A importância dos treinamentos nas organizações cresce a cada dia e com isso a demanda por criação de cursos e conteúdos e-learning (SCORM) aumentou também. Contar sempre com parceiros externos na produção aumenta muito o custo da área de treinamento e nem sempre os parceiros conseguem atender as exigências de prazo e qualidade.

Como então podemos manter a geração e disseminação de conhecimento da organização sem gastar muito?

Para apoiar as equipes de Treinamento e Design Instrucional em momentos de corte de custos, a Impulse selecional 10 ferramentas gratuitas para criação de cursos e-learning, objetos de aprendizagem e infográficos.

1 – iSpring

O iSpring oferece uma versão gratuita da sua ferramenta online de criação de cursos. A versão gratuita tem algumas limitações mas permite a conversão de PowerPoint em pacotes SCORM e criação de questionários.

2 – CourseLab

A CourseLab 2.4 possibilita a criação de conteúdos sem necessidade de programação, na forma (WYSIWYG) “what you see is what you get”. É um software instalado localmente em Windows e para baixar é só acessar o site do fabricante.

3 – LAMS

O LAMS (Learning Activity Management System) é uma ferramenta gratuita e open source para criar e entregar aprendizado online. A ferramenta permite a criação de cursos no padrão SCORM e inclui integração com alguns LMSs do mercado.

4 – Multimedia Learning Object Authoring Tool

O Multimedia Learning Object Authoring Tool é uma ferramenta open source que cria cursos online no padrão SCORM. Uma de suas vantagens é a possibilidade de incluir objetos de aprendizagem como vídeos, áudio, imagens e texto.

5 – LCDS

O Microsoft Learning Content Development System (LCDS) é uma ferramenta gratuita para criação de cursos e-learning interativos e objetos de aprendizagem com a tecnologia Microsoft Silverlight.

6 – Easel

O Easel é uma ferramenta para criação de infográficos que oferece uma série de temas prontos para facilitar sua produção. Após a produção é muito simples salvar em JPEG e utilizar nos seus cursos e-learning.

7 – Visme

O Visme, ferramenta online e gratuita para criação de infográficos, apresentações e conteúdos interativos. Possui uma grande variedade de recursos gráficos e muito fácil de usar.

8 – Piktochart

No Piktochart você poderá criar e montar os seus infográficos em algumas opções gratuitas. Em três passos, tudo pode ficar pronto e disponível no formato PNG.

9 – Infogram

O Inforgram é mais uma ferramenta simples e rápida para criar, tanto infográficos, quanto gráficos tradicionais, como os de pizza e barra. Um de seus diferenciais está  na facilidade de trabalhar com dados criados no Excel e transformá-los em conteúdos lúdicos.

10 – Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! A ferramenta já tem mais de 5 anos no mercado e 10 milhões de usuários. No Brasil foi lançado recentemente, mas está tendo boa aceitação pelos usuários.

11 (bônus) – Sua própria ferramenta de Web Conferência

Essa é uma dica que vem sendo muito difundida nas universidades corporativas. Utilize sua ferramenta de web conferência (se tiver possibilidade de gravação de sessões) e seus especialistas da organização. Grave a sessão com o especialista apresentando um PowerPoint ou até mesmo compartilhando a sua tela (recomendado principalmente para treinamento de utilização de sistemas). De forma simples e rápida você cria conteúdos personalizados e com baixo curso.

Escolha agora a solução que vai atender melhor a sua necessidade e surpreenda a sua organização com conteúdos ricos e interativos. Lembrando de explorar as últimas tendências como o Micro Learning, Vídeos, Mobile Learning e a Aprendizagem Social.

Conhece alguma outra ferramenta interessante para a comunidade de Designers Instrucionais? Compartilhe aqui nos comentários!


Está em busca de uma plataforma LMS completa para sua empresa dar um salto na gestão de pessoas? Se este for o seu caso, é muito importante especificar corretamente os requisitos da plataforma para que ela atenda todas as suas necessidades.

Pensando nisso, a Impulse disponibiliza gratuitamente um modelo de RFP / RFI para que você especifique os requisitos do seu LMS. Para fazer o download, basta clicar na imagem abaixo:

modelo rpf rfi