Os novos conceitos de gestão de pessoas tem mudado a forma das empresas trabalharem, principalmente dentro dos departamentos de recursos humanos. Nesse novo cenário, saber como engajar e motivar os colaboradores é fundamental para a construção de uma cultura corporativa sólida.

Somente assim os bons talentos permanecem e trazem grandes resultados para a empresa. Por isso, falaremos neste post sobre como conquistar os colaboradores de sua empresa.

A importância de engajar e motivar os colaboradores

Os colaboradores de uma organização precisam se envolverem nos processos de trabalho, visando a atingir o mesmo objetivo final. Entre os principais benefícios do engajamento e da motivação dos colaboradores estão:

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Gallup, a falta de engajamento de colaboradores custa entre $450 bi e $550 bi por ano para a economia americana. 

Porém, para potencializar os resultados, esses colaboradores precisam ser impulsionados de alguma forma para tomar ações que mudem o modo como se sentem em relação ao trabalho. E é aí que surge a importância do RH na promoção de ações focadas e estratégicas visando a esse objetivo.

1 – Estimule uma boa relação de trabalho

O primeiro passo para conseguir engajar e motivar a equipe é estimular as boas relações de trabalho, principalmente entre líder e colaboradores. Isso permitirá que as tarefas fluam melhor, tendo uma economia de tempo e de recursos para sua execução.

O mesmo estudo da Gallup indica que mais de metade dos colaboradores que pediram demissão indicaram o mau relacionamento com seu gestor como o principal motivo.

2 – Invista em capacitação

As qualificações profissionais são fundamentais para a percepção de que a empresa confia no trabalho do colaborador e investe em sua melhoria. Isso é fundamental para que haja evolução do trabalho e do próprio funcionário, além de constante aperfeiçoamento dos processos.

Cada dia mais as oportunidades de desenvolvimento profissional são critério de escolha da empresa dos melhores talentos. Com um bom programa de capacitação cada colaborador é protagonista nos bons resultados da empresa.

3 – Ofereça feedbacks constantes

Outra ação muito importante para engajar a equipe é oferecer feedbacks constantes dos processos de trabalho. Aqui, o colaborador precisa entender onde acertou e onde ainda comete erros para que consiga melhorar sua atuação profissional. Os feedbacks construtivos aumentam o engajamento e produtividade da equipe. Além de serem uma ferramenta de apoia na capacitação.


Além disso, há aumento na confiança entre a equipe de trabalho quando os feedbacks são feitos de maneira correta. Em outras palavras, com respeito, sem expor o profissional, apontando erros, acertos e o que a empresa precisa que melhore na atuação de cada um.

4 – Faça uso da tecnologia

As tecnologias são importantes aliadas na motivação e engajamento dos colaboradores ao oferecerem plataformas tecnológicas com foco na educação e melhorarem a performance corporativa de maneira ágil e personalizada para cada empresa.

Ao optar por uma solução tecnológica, a empresa precisa buscar apoio de uma consultoria focada em suas principais necessidades de melhoria. Não corra o risco de investir em um projeto sem avaliar com detalhes as melhores opções no mercado.

Projetos de TI sem uma análise e definição de uma solução adequada podem não atingir resultados esperados e a opção mais barata pode sair muito cara. O custo do esforço da equipe interna para implementação e as horas desperdiçadas pelos usuários finais são investimentos que não podem ser desconsiderados.

Motivar os colaboradores não é tarefa fácil e requer comprometimento dos gestores e das lideranças para dar certo.

O que sua empresa está fazendo para engajar e motivar os colaboradores? Comente abaixo e conte com a Impulse nesse desafio.