Em qualquer organização a rotatividade de funcionários é inevitável. No entanto, isso pode se tornar muito caro para o seu negócio se você não possuir um bom programa de integração para mitigar esse problema.

A rotatividade de colaboradores pode se tornar uma despesa enorme quando pensamos em executar um processo de divulgação da vaga, entrevista com candidatos e treinamento dos novos contratados.

Uma pesquisa americana mostra que 45% das empresas preveem que os custos de rotatividade para substituir e treinar um funcionário novo são em média de U$ 25.000 – uma quantidade significativa para qualquer negócio.

Considerando o custo dessa operação de desligamento e contratação de um novo colaborador, esse processo se torna bastante crítico para a gestão da empresa. Principalmente sabendo que a permanência de novos colaboradores após doze meses é muito baixa.

Esta é uma das razões por que é tão importante para as empresas desenvolverem um bom programa de integração.

Com uma integração eficaz, você poderá reduzir as taxas de rotatividade, aumentando o envolvimento dos colaboradores e permitindo que essas novas contratações alcancem sua plena produtividade mais rapidamente.

A importância de um bom programa de integração

São nos primeiros dias em um novo trabalho que formamos nossa primeira impressão sobre como a empresa nos acolhe e se gostamos, ou não, do nosso local de trabalho.

A maneira que uma organização recebe novos colaboradores em uma equipe diz muito sobre a empresa como um todo. É um momento crítico para o empregado e empregador. Criar uma boa impressão com o intuito de se tornar uma grande parceria é muito importante.

O objetivo do programa de integração é ajudar o novo membro da equipe se tornar acolhido ao seu novo ambiente de trabalho, fornecendo-lhe todas as informações e recursos que ele precisa para realizar seu trabalho.

É importante ver a integração em uma escala maior do que apenas uma orientação do departamento pessoal, quando ocorre muitas vezes de se tornar apenas algumas horas sentado com o RH, assinando alguns papéis e lendo sobre as políticas da empresa.

A integração é melhor vista como um processo de longo prazo, abrangendo tanto a orientação quanto a formação contínua do colaborador.

Fazendo novos contratados atingirem seu potencial rapidamente

Pode levar um longo tempo para um novo colaborador obter a sua produtividade completa em uma nova empresa, considerando que 30% das empresas necessitam de um ano ou mais para obter de um funcionário seu pleno potencial.

No entanto, um programa de integração eficaz pode tornar esse processo mais rápido, fornecendo conteúdo com ferramentas adequadas para que eles se tornem bem-sucedidos no que precisam realizar.

Não fornecer conteúdo e ferramentas adequadas a um novo membro da equipe pode ser incrivelmente frustrante para ele e pode até reverter em uma saída precoce da organização.

Com uma integração bem-sucedida você reduz o risco de que isso aconteça, bem como quaisquer custos potenciais associados com possíveis erros dos novos colaboradores devido à falta de formação e informação.

Mostrar compromisso com o desenvolvimento profissional

Um dos pontos que os colaboradores mais valorizam de seus empregadores é a oportunidade de melhorar as suas carreiras.

Com um programa de integração eficaz é uma ótima oportunidade para o empregador mostrar o quanto ele se envolve com as suas equipes e quanta energia eles investem no desenvolvimento profissional de cada um.

Mostrando assim um compromisso com a formação e desenvolvimento de seus colaboradores, promovendo uma boa cultura de trabalho, satisfação do empregado e redução da taxa de rotatividade.

Treinamentos on-line para um programa de integração eficaz

Existem muitos recursos valiosos disponíveis para ajudá-lo a melhorar o seu programa de integração para novos Colaboradores.

Um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) pode ser usado de forma muito eficaz como parte de seu programa de integração, as novas contratações são capazes de acessar o conteúdo a partir do conforto de sua própria mesa e trabalhar com ele em seu próprio ritmo.

Disponibilizar o conteúdo on-line pode ser uma experiência muito mais interativa, personalizável e atraente para seus Colaboradores, reduzindo a rotatividade de pessoal e economizando tempo e dinheiro. Você não precisa necessariamente revisar todo o seu processo de integração para começar.

Comece devagar oferecendo um ou dois cursos com conteúdo On-line contendo correlação com seu processo de integração atual e observe a aderência e retorno positivo desse processo.

Uma vez que você realizou a mudança, provavelmente você não voltará atrás. Ter um tempo mais rápido de produtividade e colaboradores mais engajados será todo o incentivo que você precisa para continuar construindo e expandindo seus programas de aprendizagem para o futuro!

Esperamos que este artigo faça você pensar mais sobre a importância de um ótimo programa de integração aos novos colaboradores e os benefícios que pode trazer para a sua empresa. Precisando de ajuda, fale com a Impulse!