A aprendizagem colaborativa sempre teve um impacto positivo sobre os aprendizes, sejam eles alunos de uma instituição ou colaboradores de uma empresa. Tendo isso em mente e com o advento das mídias sociais, os especialistas desenvolveram mais formas e ferramentas no que diz respeito à criação de soluções educacionais, possibilitando o surgimento da aprendizagem social.

Para que você possa compreender mais dessa estratégia e forma de conhecimento, neste artigo vamos mostrar o que é aprendizagem social e como você pode aplicá-la em sua empresa, melhorando, assim, os resultados da educação corporativa. Acompanhe!

O que é aprendizagem social?

De uma forma bem simples, é aprender com as pessoas.

Independentemente do meio utilizado para adquirir o conteúdo, a teoria da aprendizagem social (social learning) não se restringe a um tipo específico de contexto ou ferramenta. Hoje, por exemplo, você já aprende diariamente simplesmente usando ferramentas de mídia social, como o Facebook, Twitter, LinkedIn etc.

Contudo, também adquire conhecimentos durante suas atividades informais “offline”, como discussões em grupo, interações em conferências ou até mesmo durante uma conversa de café, que também é uma atividade social. Essas ações, portanto, podem ser consideradas de aprendizagem social.

Qual a importância da aprendizagem social na empresa?

Pesquisas de CEOs continuam relatando que recrutar e desenvolver talentos são suas principais preocupações. Tony Bingham, presidente e CEO da Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento (ASTD), define a aprendizagem social como “aprendizagem que acontece fora de uma estrutura formal ou sala de aula”.

Por esse motivo, as organizações têm de adquirir uma compreensão de como as novas gerações gostam de aprender, como elas usam a tecnologia e seus meios preferidos de comunicação. Isso será essencial na criação de bons currículos de treinamento, programas de desenvolvimento e planos de ascensão.

Bingham diz que é possível calcular o retorno sobre a aprendizagem social, mas que não é a fórmula tradicional de ROI: “Exige alinhamento com o que é importante para a organização e muitas vezes inclui a retenção do conhecimento institucional, solução de problemas complexos e a atratividade de pessoas para sua organização”.

Já Maria Ogneva, diretora da comunidade da Yammer, diz: “Se o seu objetivo é aumentar a satisfação do cliente, talvez a métrica de impacto que você está procurando seja o aumento da velocidade de uma resposta e como o estudo colaborativo ajuda você a fazer isso. Para qualquer esforço social bem-sucedido, deve haver uma amarração de um objetivo de negócio”.

Por que adotar a aprendizagem social na sua empresa?

A aprendizagem social não apenas beneficia a pessoa, mas também o seu negócio. O tipo de experiência positiva que a aprendizagem social proporciona aos alunos ou colaboradores tem um impacto direto sobre a eficácia de sua iniciativa de aprendizagem, que, por sua vez, se traduz em melhorias significativas nos resultados da organização.

Qual o benefício para os alunos ou colaborador?

Conforme mencionado anteriormente no post Educação corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua organização, estudos dizem que ao menos 20% de tudo o que aprendemos está diretamente associado às interações com outras pessoas. Ou seja, isso está inteiramente ligado com o processo de aprendizagem e a forma de captação de conhecimento.

Você já percebeu que a sua produtividade cresce quando você troca experiências e ideias com seus colegas de trabalho? Notou que, quando parece que não há solução para um problema, muitas vezes um simples bate-papo com um amigo clareia as ideias para algo que você não tinha pensado antes?

Esse é o tipo de aprendizagem que tem impacto sobre seu desempenho, a troca informal de informação e conhecimento.

Qual o benefício para as organizações?

Na visão das organizações, a social learning ganha seu valor quando facilita a colaboração, ajuda as pessoas na auto-organização, em seu desenvolvimento e desempenho.

Ela também complementa as necessidades de treinamentos, é muito eficaz em promover novas iniciativas e na gestão de mudança. E, claro, além disso, tem impacto direto na gestão do conhecimento da sua organização.

Como começar a utilizar a aprendizagem social?

Abaixo, você pode acompanhar 5 dicas para poder adotar agora mesmo a aprendizagem social em sua empresa.

Aprendizagem contínua e colaborativa

Primeiramente, você precisa entender que, para funcionar, a utilização da aprendizagem social deve ser contínua e colaborativa (como o próprio nome sugere). Portanto, crie comunidades, grupos de interesse ou sistemas de coaching dentro do seu negócio. Algo que incentive o método.

Facilite a disponibilização do conteúdo

Você não precisa mais ficar preso apenas a métodos de aprendizagem formais, como cursos preestabelecidos de conteúdos e períodos. Em vez disso, incentive as pessoas a encontrar os conteúdos, compartilhar conhecimento e trocar experiências por elas mesmas.

É importante lembrar que a aprendizagem social é basicamente isso, mais do que padrões engessados, o foco é a dinâmica entre as pessoas.

Utilize ferramentas online

Para auxiliar na gestão dessa aprendizagem, você pode utilizar ferramentas online, que dão suporte à aprendizagem, melhoram o desempenho dos colaboradores, ajudam na aplicação dos conteúdos e dão suporte na avaliação de performance deles em sua empresa.

Fomente a troca de informações no dia a dia

Por meio de algumas ferramentas, é possível contribuir com conteúdo focado na missão principal da sua empresa, mas, se for preciso, você também poderá disponibilizar conteúdos mais específicos para o aperfeiçoamento técnico e pessoal dos colaboradores.

Também é possível agilizar o dia a dia na troca de informações com módulos colaborativos focados na aprendizagem social.

Utilize a gamificação

Traga a gamificação para a sua estratégia de aprendizagem! Esse recurso pode contribuir muito para o engajamento das equipes em sua empresa, possibilitando que as pessoas troquem experiências, interajam mais, sejam mais ativas e criem rankings entre si.

Essas ações impulsionam todos os colaboradores na obtenção de novos conhecimentos, com agilidade e garantindo que suas habilidades e aprendizagem estejam sempre em contínuo crescimento, possibilitando, assim, sua aplicabilidade no trabalho.

Quer saber mais? Veja a apresentação do Caso de Sucesso da Express, que, com conceitos de social learning, aumentou em 23% o engajamento dos 24 mil colaboradores e reduziu drasticamente o seu turnover com uma cultura de aprendizagem vibrante.

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