A importância do desenvolvimento do capital humano já é reconhecido em todas organizações modernas. Mais de 70% das Organizações citam os “Gaps” de competência como um dos 5 principais desafios na produtividade da organização.

Isso fica claro com os dados da pesquisa da Capterra que diz que 93% dos CEOs vão manter ou aumentar o orçamento da área de treinamento e e-learning.

Entretanto, como impulsionar os resultados da organização com as capacitações? Uma das respostas está no uso da tecnologia. A formação e-learning é caracterizada por utilizar as mídias eletrônicas como meio de aprendizado, provendo cursos e atividades que são especificamente entregues por meio da Internet.

Nesse contexto, confira os principais benefícios de investir no e-learning para sua empresa:

1 – Redução de custos

Apenas tomando como base a velocidade da aprendizagem, já percebemos que uma formação e-learning faz com que os custos de treinamento sejam reduzidos. Com ela os colaboradores passam menos tempo em salas de aula. Contudo, podemos citar também a redução dos gastos com viagens, materiais impressos e horas de instrutores como parte dessa economia.

Um ótimo case de redução de custos de treinamento é a Enel que reduziu seus gastos com treinamento em cerca de 3 milhões de Euros em apenas 18 meses com aplicação da sua plataforma LMS.

Além disso, com a utilização de webconferências e webinars foi possível economizar mais 1 milhão de Euros com a substituição dos gastos de logística dos treinamentos presenciais.

2 – Alta disponibilidade

O progresso da internet, o avanço tecnológico dos computadores e a crescente capacidade das redes corporativas, possibilitam disponibilizar informações e treinamentos de quaisquer localidades e horários. Dessa forma, o e-learning permite que o usuário acesse o aprendizado sempre que lhe for conveniente.

Ainda com a difusão dos dispositivos móveis essa disponibilidade tem mais valor pois pode ainda trazer a possibilidade de cursos off-line nos dispositivos móveis. Cerca de 47% das organizações já aplicam o Mobile Learning.

3 – Aprendizagem mais rápida

Segundo pesquisa da Bradon Hall, o ciclo de aprendizagem em cursos e-learning é entre 25% a 60% mais rápido quando comparado com o ensino em sala de aula. Isso se dá por fatores como:

  • Redução do tempo gasto em sala de aula com o inicio e finalização
  • O ritmo do aprendizado é definido pelo próprio aluno sem precisar acompanhar obrigatoriamente o ritmo da turma
  • Não existe perda de tempo com locomoção
  • O ensino pode ser personalizado, no qual o colaborador se concentra nas matérias que desconhece e não perde tempo com o que já sabe
  • Com ferramentas modernas de produção de conteúdo, a elaboração de um curso e-learning pode ser muito mais rápida podendo ser feita em poucos dias

4 – Impulsionar a gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é um dos pilares da estratégia corporativa, sendo assim, sua gestão deve ser feita estrategicamente. A plataforma de e-learning contribui positivamente sendo uma das principais formas de organizar as informações da organização e torná-las acessível.

Além dos cursos formais, entregues via e-learning, as plataformas mais modernas possuem recursos de colaboração e busca avançado fazendo a produção e disponibilização do conhecimento algo muito mais simples.

5 – Métodos de ensino alinhados com as tendências atuais

Micro-learning, Gamification, Webinares, Mobile Learning são termos bem conhecidos dos profissionais da área de educação corporativa. No entanto, essa gama de possibilidades modernizar o ensino não veio por acaso.

Estudos demostram que cerca de 85% dos treinamentos tradicionais não alcançam o ROI desejado e que os alunos não conseguem reter o conhecimento passado na sala de aula. Para evidenciar esse cenário, estudos da Brandon Hall mostram que os resultados dos exames de colaboradores que estudam online são melhores que os tradicionais.

6 – Menor impacto ambiental

Ao optar por formas de aprendizagem que não utilizam papel, a organização reduz significamente seu impacto no meio ambiente.

Estudos da Open University indicam que cursos a distância consomem aproximadamente 90% menos energia e reduzem cerca de 85% da emissão de CO2. Com o e-learning sua organização vai reduzir o impacto de locomoção, vai utilizar menos recursos físicos de salas de aula e ainda vai salvar árvores com a redução de impressão de papel.

 

Ainda tem dúvidas dos resultados que o e-learning pode trazer para seu negócio? É só deixar nos comentários que teremos prazer em te responder.