Passamos por uma revolução na aprendizagem potencializada pela explosão de conteúdos que temos hoje disponíveis pela internet.

Ao mesmo tempo, os principais líderes percebem cada vez mais a importância de terem suas equipes bem treinadas e prontas para os desafios do trabalho. O que impacta o seu LMS corporativo.

Organizações que desenvolvem e adotam uma estratégia de gestão do conhecimento promovem maior satisfação e engajamento no ambiente de trabalho. Pesquisas recentes mostram que até 40% dos colaboradores que não recebem um bom programa de desenvolvimento tendem a se desligar da empresa no primeiro ano.

É um dado impossível de ser ignorado. Principalmente se sua empresa quer ter sucesso no mercado.

Para apoiar as empresas no desenvolvimento das suas equipes, o mercado de soluções de Gestão de Aprendizagem (LMS – Learning Managment System ou AVA – Ambiante Virtual de Aprendizagem) ganhou nos últimos anos um grande espaço e deve atingir U$7.8 bilhões até 2018 (segundo estudo do Bradon Hall Group).

No entanto, o nível de satisfação com as plataformas de ensino se mantém baixos desde 2012.

Um em cada cinco projetos não vão renovar seus contratos com as soluções contratadas. Cerca de um terço das organizações não recomendam suas plataformas atuais!

Para isso, uma série de pesquisas estão sendo feitas para entender o que deve ser avaliado em uma plataforma LMS.

O Aragon Research Globe™ realizou uma extensa pesquisa avaliando diversos fornecedores do Mercado e listou algumas tendências para ficarmos atentos.

Nesse artigo escolhemos 6 principais temas que você deve considerar para seu projeto.

1 – Aprendizagem social e colaborativa

Junto com as redes sociais, a aprendizagem social veio para ficar. Muitas empresas já oferecem o Blended Learning com ótimos resultados. Contudo, a próxima fase combina a aprendizagem formal com a troca de experiências em comunidades online.

aprendizagem social

De acordo com o estudo do Brandon Hall Group de 2014, 61% das empresas dizem que seus funcionários precisam acessar recursos de aprendizagem com frequência semanal ou até diária para serem eficazes em seu trabalho. Em um ambiente que se concentra somente na aprendizagem formal, isso pode ser quase impossível.

Apesar das pesquisas por trás do modelo de 70/20/10 indicarem que apenas 10% da aprendizagem organizacional ocorre em um ambiente formal, as empresas ainda gastam uma quantidade enorme de seu tempo e recursos na aprendizagem formal.

A boa notícia é que existe claramente uma mudança em curso. Embora os esforços e investimentos na aprendizagem formal ainda sejam muito maiores que os 10% do modelo oficial, isso vem sendo otimizado nas organizações. Alguns anos atrás, era muito difícil criar, entregar e gerenciar a aprendizagem informal. Agora essa já é uma realidade em várias organizações.

Atualmente a riqueza de ferramentas sociais e colaborativas permitem às empresas facilitar e incentivar a aprendizagem informal. A Gestão de Conhecimento e on-the-job training já estavam acontecendo anteriormente, porém, sem a gestão apropriada.

Atualmente vemos ambientes de aprendizagem corporativos com blogs, compartilhamentos de mídia, fóruns de discussão e várias ferramentas de comunicação projetadas para manter os alunos ligados na aprendizagem e nos outros pares.

Na perspectiva de colaboração em tempo real, ter uma aula virtual ou participar de um Webinar já está se tornando comum. Muitos fornecedores de LMS integram-se com serviços de web conferência fazendo a reutilização de aulas gravadas uma das principais fonte de conteúdo da organização.

2 – Mobile learning

Em um mundo cada vez mais móvel, é quase obrigatório que as organizações definam qual papel o Mobile Learning deve desempenhar na sua estratégia. E a resposta não é simplesmente permitir o acesso através de dispositivos móveis. A complexidade da estratégia móvel depende muito dos objetivos organizacionais, objetivos de aprendizagem e das preferências do público.

mobile learning

Apesar da presença dos dispositivos móveis e do potencial que eles têm, ainda estamos nos estágios iniciais da aprendizagem móvel. Quase todos os principais provedores de LMS oferecem aplicativos para a aprendizagem móvel, mas os recursos e capacidades variam muito.

Um ponto fundamental que vemos no mercado de mobile learning é o desejo de permitir a realização de cursos e-learning mesmo sem o acesso à internet. Alguns fornecedores já apoiam essa necessidade crítica.

Um ponto que ainda dificulta o aumento do uso da aprendizagem móvel é o conteúdo legado. As empresas precisam atualizar cursos de aprendizagem antigos e se livrar de conteúdo em Flash que não funcionam em dispositivos móveis.

3 – Vídeos em qualquer lugar

Mais do que qualquer outro tipo de recurso, pessoas que querem aprender rapidamente, querem vídeos. A aprendizagem em vídeo está em ascensão e a capacidade de aprender e colaborar em vídeo é o futuro.

Olhos abertos para soluções que oferecem canais de vídeos e ferramentas de Web conferência com gravação de vídeos. Além dos vídeos nos cursos (em formato SCORM ou não.)

4 – Gestão de aprendizagem x Gestão de talentos

No Brasil já começamos a ter projetos bem sucedidos de gestão de talentos e esse tipo de solução (TMS) está se tornando mais comum. Mas a área de Treinamento e Desenvolvimento ainda é a mais desafiadora em uma suíte de talentos, porque a aprendizagem não é apenas um módulo da aplicação, é um ecossistema inteiro:

  1. Treinamento presencial
  2. E-learning
  3. Aprendizagem Social
  4. Desenvolvimento de Competências
  5. Gestão de Compliance

Ao iniciar um novo processo de aquisição de uma plataforma LMS, é muito importante avaliar as necessidades dos outros processos da Gestão de Talentos como Performance, Recrutamento e Sucessão. Mesmo não optando por uma solução unificada, é crítico avaliar as formas de integração dessas áreas.

5 – Cloud é uma opção obrigatória

As empresas estão percebendo cada vez mais que é mais fácil de ter suas aplicações, como as de gestão de aprendizagem e talentos, na nuvem. Quase todos os principais fornecedores já oferecem suas plataformas na nuvem.

A atenção requerida nesse item são as políticas de segurança e os termos de SLA (Service Level Agreement). LMS oferecidos em Cloud ou SaaS não permitem muitas customizações no código do produto, portanto deve ser avaliado as formas de integração com outros sistemas e de extensão das funcionalidades.

6 – Aprendizagem preditiva é o futuro

Sabemos que a gestão da aprendizagem ainda é uma experiência manual e precisa ser altamente personalizada para atingir o engajamento dos alunos. Mas a novidade está na a aprendizagem preditiva que está se aproximando rapidamente.

Cursos, competências e conteúdos podem ser recomendados e entregues aos estudantes sob demanda e de acordo com o seu perfil. Hoje, poucos fornecedores oferecem recursos de aprendizagem preditiva e inteligente, mas é esperado que muitos adicionem este conjunto de recursos ao longo dos próximos meses.

Essa exigência vem do próprio usuário final cada vez mais acostumado à informação personalizada ao seu perfil em serviços online como Netflix e Amazon.

E não esqueça de comentar com suas experiências!


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