Em um mercado profissional competitivo, a preocupação com a questão do alinhamento de metas pessoais e profissionais dos colaboradores é uma forma de valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da produtividade. Esse processo deve visar especialmente a relação de interesses entre empresa e colaboradores, uma vez que está diretamente ligada à aplicação das estratégias de crescimento e lucratividade da empresa.

Cabe ao RH desenvolver um maior cuidado com as subjetividades de cada um, seja ela pessoal ou profissional, visando proporcionar maior flexibilidade e suporte emocional ao colaborador. Com isso, as vantagens surgem cada vez mais, pois o colaborador percebe que há uma preocupação com ele, e a partir daí, passará a se dedicar mais. 

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba qual a importância de desenvolver um plano de alinhamento de metas pessoais e profissionais de seus colaboradores!

O que são metas pessoais e profissionais?

Metas pessoais são aquelas que cada indivíduo estipula visando atingir os objetivos de vida. Não estão relacionadas à carreira, ainda que muitas possam também ajudar nesse sentido. Em um exemplo prático, “aprender um novo idioma”, pode ser tanto uma meta pessoal quanto profissional, pois pode auxiliar nas duas áreas da vida. É uma forma de estipular objetivos da vida pessoal de cada ser humano, visando desafios, ou progresso.

Metas pessoais são capazes de nos fazer pensar à frente do tempo propondo a superação dos obstáculos do presente, moldando sonhos, e dando a capacidade de aprimorar as ações necessárias para alcançar aquilo que se deseja.

Na prática, existem várias metas pessoais que podem ser traçadas por cada ser humano. Geralmente, envolvem um processo constante de evolução, autoconhecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal, tais quais:

  • Fazer uma viagem;
  • Ler mais;
  • Desenvolver melhores habilidades sociais;
  • Emagrecer;
  • Cuidar melhor da alimentação;
  • Fazer mais exercícios;
  • Aprender uma nova habilidade (instrumento, arte, línguas etc);
  • Casar-se ou conquistar um relacionamento estável;
  • Conhecer-se melhor;
  • Realizar uma formação por prazer ou curiosidade.

As metas profissionais, por sua vez, se referem à objetivos específicos estabelecidos para ter sucesso no âmbito profissional. Normalmente, elas costumam estar ligadas a um objetivo profissional, como alcançar um determinado cargo e receber uma promoção salarial, ter o seu próprio negócio, trabalhar em uma empresa renomada, dentre outras possibilidades.

Definir metas profissionais é uma forma de oferecer uma visão de futuro e uma perspectiva de crescimento. Com elas, fica muito mais fácil se desenvolver de forma mais rápida e eficiente, focando nos pontos certos, e ainda motiva o indivíduo a correr atrás daquilo que realmente deseja.

Veja alguns exemplos de metas profissionais:

  • Aprender um novo idioma para conquistar uma promoção;
  • Realizar as formações necessárias para determinado cargo ou carreira;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Começar uma pós-graduação;
  • Aprender sobre empreendedorismo;
  • Aprender sobre investimentos e finanças;
  • Fazer um intercâmbio ou especialização fora;
  • Realizar atividades para enriquecer o currículo.

Na gestão de RH, as metas profissionais são uma das mais poderosas ferramentas para estimular a equipe na busca pelos objetivos organizacionais. Quando bem desenvolvidas, alinham e engajam todo o time, servindo como uma espécie de bússola para alcançar os objetivos da empresa. 

Ou seja, as metas profissionais podem também ser feitas pela gestão da empresa e atribuídas aos colaboradores, como uma maneira de alcançar os objetivos da organização.

Pessoais ou profissionais, ter metas e objetivos bem definidos demonstra uma visão de futuro e vontade de crescer, além do comprometimento daquela pessoa com sua evolução em dois campos de extrema importância: pessoal e profissional.

Qual a importância de ter metas e objetivos?

Seja na vida pessoal ou na vida profissional, todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos independente da área de atuação. Afinal, todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Essas metas e objetivos funcionam como um orientador de suas ações. É uma forma de se manter motivado diariamente para realizar os feitos necessários para vê-los concretizados.

