Recentemente publicamos um case da Apex-Brasil (clique aqui para fazer download). Com ele vimos muito sobre inovação e como ela se tornou uma questão fundamental para a sustentabilidade dos negócios principalmente em momentos de crise.

Convivemos com um rápido avanço tecnológico que exige das organizações a capacidade de inovar constantemente alinhando suas equipes para enfrentar novos cenários e tendências.

Um dos pontos essenciais para que haja inovação é justamente o engajamento dos colaboradores. Para chegar a esse nível, é preciso mantê-los motivados, encorajados e engajados nas tarefas do seu dia a dia, a partir de novos modelos de processos.

O desafio é justamente esse: motivar os integrantes da empresa.

Mesmo assim, esbarramos em problemas externos, como o imediatismo das questões atuais e à alta competitividade. E internos, como a manutenção da produção da equipe e do clima organizacional como um todo.

A gamificação chegou exatamente para isso e neste post você vai ver como ela pode impactar de forma significativamente o engajamento das pessoas.

Abertura para novos métodos e ferramentas

Com as dificuldades e desafios para engajar os colaboradores, surgem, então, novos métodos e ferramentas que podem nos ajudar a solucionar esses problemas.

Nesse contexto, com a modernização das plataformas LMS a gamificação traz uma forma de motivar os colaboradores usando elementos de jogos em contextos não-jogo.

Como a gamificação faz isso?

O poder dos jogos

Os jogos são reconhecidos em diversas áreas, desde de o entretenimento até seu uso nos negócios. Seu grande poder está precisamente na sua capacidade de suprir psicologicamente a necessidade de diversão e engajamento de seus jogadores.

Além disso, eles estão presentes para diversos públicos de diferentes idades, gêneros e interesses. Seu formato é amplo e pode ser construído para uma gama de mídias, tanto virtuais (páginas da web e aplicativos móveis) quanto em meios físicos (jogos de tabuleiro).

Sua versatilidade é evidente, mas como ele influencia seus jogadores?

Normalmente, pessoas podem passar muitas horas jogando, mesmo não sendo necessário forçá-las ou pagá-las. Isso ocorre porque nosso cérebro precisa das experiências que o jogo proporciona e esse estímulo provoca a liberação de dopamina (substância associada ao prazer). É exatamente isso que a gamificação busca fazer dentro do ambiente corporativo.

Por que os jogos são tão atraentes?

A resposta está na motivação e nos feedbacks. Geralmente, um jogo é formado por fases que podem ser fáceis ou difíceis de jogar, mas raramente se perde totalmente um jogo.

Isso faz com que os jogadores fiquem motivados a solucionar os problemas que lhes são propostos com a esperança de ter sucesso e passar de nível. Além disso, é fornecido frequentemente feedbacks que são essenciais para guiar o jogador.

A eficiência no processo está na entrega de pequenos feedbacks a cada progresso.

É muito mais eficaz quando recebemos esse tipo de direcionamento a cada nível eficaz, ao invés de obtê-lo ao término de todo o percurso. Dessa forma, o jogador tem a possibilidade de melhorar suas habilidades a cada feedback e fica motivado com o seu rendimento.

gamificação

Benefícios da gamificação no ambiente de trabalho

A gamificação é uma técnica, a qual consiste em introduzir continuamente nas atividades de trabalho:

  1. Diversão
  2. Competição
  3. Reconhecimento pessoal e
  4. Feedbacks de desempenho

Ela pode ser usada em diversos ambiente, mas, em organizações, a gamificação tem seu foco em determinar objetivos de negócio e motivar os colaboradores, além de avaliar seu desempenho e melhorar seu comprometimento nas tarefas do dia a dia.

Agora que descrevemos a gamificação, vou listar os benefícios que ela pode trazer e mostrar algumas abordagens que podem ajudar a alcançar esse benefício.

Motivação

Uma boa forma de manter seus colaboradores motivados a executarem as atividades através da gamificação é a criação de um sistema de incentivos. Ele pode percorrer desde um programa de pontos e de reconhecimento por uma habilidade ou trabalho bem feito (oferecimento de badges, distintivos em português) até uma bonificação financeira pelo sucesso em metas.

Isso irá auxiliar na motivação e engajamento da equipe. Entretanto, para que seja realmente efetivo é necessário criar um mecanismo dentro do jogo que cria significado ao trabalho que será exercido dentro do processo de produção.

Além do mais é importantíssimo para o colaborador que ele entenda a cultura e as questões do negócio para que o este possa se engajar com mais facilidade e autonomia.

Objetividade nas atividades de trabalho

Uma parte da implementação da gamificação é justamente a constante coleta de dados automática. Ou seja, a criação de indicadores para as tarefas do seu negócio que avaliem o desempenho.

Esses dados podem ser muito úteis para verificar a taxa de sucesso das atividades. Dessa forma, as avaliações subjetivas e imprecisas tomam espaço para indicadores objetivos e diretos que facilitam, e muito, o trabalho de qualquer gerente.

Feedback e reconhecimento

A gamificação é uma ótima ferramenta para dar feedback aos colaboradores. Através de quadros com seus índices de produtividade e seu histórico, o colaborador terá uma maior noção de seu desempenho.

Isso faz com que ele entenda seus gaps de conhecimento e melhore seu comportamento em certas atividades. Além disso, é imprescindível reconhecer os colaboradores quando executam um bom trabalho.

Quem não gosta de receber elogios depois de um trabalho bem feito?

A gamificação tem um papel facilitador nesse caso. A ferramenta auxilia o gestor através dos dados fornecidos e, muitas vezes, esse reconhecimento pode vir automaticamente dentro do jogo criado. Com esse feedback contínuo fica mais fácil também fazer uma avaliação do clima organizacional.

Desenvolvimento das habilidades

Muitas pessoas gostam de jogos, pois eles podem melhorar algumas habilidades dos seus jogadores. O sentimento de desenvolver uma determinada habilidade é um dos aspectos mais importantes do cumprimento e bem-estar no local de trabalho.

Neste post vimos a importância da gestão do conhecimento. Com a gamificação o colaborador poderá:

  1. Manter-se motivado e engajado
  2. Receber feedback de forma constante
  3. Buscar novos conhecimentos para superar obstáculos futuros

Espero que este post tenha te ajudado a entender esta poderosa ferramenta. Está pensando em mais formas de melhorar o engajamento e resultados seus colaboradores? Veja aqui como a Impulse pode te ajudar.

Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que teremos prazer em te ajudar.