Um grande desafio das empresas nesse mundo competitivo e globalizado é justamente atrair talentos para compor seus recursos humanos. Dessa forma, as organizações devem criar estratégias para atrair bons profissionais. Isso inclui a construção da imagem da marca e cuidados com sua reputação através de uma proposta de valor.

Marca do empregador e sua reputação

Nesse âmbito, o conceito de Employer Branding (Marca de Empregador) surge como uma aplicação do marketing à Gestão dos Recursos Humanos. As técnicas vinculadas a esse conceito incluem a criação de um pacote de recompensas para atrair os possíveis candidatos, como:

  • Salário
  • Plano de progressão da empresa
  • Treinamentos oferecidos
  • Projetos desafiadores

Esse somatório de recompensas é chamado de Proposição de Valor para o Empregado (Employee Value Proposition – EVP). O mais interessante dessas iniciativas é que elas não possuem somente o papel de atração, como também, de manutenção desses talentos no quadro de colaboradores da empresa.

Essas atitudes criadas pelo RH geram comprometimento por parte dos funcionários, já que eles se sentem mais valorizados por suas habilidades e por suas atividades concluídas.

Através de alguns estudos, percebeu-se que o EVP pode expor a própria cultura da organização. Sendo um forte instrumento da Marca do Empregador (Employer Brand – EB). Esse conceito expressa os atributos e características da marca em si, quanto à performance da empresa como empregadora.

A proposta de valor que definirá o tipo particular de experiência profissional que o empregado vai receber naquela empresa. Em síntese, essa prática representa a coletânea de todos os benefícios para o colaborador, como os econômicos, funcionais e psicológicos.

Comunicando a proposta de valor

Um ótimo indicador para perceber se a empresa é uma boa empregadora é justamente analisar sua reputação. Independente de qual for, ela influenciará diretamente no comportamento dos indivíduos que são ligados à organização, especialmente na dedicação deles perante a ela.

Essa comunicação deve ser tanto interna, quanto externa, apresentando as avaliações dos próprios colaboradores vinculados à empresa e possíveis candidatos. Com isso, a reputação é muito ligada à marca que o empregador possui.

A resposta para uma boa imagem corporativa está, muitas vezes, na coerência e na credibilidade das ações tomadas por parte dos líderes e gestores desse organismo. A mensagem transmitida por eles pode trazer resultados favoráveis (como uma reputação organizacional positiva, lealdade e satisfação do cliente) que podem ocasionar numa satisfação do empregado e no aumento do volume de negócios.

Veja na imagem abaixo um fluxo do funcionamento da reputação corporativa e como ela pode ser comunicada na empresa:

evp

A importância do EVP para quem já faz parte da empresa

Heger, em sua pesquisa de 2007, verificou que a satisfação do empregado está muito vinculada com o EVP. O engajamento do colaborador está intimamente ligado ao seu apego emocional e racional com seu trabalho.

O autor relata que, nesse caso, os fatores racionais seriam a relação que o empregado tem com a organização, como o suporte, as ferramentas e recursos disponíveis para executar as atividades. Esse tipo de envolvimento é fundamental, pois permite que o trabalhador entenda sua contribuição para o sucesso dos empreendimentos e veja seu papel dentro da empresa.

Já os fatores emocionais se destacam a sensação de inspiração e realização por fazer parte da organização. Esse tipo de engajamento está intensamente conectado com a inspiração e o comprometimento para com seu trabalho.

Colaboradores que são muito engajados dentro da empresa costumam indicá-la como um bom lugar para se trabalhar. Fazendo uma síntese desse estudo, os empregados engajados são emocionalmente inspirados e intelectualmente estimulados, possuem o suporte da empresa para executar seu trabalho, e, por sua vez, defendem a organização e desejam ficar empregados, à medida que estão dispostos a oferecer esforços extras para alavancar a organização, se preciso.

Sabe o que podemos tirar disso?

Os valores que o empregador entrega para seu empregado são, entregues para seus clientes. Por isso investir nos Recursos Humanos da forma mais sustentável possível é tão importante. Para saber mais, acesse nosso e-book sobre Como Investir na Gestão de Recursos Humanos.