Ao adotar essa medida, uma organização evita que os colaboradores fiquem sem uma orientação para aperfeiçoar o seu desempenho.Trata-se de uma maneira de aumentar a produtividade e melhorar os resultados da equipe. 

No entanto, lembre-se que é muito importante alinhar as metas individuais de seus colaboradores com os objetivos estratégicos de sua organização. Todos devem trabalhar para atingir a estratégia geral da organização, uma vez que o alinhamento de metas é uma forma de colocar todos na mesma página e na mesma direção. Objetivos alinhados criam uma atmosfera familiar onde todos trabalham juntos e entendem seu papel.

Essa metodologia traz como consequência, a qualidade de vida no trabalho, já que possibilita ao indivíduo administrar melhor seu tempo. Afinal, agora ele sabe exatamente aonde quer chegar.

Como definir metas pessoais?

Definir metas pessoais é um ato que só pode ser tomado pela própria pessoa, pois está diretamente ligado aos seus sonhos, desejos, ambições ou planos particulares. É a vivência daquela pessoa que irá definir suas prioridades e quais são seus desejos futuros.

Sobre essa questão, MacPherson, presidente da Career Quest e especialista em estratégias avançadas de carreira, afirma: “Ninguém é responsável por sua carreira a não ser você – sua empresa não é responsável, nem seu chefe – apenas VOCÊ. Projete uma ótima carreira e faça acontecer”

Como gestor de RH, você terá apenas um papel intermediador nesse processo. Você deverá instruir o colaborador a pensar sobre sua vida, seus desejos e o que tem vontade de realizar.

Para defini-las, é importante que você influencie os colaboradores a dedicar um tempo para si e pensar profundamente na trajetória de sua vida até aqui. Instigue perguntas como: o que você já fez? O que deixou de fazer? O que você espera realizar? De que maneiras você quer melhorar sua saúde mental e física? Que maus hábitos você quer mudar? Quais padrões de relacionamento você deseja melhorar? Quais habilidades você quer aprender? Que outras coisas você tem pensado em mudar?

Ao fazer essa reflexão, e ter as respostas ou ideias em mente, é hora de agir. Mostre para seus colaboradores uma maneira de organizar melhor essas metas, para que elas possam ser planejadas da melhor forma possível, seguindo os passos a seguir:

  • Ao identificar e determinar seus objetivos de vida, peça para que escreva o que lhe veio à mente. Não é preciso se preocupar com a organização neste momento, apenas escreva.
  • Solicite que se certifiquem-se de que o que foi escrito seja algo realista e alcançável.
  • Instigue-os a pensar em como você pode tornar isso o mais específico possível e desmembre esse objetivo em tarefas menores.
  • Peça que delimitem objetivos de curto prazo. Recomenda-se um prazo razoável (não mais de 1 ano).
  • Instigue uma reflexão do porquê estabeleceu essa meta para si e quais serão os resultados. Um bom começo seria “Vale a pena?”, “Agora é o melhor momento para fazer isso?” ou “Isso satisfaria minhas necessidades?”
  • Aconselhe à adaptar suas metas periodicamente, e com o tempo, se certificar se está em dia com elas, se ainda fazem sentido. O importante é ser flexível para adaptá-las.

Como definir metas profissionais?

Independente do modelo de gestão do seu negócio, metas são uma ferramenta imprescindível nos negócios pois auxiliam na manutenção do crescimento da empresa e no foco quanto ao alcance dos seus objetivos.

É claro que o próprio colaborador pode ter suas metas profissionais definidas de maneira pessoal, mas a iniciativa do RH juntamente com os gestores, de definir esses objetivos gerais da organização, é uma maneira de fazer com que a equipe se engaje e trabalhe no sentido de alcançar um alvo previamente definido. Com isso, a gestão consegue garantir clareza quanto às ações que estão sendo tomadas e acompanhar o progresso de cada um dos colaboradores.

Na prática, podemos seguir os seguintes passos, para implementar metas profissionais para os colaboradores:

1. Defina os objetivos da empresa

Primeiramente, é importantíssimo ter em mente onde a empresa está e, sobretudo, onde ela quer chegar em um determinado intervalo de tempo. O que se espera alcançar? Um aumento nas vendas? Aumento da lucratividade? A partir daí, torna-se mais fácil saber quais metas serão necessárias para se chegar ao resultado planejado, possibilitando o crescimento profissional dos colaboradores bem como da organização como um todo.

