Com a globalização, abertura do mercado para novos players e as exigências dos consumidores, as empresas passaram a necessitar de cada vez mais diferenciais para se manter no topo. Não é a toa que a educação corporativa se tornou uma vantagem competitiva.

Ao transpassar os limites dos institutos educacionais, o ensino dentro das empresas passou a ter um importante papel no alcance de metas. Quer conhecer mais sobre essa estratégia e aplicá-la na sua empresa? Então, você não pode deixar de ler o nosso artigo de hoje!

O que é educação corporativa e quais as estratégias para aplicá-la?

A educação corporativa consiste na gestão de conhecimento dentro das empresas. Sendo assim, ela se caracteriza por suprir as necessidades da organização por meio de práticas que visam aperfeiçoar as habilidades técnicas e teóricas dos profissionais.

Com o mercado cada vez mais exigente, como já mencionamos, o conhecimento se tornou tão importante quanto a criatividade e inteligência.

Não basta oferecer bons salários e bônus aos funcionários, para que eles se sintam motivados. É preciso ajudá-los no desenvolvimento e, consequentemente, reverter isso em prol do crescimento da organização.

Muitas companhias com excelência de serviços e processos, tecnologias avançadas bem utilizadas, são fruto da educação corporativa bem aplicada. Elas utilizam diferentes ferramentas como, plataformas LMS, e-learning, gamificação e avaliação de treinamento para implementar as boas práticas.

Como a educação corporativa pode garantir vantagem competitiva para a empresa?

Grandes empresas como Whirlpool e a Schulz viram uma grande oportunidade de treinar os seus colaboradores por meio de uma universidade corporativa. Antes de aplicar novas tecnologias ou mudar processos, os funcionários passam por treinamentos.

Mas não é só isso, elas também oferecem bolsas de estudos para que os colaboradores possam se desenvolver. Os cursos de MBA, idiomas, técnicos e graduações são contemplados pela iniciativa. A ideia é que eles se qualifiquem e tragam novos conhecimentos para dentro da empresa.

Por isso, se a sua empresa precisa de novas lideranças, especialistas em determinadas áreas e crescimento com qualidade, o investimento na iniciativa é fundamental. Isso motiva o funcionário e faz com que eles também busquem oferecer o seu melhor no trabalho.

Quais os benefícios da educação corporativa?

Profissionais mais engajados

Geralmente, os profissionais que passam por bons treinamentos se tornam mais engajados. Isso porque eles adquirem conhecimento e fazem com mais propriedade e rapidez o trabalho dado a eles. Consequentemente, a produtividade aumenta, motivando-os a sempre melhorar.

Atualização constante

Ao manter um centro de treinamentos na sua empresa, sempre que surgirem novidades é possível organizar para que todos os funcionários adquiram o novo conhecimento. Além de economizar com a contratação de pessoas de fora, você colabora com o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e também coloca a empresa em uma posição mais competitiva no mercado.

Retorno sobre investimento

A educação é um investimento que a pessoa faz para a vida. Por essa razão, se a sua empresa aposta nisso, o crescimento dela além de exponencial, é mais humano. Ou seja, ela ganha com a retenção de talentos e esses por sua vez revertem as suas habilidades em trabalho de qualidade, gerando lucros.

Sinergia entre equipes

Uma das grandes dificuldades dentro de uma empresa é que a equipe todo se una em torno de um objetivo. Isso acontece, principalmente, devido às diferenças entre qualificações e também características pessoais. A vantagem competitiva de ter pessoas trabalhando em conjunto em torno de um objetivo é algo imprescindível nos dias de hoje.

Possibilidade maior de acerto

Um colaborador que chega a sua empresa com pouca experiência, não necessariamente deve ser menos valorizado que um especialista. Aliás, ao trabalhar a educação corporativa, é possível evitar alguns “vícios” (manias) vindos de outras corporações.

A vantagem competitiva é algo possível de se alcançar por meio de um bom planejamento da educação corporativa. Por isso, invista em certificações, tutorias e parcerias com instituições de ensino. Assim, o processo de aprendizado se torna mais fácil. Para saber mais sobre o assunto baixe o nosso e-book: “Passo a passo: implementando a Educação Corporativa com sucesso”!