Diversos avanços tecnológicos combinados com novas gerações de trabalhadores vem produzindo mudanças e impactos no dia a dia da gestão de pessoas nas organizações.

As empresas precisão acompanhar essas mudanças na gestão de pessoas. Somente assim conseguirão se adequar as expectativas dos trabalhadores, conseguir reter os talentos, desenvolver melhor as competências e melhorar os resultados da empresa.

Grandes mudanças no Brasil

Do ponto de vista tecnológico destacamos, primeiramente, o aumento expressivo de brasileiros com acesso à Internet, apesar da qualidade do serviço, que ainda precisa evoluir. A última grande pesquisa sobre o tema realizada pelo IBGE em 2014, apontou que mais de 50% dos domicílios do Brasil já estão conectados à Internet, este número mais que dobrou em relação a 2009 e continua crescendo exponencialmente.

Outro dado interessante é que cerca de 80% dos que acessam a Internet contam com um Smartphone para acesso à rede. Apenas esse dado de expansão de acesso da Internet no Brasil, já demonstra o impacto no comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Além disso, somos um dos países com mais usuários em redes sociais, com cerca de 93,2 milhões de acordo com dados do Instituto IDC Brasil e entre os top 3 em várias redes sociais como Facebook e Twitter.

Tomando este contexto como base e olhando para o ambiente de trabalho das organizações, percebemos que as expectativas do colaborador mudaram. Ele está cada vez mais acostumado com a sua experiência de tecnologia do dia a dia por meio do uso de serviços como Whatsapp, Facebook, YouTube, Instagram, Google, Mercado Livre, entre outros.

Ele também já está habituado a ter as informações que precisa na palma da mão, em tempo real. Recebe notificações a cada evento relacionado aos seus grupos, por exemplo. A experiência que as pessoas têm com esses serviços e soluções mudou a sua expectativa da experiência com tecnologia no trabalho.

Nesse sentido as organizações devem estar preparadas para acompanhar esses novos colaboradores, adaptando sua gestão de pessoas e potencializando o uso de tecnologia no trabalho.

Separamos assim, 7 tecnologias e tendências aplicadas na gestão de pessoas das organizações, que vem para simplificar e atender às necessidades desses novos profissionais mais imediatistas, conectados e exigentes.

1 –  Cloud e SaaS

O termo Cloud significa a disponibilização de soluções de software via Internet em uma infraestrutura compartilhada de servidores e outros equipamentos.

A contratação e o uso de serviços em Cloud vem se tornando cada vez mais comum e é uma tendência para várias aplicações de gestão de pessoas. Um de seus principais benefícios é a eliminação da preocupação da empresa em relação à contratação, instalação e manutenção de componentes de hardware, cabendo à TI apenas a gestão do Software instalado no Cloud.

O segundo termo que mencionamos, o SaaS, traduzido como Software como Serviço, também é outra tendência observada. Significa a contratação de soluções como serviços em Cloud, sem necessidade de instalações e procedimentos técnicos.

O software é acessado por uma URL por meio de um login e senha. Normalmente nesse tipo de serviço, quando ocorre uma atualização do software, todos eles são atualizados. Nesse casso quem contrata um serviço em SaaS não precisa se preocupar com atualizações e manutenções do software, visto que isso fica a cargo do fornecedor, que apenas comunica quando estas irão ocorrer.

Nesse sentido, no mundo de trabalho, o fato da organização optar uma solução em Cloud e no modelo SaaS permite uma implantação normalmente mais rápida. Além disso, evita-se a necessidade de avaliação de uma série de aspectos mais técnicos e possibilita focar no que realmente importa, que é o serviço prestado pelo software.

2 – Big Data

Big Data é o termo utilizado para descrever uma quantidade grande ou complexa de informação que as aplicações tradicionais para analisá-las não são suficientes. As organizações geram cada vez mais informações, visto que a cada dia elas estão mais informatizadas.

Os sistemas gravam as informações de interação com os usuários como:

  • Logs de acesso
  • Operações
  • Histórico

Essa grande quantidade de informação contida nesses sistemas pode ser bem valiosa. É fundamental ter ferramentas para realizar a análise e o cruzamento dessas informações geradas. Por exemplo, cruzar informações de resultados de performance com informações de aprendizagem ou informações da folha de pagamento e do ponto do colaborador.

Essa é uma tendência que vem para ficar também. A gestão de pessoas das organizações estão cada vez mais de olho nas informações internas que podem ajudar a tomar decisões mais acertadas para cumprir os seus objetivos de forma mais eficiente.

Existem várias soluções de BI (Business Inteligence) que podem realizar esse trabalho de cruzar informações e prover visões para os usuários poderem analisar e tomar decisões com bases nelas.

