a necessidade do deslocamento de um representante legal da empresa ao sindicato da classe.

Há ainda o treinamento para os novos funcionários, para que eles desempenhem suas funções, que também tem um custo elevado. Isso porque requer o envolvimento (tempo + energia) de outra pessoa, que pode ser um gestor, um par ou a equipe de RH, para treinar o novo funcionário.

Impacto na imagem da empresa

O alto turnover certamente passará a imagem de que a empresa não consegue estabelecer relações de longo prazo. Isso pode transmitir a ideia de que não há organização na empresa, e que ela não valoriza seus colaboradores.

Isso é extremamente prejudicial ao employer branding da empresa, que atua como uma estratégia que visa a construção e a manutenção da imagem positiva também para os clientes da marca. De fato, esses dois fatores são quase inseparáveis, pois se uma empresa é bem vista pelos funcionários é muito provável que ela também seja admirada pelos consumidores.

Como reduzir o turnover?

Está claro que o turnover representa resultados negativos às organizações, que vão precisar lidar com as despesas advindas, perda de produtividade e outros malefícios.

Mas existem maneiras de rever a situação da empresa, tentar identificar onde estão as falhas e até mesmo renovar a equipe de trabalho – preparando a empresa, para que ela não passe novamente pelos mesmos erros, são algumas alternativas.

Recomenda-se também optar por pesquisas de clima para fazer uma análise do ambiente, pois com elas torna-se possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento dentro da empresa interferindo em seu desempenho. Realizar uma pesquisa de satisfação interna pode ser uma boa alternativa. Faça isso via e-mail, disponibilizando um formulário, de modo que as respostas possam ser anônimas, assim os colaboradores se sentem mais à vontade para serem sinceros.

Para análises mais completas, a avaliação de desempenho pode ser um recurso fundamental. Essa ferramenta, quando utilizada com certa periodicidade, proporciona aos gestores uma visão abrangente do desenvolvimento das equipes e dos colaboradores, além de facilitar tomadas de decisão para engajamento e retenção de talentos.

A partir dos insights da avaliação de desempenho, torna-se possível, ainda, traçar planos de desenvolvimento individuais (PDIs), que fazem com que o colaborador desenvolva maneiras de melhorar em pontos identificados na avaliação de desempenho, aumentando o seu engajamento com a organização.

Com os resultados das análises em mãos, utilize-os para repensar as políticas de gestão, como remuneração, treinamento, bonificação etc., para então melhorar o clima interno e desempenho do time. Veja o que pode ser aplicado para dar bons resultados conforme a realidade do seu negócio, e coloque ações em prática. Assim, certamente, as decisão de otimização de desempenho e clima serão corretamente tomadas, e o índice de rotatividade diminuirá progressivamente.