Os serviços prestados pelo governo brasileiro são conhecidos pela burocracia e ineficiência. Porém este cenário está começando a mudar e a Apex-Brasil é um exemplo conhecido pela inovação no atendimento e relevância estratégica para seu público-alvo, as empresas exportadoras.
Neste artigo você irá entender sobre este case de sucesso e terá a chance de aprender estratégias para aplicar dentro do seu negócio. Ao final, poderá fazer download do estudo de caso completo.
Apex-Brasil
Para quem ainda não conhece, a Apex-Brasil é uma agência pública encarregada de atrair investimento estrangeiro e promover os produtos e serviços brasileiros no exterior. A agência opera a partir de sua sede em Brasília e auxilia mais de 10.000 empresas em cerca de 80 setores da economia brasileira, e que exportam para mais de 200 mercados diferentes.
A fim de estimular a economia e apoiar o empreendedorismo, a Apex-Brasil organiza missões comerciais e reuniões de negócios que conectam empresas brasileiras com investidores e compradores estrangeiros. A agência também ajuda a capacitar as empresas brasileiras na dinâmica da atividade internacional através de cursos “on line”, webinars, vídeos de treinamento e seminários sobre oportunidades, regulamentos e melhores práticas no exterior.
Projeto: Passaporte para o Mundo
Logo Passaporte para o Mundo
Objetivo do Projeto, conhecido internamente na Apex-Brasil como Passaporte para o Mundo, é ser uma plataforma indispensável para qualquer empresa brasileira que deseja adquirir valiosos conhecimentos sobre exportações e expandir seus mercados globalmente.
A plataforma implementada no projeto age para melhorar a gestão do conhecimento e aprendizagem colaborativa entre os consultores da Apex-Brasil e as empresas brasileiras que desejam aumentar as suas exportações.
Na plataforma a Apex pode facilmente atribuir consultores para uma empresa e rapidamente fornecer o coaching e a orientação para construir um plano de negócios internacionais.
Área interna da plataforma
Por exemplo, a Apex-Brasil pode conduzir empresários que ainda não exportam em um grupo de aprendizagem e os empresários mais avançados para um grupo diferente. Instrutores e consultores de negócios da Apex-Brasil também podem criar grupos em torno de temas específicos.
Para gerentes de vendas e marketing, é possível criar uma sessão on-line com o objetivo de melhorar a comunicação com investidores estrangeiros. Para os profissionais de RH, é possível criar um grupo de treinamento focado nas estratégias de contratação e expatriação para as empresas que querem aumentar as exportações.
Utilizando tecnologia de ponta a Apex possui a sua plataforma rodando na Nuvem (Cloud) e oferece para os seus mais de 4000 usuários uma experiência única de colaboração, microlearning, conteúdo multimídia e acesso via dispositivos móveis. Dando aos empresários recursos utilizados somente nas organizações mais modernas da atualidade.
Webinar realizado pela Apex com especialistas.
Resultados para a Apex e para o Brasil
A Apex-Brasil tem desfrutado de uma série de benefícios desde que implementou a plataforma de Gestão de Conhecimento.
- A Apex-Brasil reduziu suas despesas de viagem e cortou seus custos totais em 80 por cento em comparação com as sessões de treinamento presencial.
- A Apex-Brasil reduziu o tempo de atendimento estabelecendo relações com novas empresas de forma mais rápida e mais eficiente.
- O número de empresas participantes da comunidade de aprendizagem da Apex-Brasil tem aumentado e elas, por sua vez, têm ampliado o seu conhecimento.
- A Apex-Brasil expandiu seu engajamento com empresas exportadoras brasileiras e reforçou a marca da agência em todo o país.
Quer saber mais? Faça o download do estudo de caso completo clicando aqui ou entre em contato com a Impulse.