Você já organizou um grande treinamento em sua empresa e, meses depois, percebeu que não sabe se alcançou o resultado estratégico esperado pela área demandante?

Todos sabem que equipes capacitadas são um grande diferencial competitivo das organizações.

No entanto, como é possível garantir que o treinamento e performance da sua empresa estejam alinhados para alcançar os objetivos estratégicos do negócio?

Nesse artigo, você vai entender qual é o ponto de partida para um programa de treinamento e desenvolvimento (T&D) da sua empresa ter o retorno sobre o investimento desejado. Vamos lá?

O que faz um treinamento inteligente e eficaz?

Segundo uma pesquisa realizada pela Rise DH em 2015, os Estados Unidos investem 80% a mais do que a média mundial em horas de treinamento por colaborador. Ou seja, a maior potência econômica do globo se destaca pela aplicação de grandes volumes de capital em treinamento e desenvolvimento.

O mercado não nos deixa esquecer que é lá que surgiram grandes players como GE, Walmart, Google, Apple e Amazon.

Tendo isso mente, vamos dizer que você decidiu investir em capacitação para seus colaboradores. A grande questão agora é: onde e como investir?

É aí que entra o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) da sua empresa. Essa é uma forte tendência do mercado para a concretização de um RH mais estratégico.Por meio do LNT, você vai entender quais são os gaps de competências e aptidões de seus funcionários.

Você ainda consegue identificar as preferências de aprendizagem e necessidades especiais deles. Dessa forma, você consegue facilmente responder questões como:

  • Quais são os treinamentos que precisam ser priorizados?
  • É melhor realizar um treinamento presencial ou online?
  • Com que frequência preciso realizá-los para reciclar os conhecimentos?

Além disso, os treinamentos devem preparar as pessoas para operações críticas, a chegada de novas tecnologias e reciclar conhecimentos acerca de normas técnicas e legislações. Tudo isso, é claro, seguindo as diretrizes do planejamento estratégico do negócio.

Como saber se treinamento e performance estão alinhados?

Existem 2 formas de avaliar se o programa de capacitação desenvolvido e organizado pelo RH está trazendo os resultados desejados para a organização.

A primeira é a avaliação de desempenho. Há várias formas de realizá-la. Elas podem incluir uma autoavaliação do colaborador, a presença do gestor e até mesmo o insight de clientes e fornecedores em uma avaliação 360º.

É por meio da avaliação de desempenho que a performance das equipes é analisada com o foco nos objetivos estratégicos da organização. As competências individuais e coletivas, conquistadas e melhoradas pelos treinamentos, devem ser utilizadas para cumprir o planejamento estratégico do negócio.

Qualquer coisa fora disso pode ser perda de tempo e recursos financeiros.

A segunda forma de verificar o alinhamento de treinamento e performance é através dos indicadores-chave de desempenho (KPIs). Definir que números sobre o seu negócio indicam uma evolução rumo aos objetivos é o ponto de partida para avaliar se o retorno sobre o investimento é positivo.

Investir em T&D demanda tempo e dinheiro. Por isso, é essencial ter parâmetros para garantir que os investimentos estão sendo alocados de acordo com os objetivos do negócio.

No mais, não adianta promover o novo se os processos permanecem sendo feitos como antes. Cabe à empresa promover condições favoráveis à aplicação e gestão do conhecimento adquirido com os treinamentos, bem como a mudança comportamental sugerida.

O líder tem papel importante nisso, uma vez que a adoção de novas posturas depende muito do estilo de gestão e do exemplo dado diariamente por quem conduz a equipe.

 

 

Quer saber mais sobre esse assunto e as tendências do mercado para um RH mais estratégico? Baixe agora o ebook da Impulse! É GRATUITO!