Muitas organizações já utilizam do e-learning para capacitar seus colaboradores, parceiros e clientes. Porém, nem sempre os resultados são como planejados. Uma boa notícia é que os motivos que geralmente causam isso são conhecidos.

Neste post, daremos 5 dicas que melhoram a transferência de conhecimento em um curso online. Essas pequenas mudanças vão ajudar seus alunos a aprender e aplicar mais rapidamente conceitos, trazendo os resultados esperados

O papel do e-learning na educação corporativa

Hoje os cursos e-learning, juntamente com as plataformas LMS, estão desempenhando um papel crítico na transmissão de conhecimentos em larga escala. Este modelo democratizou o acesso à educação para as massas em todo o mundo.

Por outro lado, a pedagogia tradicional buscou sempre melhorar a eficiência do processo de transferência de conhecimento que tinha a vantagem de proximidade física e interação direta entre o professor e os alunos. Fator que não está presente no e-learning.

No entanto, com o avanço da metodologia e tecnologia, o modelo de cursos online pode se igualar ou mesmo melhorar o processo de compartilhamento e transferência de conhecimentos considerando as dicas a seguir.

1 – Aprendizagem passo-a-passo e com pequenas seções de conhecimento

Divida todo o curso em pequenas seções baseadas em conceitos relacionados com a realidade ou níveis de dificuldade. Os cursos tradicionais são divididos em vários capítulos teóricos e embora este seja o método mais simples de desenvolver um curso, ele não reflete as complicações da vida real.

Cursos e-learning podem resolver este desafio através de capítulos baseados em aplicações da vida real e não apenas relacionados com teorias. Depois de completar um capítulo ou seção, os alunos devem se sentir mais confiantes em avançar para o próximo nível.

Essa aprendizagem passo a passo é necessária para manter o engajamento do público que está longe dos instrutores. Ele não só simplifica o processo de aprendizagem, mas, também, ajuda os alunos a desenvolver uma abordagem coerente para a resolução de problemas complexos reais.

2 – Engenharia reversa: crie conexão entre os desafios reais e as teorias do ensino

O objetivo final da aprendizagem é aplicar o conhecimento para resolver problemas do mundo real. Assim sendo, a transferência do conhecimento deve também desenvolver a competência do público-alvo.

Uma teoria é o sistema de ideias que é usado para explicar algo de uma maneira lógica. No entanto, a maioria dos cursos acadêmicos tendem a mergulhar tão fundo nos conceitos teóricos, que se esquecem a relevância prática dessas teorias.

Um currículo e-learning, no entanto, deve evitar essa abordagem tradicional de ensino. Em vez disso, para melhorar a transferência de conhecimentos o currículo deve ser projetado para ensinar as aplicações práticas das teorias. Claro que para esse método funcionar, os alunos precisam aprender bem os princípios.

3 – Comunidades de aprendizagem

Aprendizagem entre pares é um dos aspectos mais importantes da nossa vida escolar ou universitária. A nossa família, amigos e colegas de sala desempenham um papel fundamental na formação da nossa aprendizagem, atitudes e comportamento.

Os cursos e-learning devem colocar ênfase significativa na participação da comunidade. A participação nas discussões de fórum, trabalhos de grupo, devem ser uma parte obrigatória do currículo. Além disso, os alunos devem ter uma oportunidade de colaborar e interagir uns com os outros para pensar fora da caixa e encontrar soluções para problemas comuns.

4 – A prática leva a perfeição

Qualquer aprendizagem não pode ser completa sem questões práticas. O princípio de Pareto (80/20) pode ser aplicado quando se trata de aprender novos conceitos.

Neste caso, um estudante deve investir 20% do tempo da aprendizagem em teorias e o tempo restante deve praticar com perguntas e atividades práticas relacionadas ao conteúdo. As atividades devem utilizar diferentes formatos de questões como:

  • Múltipla escolha
  • Preencher os espaços em branco
  • Resposta curtas
  • Respostas longas

Além disso, as pessoas têm uma tendência natural para esquecer 80% do que eles aprendem nas próximas 24-48 horas. Por isso, os cursos e-learning devem incluir sessões ou avaliações em momentos após as sessões. Dessa forma é possível exigir a aplicação das teorias aprendidas na prática com avaliações de eficácia. Ao fazer isso você permite a consolidação do conhecimento.

5 – Avaliação, autoavaliação e feedback

Seja e-learning ou sala de aula, avaliação, autoavaliação e feedback são fortes pilares na aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos. A metodologia e-learning tem vantagem tecnológica e pode fornecer uma análise elaborada do aprendizado e feedback individualizado.

As avaliações devem ser capazes de medir o conhecimento funcional das pessoas. Elas devem, também, fornecer uma análise detalhada do que uma pessoa precisa fazer para atingir seus objetivos de aprendizagem.

A autoavaliação e autoanálise são as melhores maneira de fazer que os participantes percebam suas falhas e pontos fortes. Ela também motiva as pessoas a tomar medidas corretivas para obter o seu máximo após o programa de treinamento.

Fornecer feedback personalizado para cada participante irá acelerar o processo de aprendizagem. Felizmente, a tecnologia pode ajudar os gestores de cursos em automatizar o feedback personalizado para cada aluno.

Considerações finais

A transferência de conhecimento é o principal objetivo de qualquer curso e-learning. Por este motivo, os instrutores devem criar um mecanismo que avalie se o curso foi capaz de atingir os seus objetivos pretendidos.

Hoje, o mercado está percebendo a rápida mudança na tecnologia e a dinâmica dos negócios. O conteúdo dos cursos deve incluir assuntos atuais e as mudanças recentes nas áreas estudadas.

Isso pode aumentar a confiança dos alunos de forma significativa. Sendo assim, os gestores de treinamento devem ter em mente que as melhorias contínuas na pedagogia são a única maneira de sobreviver e prosperar no espaço e-learning que é cada vez mais competitivo.

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