Quando as corporações começaram a apresentar as primeiras propostas de formação via e-learning, ainda no início dos anos 2000, os gestores não se davam conta do alcance da modalidade.
O e-learning é uma modalidade de curso feita à distância, geralmente com o uso da internet e de outras tecnologias interativas como vídeos, áudios e outros tipos de conteúdos e arquivos.
A grande vantagem da metodologia é poder ser realizada por pessoas fisicamente distantes e de acordo com o tempo que elas têm disponível, sem a necessidade de professores ou facilitadores presenciais.
Nas empresas, o máximo que as pessoas conseguiam imaginar no início dos anos 2000 eram os famosos cursos por correspondência — e suas coleções de apostilas — e os conhecidos Telecursos, feitos com a ajuda das aulas ministradas pela TV.
Hoje, passadas quase duas décadas desse início, as grandes corporações já investem em sistemas de treinamentos baseados em e-learning com uma plataforma LMS, sejam eles cursos internos ou externos.
Descubra por que essa modalidade de ensino é importante para a sua empresa e saiba como usá-la para obter melhores resultados.
Volume de treinamentos
Rapidamente, tente identificar a demanda anual por treinamento que a sua empresa tem hoje. Alguns exemplos:
- Treinamentos introdutórios
- Cursos ligados à segurança do trabalho
- Cursos relacionados à saúde no trabalho
- Cursos sobre normas e padrões de qualidade
- Cursos sobre novas rotinas ou equipamentos
- Desenvolvimento de competências
Em um ano, a demanda por treinamentos variados é muito grande.
Quando as empresas optam por oferecer cursos via e-learning, elas pensam que um montante será desembolsado inicialmente, mas sabem que esse investimento será recompensado mais adiante.
Todos os colaboradores que ficavam envolvidos com os treinamentos presenciais poderão usar o tempo para desenvolver atividades estratégicas e os colaboradores poderão realizar o treinamento em sua própria estação de trabalho, de acordo com a disponibilidade de cada um.
Valorização do tempo
O sonho de qualquer gestor é poder multiplicar o tempo de sua equipe. Como isso não é possível, se ele conseguir otimizar esse tempo, já se dará por satisfeito. O e-learning permite isso.
Como a capacitação acontece de acordo com o ritmo de cada aluno, não é necessário adequar o ritmo da turma a todos os treinados. Isso se dá de forma natural e todos sabem o prazo que precisa ser cumprido e trabalham de acordo com essa realidade.
Um funcionário que está em uma planta no sudeste ou outro que está na sede da empresa na região nordeste recebe a mesma informação. Eles não precisam estar na mesma unidade para trocar ideias no fórum ou para participar das videoconferências.
Os comentários podem ser feitos e a turma toda pode aprender conjuntamente, mas sem ter que despender tempo e dinheiro com o deslocamento de uma cidade a outra.
Acesso a conteúdos variados
A empresa pode optar por personalizar todos os seus treinamentos, por meio da terceirização desse serviço, ou pode aproveitar cursos sobre temas úteis para a equipe. Existem treinamentos feitos pelas melhores universidades do mundo que estão disponíveis para quem desejar.
Essa flexibilidade possibilita que a equipe permaneça sempre capacitada e ainda seja certificada por instituições de renome.
O e-learning também é uma forma de democratizar o acesso a conteúdos antes restritos. Por exemplo, existem na internet cursos em diferentes idiomas e sobre temas variados que antes poderiam ficar restritos a um grupo pequeno de pessoas.
Hoje, os colaboradores podem aprender sobre logística em inglês, em alemão, em mandarim e ficar por dentro das tendências nessa área, de acordo com o que é feito pelas grandes potências mundiais.
Outro ponto positivo é a capacitação não-formal. A internet é cheia de conteúdos formativos que não estão em portais de escolas ou universidades.
É possível aprender por meio do YouTube, do TEDTalks e de milhares de plataformas feitas por profissionais capacitados em suas áreas de formação. Um filme, um documentário ou um e-book podem oferecer uma oportunidade de formação fantástica.
Fácil acesso ao conteúdo
No modelo de cursos convencionais, se você perdesse uma aula, teria que pegar o conteúdo com o colega, mas a explicação do instrutor ficaria perdida. Com o e-learning, você pode acessar as aulas quando quiser ou tiver dúvida sobre algum conceito.
Os recursos audiovisuais também facilitam a compreensão e a fixação do conteúdo por serem mais lúdicos e didaticamente planejados.
Outra vantagem é o material de apoio, que comumente é disponibilizado além do conteúdo da plataforma. Os e-books, os fóruns de tira-dúvidas e recursos expostos por meio de webinar ajudam a fixar o aprendizado.
Ferramentas como as FAQ (Frequently Asked Questions) nivelam o conhecimento de todos os colaboradores e ainda poupam o tempo com esclarecimentos essenciais.
Flexibilização e evolução do conteúdo
Se hoje foi oferecido um treinamento de qualidade e essa norma for alterada daqui a um ano, é possível o material disponível para o novo curso. Mesmo se não houver alteração da legislação, os cursos via e-learning são atualizados com frequência para que o conteúdo se mantenha sempre atual.
Por exemplo, se são citados diversos exemplos e cases nos cursos, é preciso atualizá-los e citar questões que se encaixam melhor à época e às tendências.
Um curso de mídias sociais oferecido em modalidade e-learning, por exemplo, exige uma constante atualização de seu conteúdo, para que as informações sobre as ferramentas, métricas e novidades estejam sempre de acordo com as necessidades do público-alvo.
Informações sob controle
Quando cursos são realizados por e-learning, não são apenas os colaboradores que têm um controle maior da informação recebida, mas a própria empresa.
Como os treinamentos são feitos em uma plataforma, ela armazena todos os dados de acesso como itens que os colaboradores demoraram mais tempo para fazer, questão que teve maior índice de erro na avaliação, tempo médio de realização de questões, entre outras informações estratégicas.
Os gestores estarão de posse desses relatórios e poderão focar seus treinamentos em questões mais estratégicas de acordo com os resultados dos cursos feitos.
Se o curso de segurança de trabalho tem alto índice de aprovação, mas os índices de acidentes de trabalho não foram reduzidos, existe algo errado com o conteúdo. Ele pode estar muito fácil ou os recursos não estão sendo claros. Neste caso ele precisa ser revisado e a questão ser acompanhada de perto.
Como tem sido a experiência da sua empresa com o e-learning? Compartilhe a sua experiência deixando seu comentário no post!