3 – MOOC

Os MOOCs, acrônimo para Massive Open Online Courses, são cursos oferecidos pela internet gratuitos e normalmente com muitos inscritos.

Cada vez mais esse está sendo um meio para que os colaboradores se desenvolvam e tenham acesso a um rico conhecimento. Existem diversos sites que oferecem este tipo de curso normalmente vinculados a universidades.

No post 10 Cursos para RH Gratuitos você pode encontrar alguns desses sites e procurar cursos interessantes.

Algumas organizações já estão usando alguns desses cursos como vetores de desenvolvimento dos colaboradores. Ou fazendo uma curadoria na Internet de cursos, conteúdo, vídeo e montando trilhas de desenvolvimento de colaboradores.

4 – Gamification

Gamification é o nome que se dá para experiências similares com jogos. Ele consiste em contextualizar uma atividade ou um conjunto de atividades em um ambiente similar a um jogo, com regras, objetivos, fases e premiações.

A gamificação não é propriamente uma tecnologia, mas sim uma experiência que pode ser implementada pela gestão de pessoas utilizando-se tecnologia ou não. Hoje várias soluções voltadas para o RH utilizam-se dessa técnica em sua dinâmica de uso.

Por exemplo, destacando e pontuando os usuários que completam determinadas atividades como:

  • A realização de um curso
  • O cumprimento de uma meta
  • O compartilhamento de conteúdo

O Gamification leva ao engajamento maior do usuário na atividade proposta e por consequência no seu trabalho. É uma prática que está se consolidando e ficando cada vez mais comum no ambiente de trabalho.

Veja neste artigo exclusivo de gamificação como ela pode influenciar o engajamento dos colaboradores.

5 – IoT – Internet of Things

Traduzindo: Internet das Coisas. O termo serve para descrever a rede de comunicação entre dispositivos que estão conectados à Internet. Como por exemplo smartphones, smartwatches, carros, prédios, etc.

A popularização deste tipo de comunicação entre dispositivos incorrerá em diversos impactos no trabalho. Alguns exemplos podem ser a transmissão de dados do smartphone ou do smartwatch para aplicativos da empresa indicando qual o nível de atividade física da pessoa, dados de sua saúde, o que pode ajudar a empresa a prevenir faltas por motivos de saúde.

Outra possibilidade é a indicação do local em que o colaborador está e quanto tempo vai demorar para chegar, por exemplo, em uma reunião. Existem inúmeras possibilidades nesse sentido.

Os aplicativos tendo autorização para trocar informações com outros aplicativos, cria-se uma rede com uma capacidade de inteligência avançada e que se utilizada de forma correta poderá trazer vários ganhos à organização e para seu colaborador.

6 – Mobile

Essa é uma das tecnologias mais óbvias e que já está com um uso super disseminado. No Brasil, o número de smartphones chegou 168 milhões em 2016 segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas realizada pela FGV-SP e a tendência é aumentar.

Apesar da maioria dos colaboradores de uma empresa terem um Smartphone, a participação da empresa nesse meio que o colaborador utiliza diariamente ainda é muito tímida. São poucas as empresas que possuem uma estratégia mobile.

Contando que o colaborador passa horas do dia conectado nesse dispositivo é muito importante que a gestão de pessoas das empresas atente-se para isso e faça com que a organização esteja presente nesse meio, obtendo uma fatia do tempo do colaborador.

Isso pode trazer benefícios como, por exemplo:

  • Disseminar  sua cultura
  • Mantê-lo atualizado
  • Permitir acesso à informações

Só assim a empresa poderá criar vínculos digitais com seu colaborador oferecendo praticidades e serviços a ele.

7 – Redes Sociais e Vídeos

O vídeo é sem dúvida um dos tipos de conteúdo que mais engaja. Este tipo de mídia tinha uma produção mais complicada e onerosa no passado, mas hoje todo mundo que possui um smartphone pode produzir, editá-los de forma fácil e compartilhar.

No mundo do trabalho, esta prática ainda é pouco encorajada, no entanto pode trazer muitos impactos no dia a dia do colaborador.

Aliada às redes sociais corporativas, que estão se tornando cada vez mais comuns, a produção de conteúdo em vídeo e seu compartilhamento no ambiente de trabalho é uma excelente estratégia pra disseminação, retenção e gestão do conhecimento na organização.


No site da Impulse, você também encontra mais sobre as soluções que oferecemos para as empresas, contemplando essas tecnologias.

E você, vê alguma tendência ou alguma tecnologia no seu trabalho fora essas que foram citadas? Não deixe de compartilhar conosco.