Ao longo do tempo, o RH vem tomando uma postura cada vez mais estratégica, participando do processo de  tomada de decisão na organização e sendo um motor de mudanças.

Nesse contexto, é fundamental que os gestores de RH estejam munidos de boas ferramentas que os auxiliem na tomada de decisão e que colaborem para o desenvolvimento dos colaboradores e da cultura organizacional. Dessa maneira, as tecnologias da informação (TI) apresentam um papel ímpar nesse processo.

O mercado atual está se tornando cada vez mais competitivo e exige agilidade das empresas. Para o setor de RH, isso não é diferente.

Nesse sentido, a utilização de sistemas de informação automatizados para a gestão é essencial. Essas soluções podem disponibilizar aos gestores dados e informações com qualidade e consistência para o auxílio da tomada de decisão.

Os computadores começaram a ser usados como instrumento do RH por volta da década de 80. Inicialmente, eles faziam parte principalmente do trabalho operacional, como no controle de folha de pagamento e no cadastro de colaboradores.

Como a TI pode ajudar a tomada de decisão do RH?

Os dados a serem analisados em uma empresa vêm de fontes variadas: vão desde dados de clientes e de vendas até dados de colaboradores e de processos.

Essa grande quantidade de dados pode trazer uma boa fonte de análise, a qual pode revelar insights que alavanquem os negócios. Assim, é possível melhorar os processos atuais e evidenciar problemas para que sejam criadas novas estratégias.

Por exemplo, o RH pode rastrear as equipes que tem uma alta rotatividade de funcionários. Assim, os gestores podem tentar localizar as causas e promover mudanças para evitar o turnover.

Com todo esse volume de informação, faz-se necessário criar uma estrutura para melhorar sua visualização e limpar possíveis dados irrelevantes ou desconexos.

Para auxiliar os gestores, diversas tecnologias, técnicas e processos foram criados com o intuito de organizar os dados e trazer informações mais confiáveis. Quais são elas?

ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema de Gestão Empresarial)

O ERP é o sistema de integração de gestão mais usado das empresas. Ela gere vários processos, desde a parte operacional até a estratégica, atuando em diversos setores como o RH, TI, Comercial, Financeiro, entre outros.

Por ser um sistema integrado, há o uso de um banco de dados central com vários módulos e redundâncias, sendo uma eficiente fonte de informação da empresa. São geralmente comercializados em módulos que devem se adequar ao modelo de negócio da organização.

A tomada de decisão é um processo de várias etapas. Dessa forma, é muito importante que haja dados de fontes diversas (como comerciais, logísticos e financeiros). Nesse sentido, o gestor de RH se beneficiará muito dessa solução, por fornecer dados estratégicos da empresa de forma ágil e fácil.

Quando se alia essa tecnologia com o Business Intelligence, o trabalho se torna ainda mais eficaz.

O BI é capaz de organizar e estruturar esses dados para uma melhor visualização das informações fornecidas.

Business Intelligence

O BI pode ser entendido como um processo (ou seja, o conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas), ao qual permite à organização a análise das informações com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão.

Esse processo passa pela coleta, organização e análise dos dados, com a finalidade de elaborar relatórios e painéis para o acompanhamento das atualizações da empresa. A partir desse processo, os gestores poderão tomar decisões com base em evidências.

Para ser um suporte à tomada de decisão, ele mostra dados que medem o desempenho passado para prever o futuro, e, assim, evitar “achismos”. Por isso, o BI precisa de um mínimo de tempo para ter dados suficientes que sejam capazes de trazer informações úteis.

Como aplicar essa tecnologia nos processos de RH?

Como dito, o Business Intelligence coleta e dá um significado para os dados da organização.

Neste contexto, o RH pode usar o BI como uma forma de analisar os indicadores de gestão e de desempenho e entender o andamento das atividades, a evolução dos colaboradores, a maturidade da organização e o mapeamento do mercado e principais clientes.

As aplicações para o RH são diversas. Abaixo, listamos as principais áreas em que a tecnologia de coleta e análise de dados pode ser útil. Confira!

Recrutamento

É uma das áreas mais importantes dentro do RH, pois ela tem o objetivo de diminuir ao máximo os erros de contratação para evitar altas taxas de rotatividade.

Nesse aspecto, o BI pode auxiliar a mapear os principais perfis dentro da empresa e conhecer o tipo de colaborador “ideal”.

Com isso, a procura se torna muito mais objetiva. Atualmente, as contratações devem se basear muito mais em comportamentos do que em qualificações técnicas, pois estudos demonstraram que as demissões geralmente ocorrem por conta de questões comportamentais.

Retenção de talentos

Reter os colaboradores é um dos grandes desafios para o RH.

O BI nesse sentido pode auxiliar os gestores e o próprio RH a determinar possíveis causas de desligamentos voluntários, gerando relatórios sobre os colaboradores para análise desse histórico.

Nessa pesquisa, podem ser reveladas possíveis causas e cenários que ocasionaram esses desligamentos.

Performance das equipes

Uma atividade bem importante do RH é verificar como está o comportamento e a performance das equipes.

Nesse ponto, as soluções de BI podem verificar com mais precisão os custos e os lucros que os colaboradores propiciam a empresa.

É uma ótima oportunidade para a organização reconhecer talentos com promoção e bonificação e verificar pessoas que precisam de mais desenvolvimento.

People Analytics

Nos últimos anos, o RH vem coletado diversos dados dos colaboradores das empresas.

O People Analytics vem para coletar, organizar e analisar esses dados sobre o comportamento e o desenvolvimento dos colaboradores, com a finalidade de prever tendências e aprimorar o planejamento para uma melhor tomada de decisão.

Seu ponto alto é reconhecer os funcionários como o recurso mais valioso para a empresa. Por conta disso, eles merecem trabalhar em um ambiente motivador para se tornarem mais felizes e produtivos.

O People Analytics, como uma tecnologia analítica de Big Data, tem o poder de entender as massas de dados advindas dos funcionários como:

Com a análise destes dados, é possível reconhecer talentos, equipes com baixa produtividade, quedas de satisfação do cliente e alta rotatividade de colaboradores, por exemplo.

Esses insights criados pelas soluções de People Analytics visam gerar tendências que tragam informações relevantes na hora da tomada de decisão da forma mais automatizada possível.

Assim, são reduzidas certas interações humanas que podem trazer vieses, subjetividade e equívocos durante o processo de análise.

Para fazer melhores predições, certas soluções trazem o Aprendizado por Máquina — Machine Learning —  como forma de refinar as informações por meio de reconhecimento de padrões e uso de algoritmos como o de Redes Neurais Artificiais.

Conheça a história de quem fez dos dados uma vantagem competitiva

No caso da IBM, um dos seus principais desafios era treinar de forma eficiente seus funcionários.

Através de uma ferramenta de interpretação analítica da própria empresa, ela criou conteúdos personalizados para cada colaborador. Com isso, o funcionário ganhou uma plataforma de treinamentos internos à disposição e com indicações individuais ao estilo Netflix.

Outro uso do People Analytics pela IBM foi no plano de carreira. Usou-se essa tecnologia para cruzar dados de potencial, aprendizado e relacionamento do colaborador para justificar promoções, desligamentos e realocações.

Já o Google usou o People Analytics para melhorar seu processo de recrutamento e encontrar o perfil adequado a certa posição.

Agora que você já conhece as principais ferramentas de coleta e análise de dados disponíveis para o departamento de RH, você está pronto para iniciar um novo processo de tomada de decisão em sua empresa?

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