A NASA – Agência Nacional Espacial e da Aeronáutica dos Estados Unidos, tornou público seu “ambicioso plano” (termo utilizado pela própria agência para descrever seu HCM) para promover o engajamento de seus colaboradores e tornar a NASA um lugar ainda melhor para se trabalhar. Veja na íntegra através do link: A Guide to Building a Highly Engaged Workforce .
O documento é um guia que descreve um conjunto de boas práticas para engajamento dos colaboradores e vale a a leitura completa. Aqui fizemos um resumo das partes mais importantes do HCM da NASA, que podem auxiliar sua organização na gestão e engajamento do capital humano.
Como funciona o HCM da NASA?
A NASA, assim como outras organizações, passou por mudanças significativas nos últimos anos no cenário em que atua. Dentre elas podemos destacar o surgimento de novas empresas que promovem viagens aeroespaciais comerciais, a diminuição de suas missões, a proliferação de pequenos satélites, mudanças tecnológicas no setor aeroespacial, entre outras.
Porém, um ponto que não mudou, foi a necessidade de seu time responder aos novos desafios com criatividade e inovação. Neste sentido a agência identificou 3 áreas foco com objetivo desenvolver seu HCM e promover uma cultura de criatividade e inovação:
- Reconhecer e Recompensar desempenho inovador
- Engajar e Conectar seus colaboradores
- Construir um modelo de Supervisão e de Liderança
No diagrama abaixo, extraído do documento, vemos como essas áreas se relacionam para promover a cultura que a agência deseja:
Abaixo vamos falar sobre cada um destes três itens.
1 – Reconhecimento e recompensa
Em seu HCM a NASA se baseia nos insights de Dan Pik relacionados à motivação que podem ser entendidos acessando o vídeo:
Outra referência que colocam em relação a reconhecimento e recompensa é o que chamam de “Teoria da Diversão”, que diz que as pessoas tendem a fazer atividades que sejam mais divertidas. Em nosso artigo sobre gamificação você pode mais sobre como prover essas atividades na sua empresa.
Em seu HCM eles exemplificam com esse vídeo super divertido:
A agência possui inúmeros programas de premiação por inovação, muitos não remunerados, além de workshops que ao seu final celebram os profissionais mais inovadores.
A NASA descreve algumas dessas premiações como sendo boas práticas de como recompensar e reconhecer estas ações inovadoras. Contudo, basicamente são eventos em que são destacados e reconhecidos colaboradores que desempenharam de forma inovadora.
2 – Engajar e conectar seus colaboradores
Neste aspecto a NASA possui a maior pontuação em uma pesquisa realizada anualmente entre as agências federais americanas com 77% dos colaboradores avaliando a NASA positivamente. Mesmo com este alto índice, a agência vê espaço para melhorar.
No seu Guia a NASA elenca ferramentas de HCM e ações que visam melhorar o engajamento e a conexão dos colaboradores. Alguns exemplos:
- Criação de comunidades
- Fóruns em que qualquer colaborador pode fazer perguntas para níveis de liderança maiores dentro da organização
- Eventos regulares abertos para interação de colaboradores com especialistas que estão participando em projetos ou experimentos desconhecidos por muitos
- Virtual Summits em que a interação entre os colaboradores ocorre em eventos por web conferência
3 – Supervisão e liderança
Por último para na área de supervisão e liderança em sua estratégia de HCM a NASA aponta as seguintes metas:
- Expandir a capacidade e prontidão dos colaboradores para exercer liderança e gestão em funções formal e informais.
- Engajar e reter colaboradores com alto potencial.
- Aumentar a habilidade de líderes e supervisores de suprir as necessidades da organização.
Dessa forma, fica claro que a NASA espera alta performance de seus colaboradores. Em contrapartida, seus colaboradores devem esperar supervisores e líderes excelentes.
Neste sentido a NASA coloca que é fundamental a construção das habilidades requeridas nos supervisores e líderes para que a agência continue superar os desafios a ela propostos.
Algumas práticas são sugeridas também para os supervisores e líderes como:
- O estreitamento do relacionamento com seus colaboradores.
- Treinamentos específicos relacionados à comunicação, confiança e elementos humanos.
- Planejamento e comparecimento a eventos sociais com a equipe.
- Promover “Almoço e Aprendizagem” com sua equipe abordando algum tópico específico.
- Ser transparente nas comunicações dizendo o que você sabe, o que não sabe e o que gostaria de saber.
Sua estratégia de HCM vai bem mais além do que o colocado aqui. Ela contém uma série de apêndices repletos de boas práticas de gestão do conhecimento e capital humano, além de ferramentas que a equipe da NASA utiliza. Um prato cheio para todos os que se interessam pelo tema!
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