Sempre foi uma preocupação de grandes organizações fazer com que seus colaboradores estejam alinhados aos seus objetivos e que se desenvolvam durante sua carreira. A principal forma de trazer esse esclarecimento aos empregados é justamente na forma de um sistema de avaliação de desempenho eficiente e justo.
Neste artigo, exploraremos as principais vantagens desse modelo e seus desafios para que seu negócio se torne mais competitivo e inovador.
Avaliação de desempenho x Gestão de desempenho
Para entendermos como funciona um sistema de avaliações de desempenho, temos que saber como a gestão de desempenho opera.
A gestão de desempenho é o conjunto de práticas de gerenciamento contínuo que ajudam a garantir que os funcionários obtenham o direcionamento e os feedbacks para desempenhar um excelente papel e ter sucesso em suas funções. Com isso, um sistema de avaliação de desempenho de sucesso deve possuir:
- Um bom alinhamento de metas que esclareça o colaborador sobre o que se espera dele e como seu trabalho é importante para a obtenção dos objetivos da empresa;
- Um desenvolvimento das habilidades que auxiliem o colaborador a alcançar as competências organizacionais e da função necessárias para o atingimento de uma alta performance e sucesso;
- Um foco no desenvolvimento do colaborador que o ajude a melhorar continuamente tanto seu conhecimento, suas habilidades técnicas e suas capacidades quanto proporcionar novas experiências e progressos na sua carreira;
- Uma forma de engajar e empoderar seus colaboradores que permita torná-los responsáveis pelo seu desenvolvimento profissional e da organização;
- Um mecanismo que facilite o diálogo da performance entre as equipes e o gerente sobre os casos do cotidiano, explorando as expectativas, os progressos alcançados, as realizações, a performance como um todo e os desenvolvimentos necessários que precisam ser feitos;
- Um artifício para que o colaborador seja reconhecido e receba feedbacks para seu melhoramento contínuo e maior satisfação e sucesso;
- Uma maneira de injetar estímulos de crescimento do colaborador para que facilite seu desenvolvimento, melhore suas habilidades e promova mudanças estratégicas na corporação que reduzam processos desnecessários, melhorem os custos de produção e tornem os processos mais eficientes.
Implementando a avaliação de desempenho
Primeiramente, é crucial ter o apoio das equipes e mostrar o quão importante esse sistema é. Pode ser usado muito dos argumentos acima citados para motivar os colaboradores sobre o sistema.
Além disso, esse processo pode ser realizado tanto manualmente ou em forma de formulários como também usando softwares de gestão de desempenho em nuvem; isso vai depender muito da situação da sua organização.
Esses quatro passos o auxiliarão a construir um excelente sistema de gestão de desempenho, dentre eles estão:
- Identificar e priorizar os desafios que a empresa está enfrentando;
- Identificar os objetivos de se implementar uma gestão de desempenho para promover melhores práticas;
- Estimar o ROI que você espera receber (saiba mais sobre como melhorar o ROI da gestão de pessoas na sua empresa clicando aqui.)
- Divulgar os benefícios da gestão de desempenho para os empregados.
10 vantagens da avaliação de desempenho
1 – Identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas
Com ele, você tem uma ferramenta muito eficaz para enxergar as possíveis habilidades dos colaboradores que precisam ser desenvolvidas para melhorarem sua performance em suas atividades. Com isso, ela pode ser aliada a uma gestão de conhecimento da organização para esse desenvolvimento de competências e habilidades. Saiba mais de gestão do conhecimento neste link.
2 – Padronização das avaliações
Você poderá padronizar e deixar mais objetiva as avaliações por competência. A objetividade do processo possibilita uma maior percepção do cumprimento dos objetivos traçados e se as metas colocadas foram viáveis.
3 – Oportunidade de aumentar a produtividade das equipes
É uma excelente forma de aumentar a produtividade individual e das equipes, principalmente se essa avaliação ser feita a partir do uso da gamificação. Saiba mais como a gamificação pode aumentar a produtividade e engajamento das equipes aqui.
4 – Criar um ambiente de trabalho mais participativo
O ambiente de trabalho se torna mais atrativo e participativo, pois são esclarecidos previamente os objetivos dos funcionários e da organização. Dessa forma, cada um saberá seu papel e importância para a empresa, aumentando assim o engajamento dos trabalhadores.
5 – Aumentar o comprometimento dos colaboradores
Uma questão que fica evidente é um maior comprometimento dos colaboradores. Isso ocorre, pois eles veem mais sentido no que fazem e isso favorece na autoestima e motivação dos profissionais.
6 – Fortalecer as equipes e a liderança
Há um fortalecimento das equipes e dos líderes para enfrentar os desafios, reduzindo assim o estresse dos empregados e possíveis conflitos.
7 – Dar mais foco aos resultados
Os colaboradores têm mais foco nos resultados que lhe são expostos de forma clara e objetiva. Isso faz com que haja uma taxa maior de sucesso e de reparação de falhas.
8 – Enxergar os perfis de funcionários para cada função
Com todos os dados coletados nesse sistema, fica mais claro enxergar os perfis para cada função e isso facilita muito na hora de escolher o candidato certo para a posição a ser preenchida.
9 – Fazer o plano de carreira de cada cargo
Além disso, o RH terá os dados necessário para planejar o plano de carreira de cada cargo, detectando os melhores momentos para promoções, realocações e desligamentos.
10 – Entender o desempenho dos negócios da organização
Agregado a isso, a organização vai possuir dados claros sobre seu desempenho e até um panorama que vai desde a performance individual de cada trabalhador até o desempenho geral das equipes e setores.
Ficou claro que o sistema de avaliação de desempenho tem como seu principal objetivo melhorar a performance e desenvolver o funcionário no cargo que ele atua, pois, esse processo facilita atingir os resultados esperados. Além disso, a empresa vai possuir informações valiosas sobre seu desempenho organizacional para serem usadas como base para decisões estratégicas.
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