A ideia de ter uma cultura de alta performance é cultivada por várias organizações que almejam crescimento de mercado e a retenção de seus melhores talentos. É por meio dela que é possível atingir um padrão de excelência tanto em relação aos produtos quanto no que se refere aos serviços prestados pela companhia.
No artigo de hoje, explicaremos o que é a cultura de alta performance, por que ela é tão importante para um negócio e como ela impacta o empreendimento. Confira!
O que é a cultura de alta performance?
A cultura de alto desempenho pode ser definida como o conjunto de comportamentos que levam a organização a ter resultados superiores.
Por meio dela, a empresa é impulsionada à alta performance, conquistando melhores resultados tangíveis (financeiros) e intangíveis (satisfação do cliente, retenção de talentos, desempenho superior na produção, entre outros).
Para atingir a cultura de alta performance, é preciso que as ações estejam alinhadas aos objetivos da empresa e também às demandas do mercado moderno. Para isso, é necessário ter eficácia ao lidar com as questões humanas na gestão de pessoas, ou seja, trabalhar para que os colaboradores atuem em prol da construção de uma companhia de alto valor.
Como é implementada?
Para implementar a cultura de alta performance, é preciso criar um ambiente estimulante para que os colaboradores se desenvolvam.
Além disso, é necessário encorajar a inovação constante, trabalhar a agilidade, comunicação entre profissionais de diferentes áreas, reconhecer o bom trabalho, valorizar a cultura organizacional, entre outros pontos.
Não menos importante é construir uma liderança forte e bem estruturada. Isso porque serão os líderes que guiarão a equipe para que ela trabalhe produtivamente, transformando o empenho em resultados surpreendentes para a organização.
Por que a cultura de alta performance é tão importante?
Existe uma série de benefícios envoltos na implementação da cultura de alta performance, o que só reforça a importância dela para a organização. Segundo uma pesquisa da EY, denominada “Partnering for performance” Part 2: the CFO and HR, as empresas que seguem esse modelo de negócios possuem maior maturidade em suas estruturas organizacionais.
Além disso, elas têm uma atuação mais estratégica, o que as eleva a outro nível em comparação com os seus concorrentes de mercado. Isso pode ser explicado pelo fato dos colaboradores estarem mais envolvidos na busca pela solução dos problemas.
Ademais, eles possuem um processo de monitoramento mais eficaz com relação aos recursos humanos, o que ajuda na adoção de estratégias que afetam diretamente o desempenho da organização.
O impacto disso para a empresa é que ela passa a ter:
- um ambiente mais autônomo;
- lideranças mais fortes;
- resultados financeiros consideravelmente maiores;
- aumento na taxa de retenção de talentos;
- melhoria contínua dos produtos e serviços;
- aprimoramento dos programas de treinamento;
- maior consistência da gestão, já que ela tem bem definidos quais são os valores e a missão da empresa.
Outro aspecto importante do processo de cultura de alta performance é que, além de se tornar uma referência para os clientes, a empresa se destaca frente aos talentos de diferentes áreas. Isso quer dizer que ela adquire força como marca empregadora.
Como foi possível ver ao longo do artigo, implementar a cultura de alta performance é algo imprescindível para melhorar o desempenho do negócio tanto internamente quanto externamente.
Agora que você já entende melhor sobre a cultura de alta performance, que tal assinar a nossa newsletter? Você receberá conteúdos diretamente no seu e-mail sobre este e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas!