O processo de recrutamento e seleção é uma forma de identificar talentos que farão a empresa ter sucesso em no seu mercado. Essa busca precisa ser feita de forma muito profissional e criteriosa. O grande desafio se encontra na condução do processo.

A falta de critérios adequados e instrumentos inapropriados podem resultar em prejuízo financeiro, perda de tempo e fracasso no preenchimento da vaga. Um processo de recrutamento longo, por exemplo, pode trazer vários prejuízos para a empresa.

Por isso, é preciso planejar e executar a seleção com cuidado para que as falhas sejam evitadas e, assim, você garanta o sucesso do recrutamento.

Apesar de existir técnicas e estratégias para conseguir avaliar quais candidatos atendem aos critérios específicos da vaga, é comum que aconteçam erros por parte do selecionador. Conhecer os principais erros cometidos nos recrutamentos ajuda a prevenir e evitar problemas na condução do processo.

Abaixo, segue uma lista com os 5  principais erros que você precisa evitar no recrutamento e seleção de funcionários!

1 – Não ser claro sobre as informações da vaga

A imprecisão das informações da vaga pode resultar no interesse de pessoas que nada tem a ver com o perfil buscado e até mesmo afastar possíveis candidatos interessantes, que não entenderam bem as atribuições do cargo.

Exponha claramente os detalhes como:

  • As atividades previstas
  • O local de trabalho
  • As competências exigidas
  • A escolaridade
  • A necessidade de viagem
  • A possibilidade de home-office e
  • As bonificações que a empresa oferece

2 – Não ter um processo indefinido

Antes de anunciar a vaga, tenha estruturada e planejada todas as etapas do processo seletivo. Determine todos os prazos, recursos e estrutura para o recebimento de currículos, avaliações de desempenho, realização de dinâmicas e entrevistas. Isso evita que erros sejam cometidos e ajuda a atrair candidatos mais sérios.

3 – Deixar de pedir indicações

O currículo e a entrevista podem revelar alguns aspectos sobre o candidato, mas é preciso ir além. No momento da seleção, a pessoa fica predisposta a ocultar seus pontos fracos e frequentemente tenta mostrar ser mais do que realmente é.

Peça referências e entre em contato com colegas de trabalho, chefes, gestores ou supervisores de onde essa pessoa já trabalhou. Assim você pode se certificar que o candidato tem a postura necessária e se encaixa perfeitamente ao cargo.

Caso avalie as recomendações do LinkedIn, certifique-se da credibilidade das referências.

4 – Não se preparar para a entrevista

Avaliar candidatos é uma tarefa complexa que exige uma preparação antes de ser feita. Monte um roteiro com perguntas e saiba exatamente as necessidades e atribuições da vaga que está em aberto.

Estude com antecedência o currículo do candidato para saber com quem está falando e para possibilitar que na entrevista as dúvidas possam ser sanadas.

5 – Não ter tempo suficiente

Muitas vezes a pressa e a urgência em preencher um cargo ocioso resulta em erros e equívocos na hora do recrutamento e seleção. Da mesma forma que um processo longo demais pode ser ruim, se feito com correria pode trazer prejuízos muito grandes.

Por este motivo, faça a seleção com tempo adequado para analisar tudo o que for necessário e ter a certeza de que o candidato escolhido será efetivo para a empresa.

Mas não demore muito para encerrar o processo. Bons candidatos participam de várias outras seleções e a demora pode fazer que um talento que poderia ser seu, vá para o seu concorrente.


A boa seleção de um candidato ajuda a tornar a equipe mais harmoniosa, se convertendo em melhores resultados para a organização.

E a sua empresa faz um bom recrutamento e seleção de funcionários? Os principais erros que listamos são levados em consideração? Deixe seu comentário e nos conte a sua opinião sobre o assunto!