Várias empresas até o momento têm obtido retorno muito positivo utilizando soluções na nuvem para seus servidores, armazenamento de dados, nuvens públicas, nuvens privadas. Com a área de recursos humanos não é diferente, já existem diversas soluções para RH na nuvem.

Na verdade, muitas empresas estão utilizando a nuvem de alguma forma mas em alguns casos não se dão conta disso. A verdade é que a nuvem está tomando o mundo dos negócios.

De acordo com um relatório de 2014 pela Forrester Research, o mercado de nuvem pública está estimado para chegar a US$ 191 bilhões em 2020, um crescimento significativo comparando o valor de US$ 58 bilhões em 2013.

Em relação a área de Recursos Humanos, utilizar a nuvem como nova forma de trabalhar e acessar suas ferramentas também faz muito sentido. A implementação de um sistema de RH baseada na nuvem, também conhecido como SaaS (Software as a Service) , ajuda a aliviar um pouco do estresse associado às crescentes necessidades da área de Recursos Humanos de uma empresa.

Neste artigo você vai ver três razões para as empresas considerarem a possibilidade de transferir as suas soluções de RH para a nuvem:

1 – Maior mobilidade e flexibilidade

Possivelmente, o maior benefício de transferir o sistema e as ferramentas de RH para a nuvem é a capacidade de acessar o software ou informações relacionadas com o trabalho a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer momento. Principalmente se a sua empresa utiliza o e-learning.

Ao adquirir soluções de RH baseadas em nuvem, você pode, por exemplo, desenvolver competências do capital humano da empresa.

Dessa forma dará a eles mais flexibilidade para acessar informações, tanto na sua mesa de trabalho, quanto em uma reunião ou até mesmo de casa, utilizando um tablet, celular ou seu Laptop.

Outro ganho está nas soluções em nuvem de RH para autosserviço, eliminando assim as pilhas de papel associadas aos processos básicos de RH. Colaboradores podem com seus aparelhos móveis ou do seu local de trabalho solicitar suas férias, dias de folga e atualizar informações pessoais.

Tirando essa carga de trabalho manual do RH e passando essa responsabilidade aos gestores e colaboradores de outras áreas, a área de Recursos Humanos ganha tempo para realizar a gestão e análise desses dados, podendo assim ter uma melhor eficiência em seus serviços.

2 – Soluções de RH na nuvem são mais fáceis de implementar

As soluções de RH em nuvem permitem uma implementação mais rápida e barata. Necessita menos conhecimento técnico e infraestrutura para comportar uma nova solução.

Além disso, com a tecnologia de APIs, muitas soluções de nuvem de RH são projetadas para integrar com outros aplicativos já em uso. Esta implementação se torna menos estressante e não deve interromper os negócios do dia-a-dia.

Além de economizar tempo e dinheiro na utilização de soluções de RH em nuvem,  você economiza também quando se trata de inovação. As atualizações dos sistemas em nuvem são automáticas e se torna mais ágil a utilização da solução com novas melhorias.

3  – Os dados estão seguros quando hospedados corretamente

Algumas questões continuam atormentando as empresas que ainda possuem dúvidas sobre transferir as soluções de RH para a nuvem. Questões como:

  • É seguro colocar meus dados de RH na nuvem?
  • A vantagem de utilizar as soluções na nuvem compensa os riscos?

De acordo com o Relatório de 2014 da KPMG, que reflete as perspectivas de mais de 500 líderes de empresas globais, 53 por cento dos entrevistados citaram a perda de dados e riscos de privacidade como os desafios mais significativos de fazer negócios na nuvem.

Em segundo lugar ficou o roubo de propriedade intelectual (50 por cento). Na verdade, quando se trata de escolher uma solução de nuvem, o custo foi ocultado pela segurança e privacidade de dados.

A segurança dos dados de RH de uma empresa resume-se ao fornecedor que hospeda esses dados. Essas empresas terão políticas e procedimentos (SLA) para garantir a sua infraestrutura e segurança dos dados. Além de ser prática de mercado ter em contrato o sigilo sobre os dados, passível de multas altíssimas caso esses termos sejam quebrados.

Além disso, hoje já existem inúmeras formas de se proteger com criptografias complexas a transferência de informações pela internet, pegamos como exemplo o quanto tivemos de inovação em tecnologia e modos de acesso a nossos dados bancários.

É necessário certificar-se sobre as políticas de segurança do fornecedor, se estão de acordo com a sua empresa. Uma vez que uma solução segura é adotada, o céu é o limite quando se trata de aumentar a capacidade e flexibilidade da sua área de Recursos Humanos.

Considerações finais

Você possui algum sistema que está desatualizado? Algum processo está consumindo muito tempo da sua equipe mas sua organização tem dificuldades técnicas para implantar e hospedar novos sistemas? Está na hora de conhecer as diversas soluções Cloud disponíveis no mercado.

Fale conosco e solicite uma demonstração gratuita.