É muito comum as empresas preocuparem-se com a capacitação interna de colaboradores. No entanto, a capacitação de terceiros, ou capacitação externa, pode representar excelentes oportunidades para a organização.
Ampliar a área de treinamento é uma decisão de grande impacto no negócio. E essa iniciativa pode:
- Criar uma nova fonte de receita;
- Acelerar o seu crescimento;
- Aumentar o alcance do seu negócio;
- Agilizar seus processos;
- Oferecer um diferencial competitivo;
Para ampliar seus treinamentos e gerenciar a formação do seu público externo que você precisa que seu LMS tenha alguns recursos específicos além do que os LMS corporativos costumam oferecer. Foco em mobilidade, interface amigável, aprendizagem social, comércio eletrônico, gamificação e automação de marketing são apenas algumas das características necessárias para apoiar seu público externo.
Neste artigo a Impulse vai te mostrar 9 exemplos para ter resultados no negócio com a capacitação de terceiros.
1 – Certificação de parceiros
Muitas organizações distribuem os seus produtos e serviços através de parceiros, canais de distribuição, revendas, agentes, distribuidores ou franquias. Com um bom programa de capacitação, o cliente final tem o benefício de receber o serviço entregue por profissionais que têm o conhecimento comprovado.
Várias organizações, principalmente na área de tecnologia, utilizam seu LMS para criar programas de certificação para garantir um alto nível de qualidade dos parceiros.
2 – Comercialização de conteúdos
A educação continuada, avaliações, conteúdo proprietário, livros, jogos, eventos, cursos presenciais ou webinars podem ser vendidos pelo seu LMS e criar uma fonte de receita para sua organização.
Acredite! Seus parceiros valorizam muito o conhecimento que você gera.
3 – Acelerar o lançamentos de novos produtos
Um programa de treinamento online é uma ótima maneira de reduzir drasticamente o time-to-market (tempo para chegar ao mercado) de um novo produto, aumentar o foco do canal e impactar positivamente o sucesso do lançamento.
Dica: Para esse tipo de iniciativa, a gamificação e premiação dos parceiros certificados nos novos produtos é uma excelente estratégia motivacional. Saiba mais sobre como a gamificação pode te ajudar neste artigo.
4 – Estratégia de marketing
Fornecedores de serviços educacionais, universidades e corporações já utilizam os MOOCs (massive open online courses) e outros conteúdos gratuitos como uma “isca“ para trazer novos clientes potenciais. O conteúdo deve ser relevante para converter esses alunos em clientes.
Mas esse “marketing educacional” também pode ser utilizado por organizações não-educacionais para acelerar seu ciclo de vendas. Como? Simplesmente educando potenciais clientes ou “alunos”. Pessoas que voluntariamente absorveram conhecimentos sobre seus produtos e serviços possuem um grande potencial de se tornarem clientes, e ainda poupam tempo da sua força de vendas.
5 – Relacionamento com novos clientes
Muitas empresas usam o LMS para fornecer conteúdos aos clientes baseado em suas compras recentes. Ajudar o cliente a usar melhor seus produtos resulta em clientes mais satisfeitos, menos suporte e uma base de clientes mais engajada.
Tendo o seu cliente dentro do seu LMS, você pode, ainda criar estratégias de cross-selling e up-sell, fornecendo treinamentos gratuitos sobre produtos ou ações de marketing digital para ampliar a conscientização do cliente.
Não há forma melhor de fazer uma venda do que na sua base de clientes!
6 – Apoie a integração (onboarding) dos novos funcionários dos parceiros
Fornecer treinamentos e ferramentas podem ajudar seu parceiro a reduzir o tempo de integração dos novos funcionários. Quanto mais rápido o funcionário do seu parceiro começar a vender ou dar manutenção no seu produto, mais valor essa contratação tem para a sua organização.
A maioria das organizações tem programas internos de integração dos funcionários que podem ser modificados com baixo custo para ser aplicado em canais externos.
7 – Educação no serviço público
Empresas públicas, órgão governamentais e ONGs como a Cruz Vermelha e a Apex-Brasil precisam educar o seu público sobre uma diversidade de assuntos. Um LMS com recursos para Extended Learning é o método de entrega mais indicado devido o baixo custo de distribuição em larga escala e a capacidade de medir o impacto nos resultados.
8 – Melhore o atendimento ao cliente
Cada vez que um cliente entra em contato para buscar o seu apoio, isso gera um custo. Você pode não ser capaz de evitar todas as chamadas de suporte, no entanto, você pode minimizar o volume de incidentes de suporte através da oferta de uma aprendizagem específica, que dá aos clientes o conhecimento de que necessitam.
A diminuição chamadas de suporte facilmente se traduz em maiores lucros e o mais importante, em clientes mais satisfeitos.
9 – Potencialize a sua expansão global
Hoje com soluções LMS baseadas em nuvem (Cloud ou SaaS), qualquer organização pode contratar uma plataforma global, pronta para suportar novos parceiros e clientes. Através de localizações de idiomas na plataforma LMS e no conteúdo, é possível penetrar novas regiões com custos muito menores que de alguns anos atrás.
Próximos passos
Se você está preso em treinamentos focados somente para o RH, abra seus horizontes. Treinar seu público externo, de forma estratégica, é o próximo caminho a percorrer.
Com o público externo, os alunos consumem o conteúdo, porque eles querem esse conhecimento e você deve apoiá-los. Isso pode ter um impacto enorme sobre o seu negócio.
Se você quiser fazer parceiros vender mais, fornecer mais valor aos clientes ou engajar o público externo, procure um LMS que tenha os recursos apropriados (também conhecido como Extended Learning) ou fale com a Impulse!