Falamos anteriormente aqui no blog sobre alguns conceitos importantes da gestão do conhecimento. Muitas vezes os benefícios nas organizações podem parecer um pouco intangíveis. Porém, por que as grandes organizações estão se preocupando tanto com isso?
Neste post vamos explorar algumas das motivações para uma organização investir em uma estratégia para a gestão do conhecimento contribuindo para a gestão do capital humano.
Quais os benefícios da gestão do conhecimento?
Ter um processo bem organizado de gestão do conhecimento permite a sua empresa a:
- Criar processos mais rápidos de desenvolvimento de competências através do SCORM.
- Aumentar a inovação e o aprendizado através de processos colaborativos.
- Levar experiência, conhecimento e “know-how” de funcionários mais experientes para toda a organização.
- Gerenciar de forma estruturada todo o capital intelectual.
Esses benefícios fazem com que a gestão do conhecimento ganhe muita importância e prioridade nas empresas. No entanto, como isso pode ser evidenciado no dia a dia dos colaboradores da empresa? É exatamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.
Como ver na prática os benefícios da gestão do conhecimento?
Quando o conhecimento é de fácil acesso e transmitido de maneira inteligente, a empresa ganha velocidade no desenvolvimento e vantagem competitiva. Isso, na prática é refletido das seguintes formas:
- Colaboradores não precisam esperar para aprender e elaborar processos do zero. Podem beneficiar-se das experiências anteriores e melhorar o que existe.
- Redução da perda de informação e da recriação do conhecimento. Permitindo um foco maior no trabalho e na melhoria dos processos e impulsionando diretamente o crescimento do negócio e a inovação.
- As equipes têm acesso fácil aos conhecimentos e informações que eles precisam para se desenvolver, criar e inovar. Isto aumenta a velocidade do desenvolvimento de novas estratégias, produtos ou serviços.
- A colaboração e compartilhamento de conhecimento se torna natural e institucionalizada na organização, eliminando gargalos e aumentando a inovação.
Todos os pontos citados acima têm impacto direto nos resultados do negócio. Quando bem feitos, podem levar a melhores tomadas de decisão, aumento na produtividade e redução de custos com processos desatualizados.
O Conselho Executivo Corporativo da GE (CEC) é um exemplo de como uma empresa coloca um sistema de gestão do conhecimento em prática para ajudar os executivos a compartilhar informações e melhorar a sua tomada de decisão.
O CEC é composto pelos líderes dos quatorze grandes negócios da GE e realiza anualmente sessões de dois dias. Estas sessões são fóruns para compartilhar as melhores práticas, acelerar o progresso e discutir sucessos. Também servem para analisar os fracassos e experiências. Simples, né? Mas o impacto é enorme.
Você usa a memória da sua organização para beneficiar o negócio? Conte para a Impulse nos comentários abaixo!
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