Empresas bem-sucedidas compreendem as necessidades e os desejos dos seus funcionários e trabalham para criar um ambiente positivo, em que as pessoas possam prosperar.

Uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, e seus resultados fornecem uma base para o planejamento efetivo de ações — que busca o desenvolvimento de funcionários e mudanças organizacionais.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional é um relatório que quantifica atitudes e crenças. Seus resultados ajudam a criar uma imagem holística da organização e permitem que a empresa descubra e aproveite melhor seus pontos fortes. O feedback também destaca questões que podem estar inibindo o sucesso individual e organizacional.

Isso acontece porque, embora indivíduos possam se sentir inibidos a serem honestos em entrevistas individuais, pesquisas anônimas podem ajudar a identificar a causa da rotatividade dos empregados e descrever o impacto dos atuais programas e das políticas da empresa.

Essas pesquisas também dão aos funcionários a oportunidade de descrever sua cultura desejada e às organizações a chance de estabelecer uma referência para avaliar as mudanças no desempenho geral ao longo do tempo.

Por fim, a gerência pode, por meio de pesquisas de clima organizacional, demonstrar que se preocupa com seus funcionários, tomando medidas com base no feedback recebido.

Como funciona uma pesquisa organizacional?

Existem várias etapas importantes no processo de realização de uma pesquisa de clima organizacional bem-sucedida. Primeiramente, a organização deve determinar as metas e os objetivos do processo de pesquisa e, em segundo lugar, deve desenvolver um questionário com base nesses objetivos.

O próximo passo é crítico, mas muitas vezes ignorado: as empresas devem explicar e orientar seus funcionários sobre a importância do processo. As medidas de confidencialidade devem ser abordadas e os avaliadores precisam informar o que acontecerá com o resultado final e quem receberá os resultados. A fase de relatório do processo é fundamental para o planejamento de ações.

O relatório deve ser dividido em departamentos e precisa incluir classificações e comentários numéricos. Uma análise sistemática dos resultados tende a identificar departamentos ou níveis específicos dentro de uma organização e seus respectivos pontos fortes e desafios.

Gerentes de cada área devem estabelecer metas específicas e planos de ação para melhoria. Todos na organização receberão, ao final do processo, um resumo dos resultados com as estratégias de melhoria desenhadas — e todas as ações baseadas nos resultados precisam ser divulgadas.

As pessoas precisam saber que gastaram seu tempo preenchendo um formulário que vai gerar mudanças na empresa. Se os funcionários não acharem que a pesquisa mudou as coisas para melhor, eles não vão querer responder pesquisas futuras — e isso é prejudicial para o negócio.

Pesquisas de clima organizacional devem ser realizadas anualmente, pois o desenvolvimento organizacional é um processo, não um evento.

Como implementar uma pesquisa de clima organizacional?

Os questionários de pesquisas organizacionais costumavam ser impressos em papel, mas hoje foram substituídos por pesquisas eletrônicas, que permitem mais velocidade, conforto e economia de recursos.

Softwares de levantamento facilitam a combinação das perguntas com a captura dos dados online e garantem a confidencialidade. Funcionários podem acessar os sites com códigos de identificação privados do seu local de trabalho ou de qualquer outro ponto de acesso e completar a pesquisa quando bem entenderem.

O software não só automatiza a pesquisa, mas permite que os resultados sejam vistos durante e depois da consulta. As estatísticas de respostas são calculadas automaticamente e o painel com os indicadores é atualizado em tempo real. A tecnologia pode ainda gerar relatórios automaticamente e analisar dados por seções.

Isso significa que as diferenças nos grupos serão vistas com facilidade, o que permitirá à gestão dissecar problemas e oportunidades, além de perceber evoluções, entender ROIs e saber se as estratégias que a empresa traçou melhoraram os níveis de motivação pessoal dos colaboradores.

Uma análise quantitativa, porém, não é a única coisa a ser feita quando se tem uma pesquisa de clima organizacional em mãos. Uma análise qualitativa também deve ser realizada pela empresa e por um especialista em clima organizacional — geralmente de uma empresa externa.

O especialista fornecerá os conhecimentos necessários de RH e estatística e a opção de comparar os resultados com os cases de outras empresas (em um processo conhecido como benchmarking). A participação da empresa é imprescindível porque é ela que situa os resultados no contexto apropriado.

Ao final do processo, ambas as partes cooperam na concepção da estratégia a se seguir para alcançar os objetivos de clima organizacional em andamento.

Que perguntas fazer em uma pesquisa de clima organizacional?

Agora que você já sabe como conduzir uma pesquisa de clima organizacional, deve estar se perguntando o que deve ser incluído no seu questionário. As perguntas abaixo são um bom começo.

  • Você acredita que a empresa tem oportunidades de crescimento para você?
  • Você tem acesso fácil às informações necessárias para executar a sua função?
  • Você aprende coisas no seu trabalho?
  • Seus chefes ajudam você a aprender e melhorar nas suas tarefas?
  • Você confia nos seus colegas de trabalho?
  • Você tem uma boa relação com os seus colegas de trabalho?
  • Em geral, seus colegas de trabalho são boas pessoas para dividir conhecimento?
  • Todos os funcionários estão envolvidos na tomada de decisões?
  • Você está feliz no seu trabalho?
  • Você tem um plano de carreira?
  • Você conhece os objetivos da empresa e acha que trabalha de acordo com eles?
  • Você gostaria de ter responsabilidades maiores?
  • Você geralmente obtém ajuda dos seus colegas de trabalho quando precisa?
  • A empresa oferece oportunidades de treinamento para todos?
  • Você se sente encorajado a contribuir para a melhoria dos processos de trabalho da empresa?
  • Você acredita que oferece produtos e serviços necessários para a comunidade?
  • Você se sente realizado profissionalmente?
  • Você tem orgulho de trabalhar nessa empresa?

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que você pode incluir na sua pesquisa de clima organizacional. Idealmente, as questões devem ser desenvolvidas tendo em mente a realidade da sua empresa e com o auxílio do seu time de RH. No final das contas, são esses profissionais que conhecem a sua equipe melhor do que ninguém!

No mundo dos negócios, uma pesquisa de clima organizacional é indispensável para o planejamento estratégico, permitindo que empresas gerenciem a motivação dos seus funcionários para obter os melhores resultados.

Por isso, você deve escolher a melhor ferramenta para apoiar a realização da sua pesquisa de clima organizacional. Conheça o software da Impulse e descubra como ele pode ajudar você a gerenciar metas e a avaliar o desempenho da sua equipe!