Nas condições mercadológicas atuais, investir no seu capital humano é fundamental para o desenvolvimento e sustentabilidade do seu negócio. Um capital intelectual preparado e engajado é uma vantagem competitiva para as organizações, pois, além de ser um recurso raro e valioso, é difícil de imitar.

Importância do EVP para os possíveis candidatos

Sem uma proposta de valor para o empregado bem estabelecida, o RH perde muitas oportunidades de contratar profissionais mais bem preparados e mais adequados à cultura da empresa. Além disso, a percepção positiva é um grande passo para manutenção dos empregados atuais e seu comprometimento, assim como alimenta o desejo de candidatos a aplicarem para um posto de trabalho.

Com isso, mais profissionais qualificados vão se inscrever para as vagas de trabalho, assim o RH tem uma gama maior para escolher os melhores perfis para o quadro. Tão importante quanto a atração é a retenção desse colaborador na sua equipe.

Ambos os processos são importantíssimos e uma proposição de valor bem definida para os candidatos e empregados é essencial para uma ótima realização dos dois. Mesmo porque, depois de cativar o candidato com a finalidade de efetivar sua contratação, a empresa precisa desenvolver técnicas de retenção, como desenvolvimento de capacidades e motivação dos colaboradores.

Isso significa: devem cumprir as promessas que foram realizadas na efetivação e aplicar técnicas de gestão de recursos humanos (que podem ser vistas no e-book) para que o empregado se mantenha comprometido. Isso é fundamental para manter a marca do empregador.

Utilizando a proposta de valor para reter pessoas

As empresas competitivas constroem pacotes de recompensas que se alinham às necessidades e preferências de sua força de trabalho, constituindo assim a Proposição de Valor da Empresa (Employee Value Proposition).

Essas recompensas devem ser equilibradas com o desempenho nas atividades por parte dos empregados e compatível com a realidade da empresa. Ou seja, a Proposição de Valor gera esses benefícios para o trabalhador e este oferece suas competências, experiências e capacidades para seu empregador.

Alguns estudos mostraram que essas iniciativas de marca do empregador reduziram os custos de recrutamento e aumentavam a eficiência por atrair candidatos mais capacitados.

Dentre os benefícios que podem ser oferecidos, estão:

Possibilidade de progressão de carreira

É importante para a motivação do funcionário ser reconhecido pelo seu esforço. A gestão da carreira é algo extremamente importante nesse processo. Dessa forma, informar o empregado sobre seu desempenho e dar instrumentos para seu desenvolvimento é fundamental.

Possibilidade de capacitação constante

Os treinamentos são ideais para motivar e envolver o trabalhador nas suas atividades, ajudando na criação de um vínculo com seu trabalho e seu desenvolvimento de competências.

Autonomia nas tarefas

Os empregados mostram um maior nível de engajamento quando os líderes envolvem o funcionário, incumbindo-os autonomia e tarefas desafiadoras.

Harmonia na equipe de trabalho

Um bom ambiente de trabalho é aquele que se tem harmonia, diversão e ajuda entre os colegas, além de reconhecer o colega competente. Esse é um ponto de vantagem competitiva entre as empresas. A probabilidade de reter um bom funcionário é maior quando se tem uma equipe coesa.

Recompensas

A compensação monetária deve ser justa e compatível com seu investimento em tempo e energia e alinhado com seu desempenho nas atividades. As recompensas não são somente as compensações monetárias, como também planos de saúde, seguro de vida, vale refeição, bonificação por desempenho, prêmios, ajudas de custo, entre outros.

Lembrando que o reconhecimento não deve ser somente monetário, elogios e feedbacks são essenciais.

Segurança no trabalho

As relações laborais de longa duração podem intensificar  a  identificação  e  o  comprometimento  do  trabalhador  com  a organização e vice-versa, gerando assim uma lealdade em ambos.

Considerações finais

Ficou evidente que criar uma proposição de valor para os funcionários e candidatos traz muitos benefícios para a empresa. Se a sua organização ainda não tem uma bem definida, então comece a colocar as dicas deste artigo em prática para criar uma. Você só tem a ganhar com isso.

Se ficar alguma dúvida sobre o artigo é só deixar nos comentários abaixo.