O ponto chave para melhorar a comunicação e o engajamento da sua equipe é implementar a cultura do feedback. Mesmo porque, lidar com os colaboradores de forma efetiva é um dos grandes desafios em um negócio.

Nessa perspectiva, a falta do feedback pode afetar não só o bom andamento das atividades, como também o clima organizacional e os comportamentos da equipe.

Quais são, então, as estratégias para se introduzir o feedback no cotidiano da organização? E como os sistemas de gestão de pessoas podem atuar na eficiência e servir de canal para sua execução?

Como construir uma cultura de feedback?

Para que o diálogo entre os gestores e suas equipes seja, de fato, eficaz, é importante que o feedback seja objetivo, honesto, construtivo e claro.

É nessa questão que vemos uma grande dificuldade: enfrentar a barreira cultural do brasileiro de tentar acomodar as questões e dar “jeitinhos” para não ir direto ao ponto do problema.

Com isso, é preciso realizar algumas estratégias para minimizar essas dificuldades e implantar o feedback da melhor forma possível. Dessa forma, os gestores devem:

  • Ter mente que o feedback é uma ferramenta importante e eficaz para motivar e treinar os funcionários;
  • Definir de forma clara os objetivos e prazos de cada colaborador;
  • Estabelecer as responsabilidades de cada um nos processos de trabalho;
  • Verificar os resultados alcançados continuamente, fornecer um feedback honesto e identificar pontos de aperfeiçoamento.

Observando essas estratégias, percebemos o quanto é importante esclarecer os objetivos, os prazos e os responsáveis de cada tarefa. Sem essa transparência, o feedback não será eficaz, pois será subjetivo, isto é, encoberto de emoções e sujeito a questionamentos.

Dar feedbacks não é uma tarefa fácil e ninguém vai aprender isso na faculdade, mesmo sendo muito utilizada em qualquer carreira. Por conta disso, é muito difícil encontrar profissionais que o façam de forma eficiente.

A grande maioria dos casos o fazem de forma atrapalhada, o que gera descontentamento entre as pessoas e não leva à uma mudança de comportamento significativa.

#DICA: Para aprimorar suas técnicas para dar feedback aos colaboradores, leia o artigo “7 dicas sobre como dar feedback para sua equipe“.

Como estruturar um processo de feedback contínuo?

Como vimos neste artigo, o feedback e conhecimento contínuo durante o ano é muito importante. Nesse contexto, estruturar o progresso do colaborador por meio de um sistema de gestão de pessoas é uma excelente estratégia para fomentar o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e incentivar o feedback em via dupla entre os gerentes e suas equipes.

Esse tipo de sistema é baseado em competências, ou seja, habilidades, conhecimentos e atitudes, além de associar-se ao feedback e à gestão da performance.

Assim, o sistema de gestão de pessoas funcionará como ferramenta de gestão do feedback. Sua função será caminhar junto à gestão da performance, com a intenção de melhorar os resultados das equipes e tornar esse processo mais objetivo e claro.

Quanto à periodicidade do feedback,  não se tem um padrão exato. Cada organização definirá de acordo com sua cultura e com suas estratégias para torná-lo mais proveitoso.

O essencial é que ele seja contínuo, ou seja, no momento em que se identificar a importância de uma melhoria de treinamento específico e de comportamento, por exemplo.

Como um sistema pode contribuir para a melhora do feedback?

O sistema de gestão de pessoas entrará justamente para assegurar que esse procedimento seja implementado e, assim, realizar um histórico de todo o processo.

Desse modo, temos uma visão muito mais abrangente do progresso do funcionário, o que facilita, e muito, em um feedback mais objetivo.

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Dentre os players  do mercado, temos o Saba. Essa plataforma oferece uma série de módulos que trabalham diversos pontos do seu negócio, como:

  • performance
  • aprendizado
  • plano de carreira
  • compensação
  • recrutamento
  • feedback
  • engajamento

A plataforma oferece as ferramentas certas para entender o seu plano de negócios e o papel de cada um no sucesso da empresa. Dentre suas funcionalidades, destacam-se:

  • Uma ferramenta para alinhar, elogiar e acelerar o desempenho dos colaboradores, utilizando um mecanismo de fornecimento de feedbacks e de criação de metas para criar uma cultura do coaching e do feedback contínuo na sua organização;
  • Escolha os treinamentos e os conteúdos adequados para cada colaborador, a fim de desenvolvê-los de acordo com as competências a serem trabalhadas;
  • O acesso pode ser realizado não só por computadores, como também por meio de tablets e smartphones;
  • Faça uma avaliação completa do desenvolvimento dos funcionários por meio de uma ferramenta automatizada que disponibiliza esse conteúdo eletronicamente para serem analisados em painéis, relatórios gráficos e tabelas;
  • A plataforma possui apoio para a elaboração de relatórios, painéis e métricas poderosas que mostram destaques e lacunas de desempenho individual e coletivo;
  • Estrutura de rede social para conectar os colaboradores;

Utilizando o Saba para feedback

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O processo Saba Pulse 360 demonstrado na figura acima é separado em quatro partes:

  • registro de feedbacks
  • diagnóstico dos problemas
  • execução de ações
  • verificação dos resultados

Na primeira parte, o Saba compila os feedbacks dos colaboradores e dos gestores, a partir de simples perguntas objetivas com um valor numérico. Na segunda, você poderá analisar os problemas encaminhados pelos feedbacks que são visualizados pelo usuário de forma fácil em gráficos, tabelas e relatórios, com o propósito de identificar lacunas nos processos.

Em seguida, os gestores podem elaborar um plano de ação que envolve o registro das competências que o colaborador precisa melhorar, os objetivos que ele deve alcançar e os treinamentos que ele precisa realizar.

# DICA: Este artigo pode te ajudar a definir quais as competências você deve avaliar.

Por fim, o Saba fornece uma estrutura para medir o quanto sua equipe está desenvolvendo suas competências, se engajando nas atividades e como está usando o feedback dado.

Isso tudo é feito com um único objetivo: melhorar o capital humano da sua empresa com a finalidade de agregar valor ao seu negócio.

Gostaria de saber mais sobre como a Saba pode contribuir para a evolução dos processos da sua empresa? Entre em contato ou deixe sua dúvida no box de comentários!