Com a revolução tecnológica que aconteceu no mundo devido a chegada da Internet, todas as empresas se viram obrigadas a mudar suas estratégias, ou então perderiam tudo que tinham conquistado para a concorrência. Nesse cenário de mudanças empresariais, surge o RH digital, que transformou a maneira como o departamento de pessoas atua nas empresas.

De acordo com o estudo da Deloitte, 56% das organizações pesquisadas estão fazendo um novo desenho dos seus programas de Recursos Humanos, a fim de alavancar ferramentas móveis e digitais. No artigo de hoje trouxemos uma discussão sobre o impacto que o mundo digital tem tido nesse setor e como ele tem se adaptado às mudanças. Confira!

Mas o que é RH digital?

Gerir pessoas é um desafio. Mas com o avanço da tecnologia, esse desafio foi simplificado, e isso se deve ao RH digital, uma evolução que deixou no passado processos tradicionais do departamento de recursos humanos.

Ao remodelar esses processos, surgiram novas ferramentas de trabalho, que puderam aproveitar ao máximo o tempo da equipe, tornando as tarefas muito mais ágeis. Essa adaptação do RH fez com que o departamento deixasse de ser apenas operacional e se tornasse estratégico e inovador, ao utilizar os meios tecnológicos como apoio.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 72% das empresas acreditam que essa transformação digital seja imprescindível para as organizações. E de fato é.
Novos desafios, responsabilidades e aprendizados apareceram para mudar e facilitar a realidade dos colaboradores e gestores de RH.

Também conhecido como RH 3.0, seu principal objetivo é minimizar, e até mesmo solucionar, as burocracias que estão presentes no dia a dia. Portanto, a proposta que o RH digital entrega é a de modernizar os processos administrativos que acontecem no setor.

Vantagens do RH digital

Diminuição de custos

Com a inserção da tecnologia no setor dos recursos humanos, uma alteração muito importante e benéfica acontece na empresa: a redução de papel e a união de todas as informações em um único lugar. Com isso, além da organização das informações e segurança em armazenamento dos dados, a redução do papel também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e para a diminuição dos custos da empresa.

Além disso, é possível aproveitar o tempo da equipe de colaboradores para o que realmente necessita de atenção. Um profissional voltado para a atualização de planilhas ou papéis custa muito para a empresa, já que seu tempo é gasto com coisas mecânicas e não estratégicas. A otimização dessas atividades pode ser um fator chave para melhorar o ROI – Retorno sobre Investimento da empresa, e da área de recursos humanos.

Engajamento dos colaboradores

O engajamento dos colaboradores advém da assertividade dos planos de ação do RH e da atenção e monitoramento de desempenho dos colaboradores. E, para conseguir essa assertividade e monitoramento, o RH precisa utilizar softwares modernos, caso contrário, o trabalho fica muito oneroso.

Com um software como a ImpulseUP, por exemplo, o RH tem benefícios como poder acessar dados de qualquer lugar e horário, e monitorar, mesmo que a distância, o progresso dos colaboradores. Funcionalidades como: avaliação de desempenhoPDI – Plano de Desenvolvimento Individual e Nine Box pode ajudar muito.

Quando o RH tem esses recursos, ele acaba se tornando mais próximo dos colaboradores e consegue acessá-los com menor gasto de energia, aumentando o engajamento e reduzindo custos.

Organização, segurança e facilidade de acesso a dados

Trabalhar em uma empresa cujo a organização faz parte da cultura organizacional mostra o quão empenhada em facilitar a vida das pessoas a empresa está, inclusive internamente. Por isso, ao inserir o RH digital, os processos se tornam mais fáceis de executar, o que deixa a parte burocrática mais organizada e rápida.

Gestão de benefícios, controle de férias, emissão de holerites, folhas de pagamento e ponto digital são alguns exemplos.

Além disso, a flexibilização dos cursos e treinamentos dos colaboradores é totalmente viável. Isso acontece porque as atividades podem ser alocadas em nuvem, o que possibilita acessar as informações de onde estiver e no horário que for mais propício. No entanto, a maior vantagem do software com armazenamento em nuvem é a segurança dos dados.

Um dos maiores impactos do RH digital foi o uso de dados no planejamento estratégico do setor. Aqui, é possível destacar a introdução do People Analytics no RH, que consiste em coletar, compilar e analisar comportamentos dos funcionários e, a partir disso, tornar os profissionais mais engajados, motivados e produtivos.

A aplicação dessa tecnologia no dia a dia do RH permitiu a ele fazer contratações mais eficazes e alinhadas com as expectativas das empresas, mas também trabalhar melhores maneiras de desenvolver os profissionais. Isso quer dizer que os programas de treinamento, bem como a concessão de benefícios aos colaboradores, passaram a ser mais eficazes, ajudando a organização a reter os talentos de uma forma mais assertiva.

Agilidade de processos

Há alguns anos, a automatização de tarefas era algo difícil. Se fosse relacionada às estratégias, era impensável. O fato é que, com o RH digital, muita coisa mudou, entre elas, a forma como os profissionais alocados dentro das empresas lidam com o trabalho, principalmente o departamento de pessoal.

Com a cultura da inovação, softwares de gestão de pessoas foram lançados no mercado com o intuito de diminuir a burocracia nas empresas. Essa presença melhora muito a experiência do gestor de RH, que pode focar na parte estratégica e contar com essa tecnologia na parte operacional.

Esses programas são capazes de armazenar os documentos na nuvem, proporcionando um aumento significativo da segurança e do espaço de armazenamento. Além disso, permitem a coleta e análise de dados em tempo real, ao gerar relatórios completos com todas as informações atualizadas, simplificando o monitoramento de resultados.

Outros benefícios são:

  • Contratos de prestação de serviços digitalizados;
  • Armazenamento em nuvem de atestados médicos e relatórios de desempenho;
  • Holerites online;
  • Controle de férias automatizado.

Um exemplo moderno de software é o ImpulseUP, um sistema completo com Avaliações, PDI, Nine Box, Feedback, Metas e diversos relatórios.

O uso de plataformas integradas vai facilitar o acesso a comunicação entre gestor e colaboradores, ao recrutamento de novos perfis, a análise individual para o acompanhamento quanto ao alcance das metas, assim como outras responsabilidades do RH.

Para os líderes de RH, a automação pode ser bastante útil na hora de oferecer o valor estratégico do negócio. Isso porque com um clique, ele consegue ter dados advindos de diferentes fontes sobre os colaboradores, desempenho respectivo na empresa e fluxo de trabalho.

Alguns programas, inclusive, já identificam tendências e incoerências, cabendo ao profissional de RH apenas tomar a decisão, visto que todo o processo de coleta de dados já foi feito e os resultados são automatizados.

Conclusão

A ideia do RH digital é que os colaboradores do setor tenham a disposição plataformas integradas que permitam comunicação, recrutamento, análise individual de cumprimento de metas, acompanhamento de performance e desenvolvimento, entre outros usos de maneira equiparada. Isso tem evoluído dia após dia, tanto é que hoje a precisão e o alinhamento de profissionais dentro da empresa cresceram consideravelmente.

Com a presença do RH digital, as empresas se tornam mais dinâmicas, automatizadas, competitivas e inovadoras. No mercado atual, é muito difícil manter essas características na gestão de pessoas sem se apropriar da tecnologia. Por isso, não hesite em contratar programas que façam jus a esse mercado e facilitam a vida de todos na corporação.