Segundo Marcio Gaba, especialista em liderança do LMI Institute, é preciso haver um plano para colocar em prática e estabelecer passos específicos, como, por exemplo, ações que devem ser tomadas para que cada departamento e colaborador da companhia possam trabalhar como modelo e estabelecer passos claros e objetivos de aplicação.

Ao ter em mente onde a companhia deve chegar, ficará muito mais fácil determinar o que é prioridade, perceber o que está em falta, seja a necessidade de um novo profissional, o desenvolvimento de outro já existente, ou aquisição de novo equipamento, e então estabelecer os primeiros passos.

2. PDI

Ao ter em mente a situação da empresa atualmente, e com os objetivos futuros delimitados, efetue um planejamento com cada profissional a fim de que ele possa desenvolver sua carreira, assim como as competências necessárias para assumir determinadas funções que cumprem as metas da empresa. Este, planejamento é chamado de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Trata-se de uma maneira de monitorar o desenvolvimento das competências de cada funcionário entre os ciclos de avaliação. Funciona como uma espécie de plano de evolução que indica o caminho para que o colaborador suba cada novo degrau na escalada de carreira.

Mas, lembre-se: é necessário entender quais são as competências que o colaborador precisa desenvolver para alcançar as metas da empresa. Sobre isso, o coach Stephanie Crispino diz: “Ao contrário do que muita gente pensa, não são só os pontos fracos que devem ser desenvolvidos, mas também os pontos fortes, que são os seus diferenciais”. Ou seja, não se limite apenas a desenvolver os pontos fracos, é importante também manter as boas competências profissionais.

3. Crie metas claras de curto, médio e longo prazo

Comece com metas mais fáceis de atingir ao mesmo tempo em que se está no caminho de uma realização mais desafiadora. Isso porque metas muito desafiadoras podem assustar os profissionais que poderão facilmente se frustar. Aposte que pequenas vitórias serão o combustível necessário para que a equipe siga no caminho da melhoria e sucessos contínuos.

Busque sempre definir metas compatíveis com o perfil de cada equipe e setor. Não defina metas diferentes para colaboradores com o mesmo nível de responsabilidade e atuação. Isso pode gerar grandes conflitos internos para a empresa.

Lembre-se de ser claro ao detalhar as metas, explique o que realmente se deseja do colaborador e quais são os passos que devem ser tomados para que se chegue ao resultado. E não se esqueça de promover o espírito de equipe e a cooperação mútua, para evitar conflitos ou rivalidades.

4. Ofereça suporte aos colaboradores

Não basta apenas definir metas profissionais para seus colaboradores, é papel da empresa oferecer o suporte necessário, como treinamentos ou materiais, ao profissional, para que ele alcance os objetivos da melhor maneira possível. Recomenda-se realizar uma avaliação de desempenho para localizar as competências que devem ser melhoradas e, posteriormente, viabilizar o processo de treina-lo e desenvolvê-lo.

Para manter uma equipe realmente determinada e satisfeita, é bacana que a empresa se prontifique emocionalmente, concedendo recursos para manter a motivação em dia. Nesse caso, estruturar bons planos de carreiras, ações de endomarketing, ações que fortalecem o laço entre a equipe são boas ideias.

5. Monitore prazos e resultados

De nada basta um excelente planejamento, se ele não for colocado em prática adequadamente devido à imprevistos ou coisa do tipo. Por isso, fique de olho no cronograma proposto e não deixe que o controle do projeto se perca em meio à outras tarefas.

Claro que a parte de definir boas metas e traçar planos de ação bem elaborados são importantes, mas não vão gerar nenhum resultado caso a fase do monitoramento dos resultados seja completamente ignorada. 

Aliás, essa etapa é considerada como uma das tarefas primordiais no processo de controle de metas, pois é nela que você verá como anda o desempenho de seus colaboradores, o que deve ser melhorado ou mesmo a postura dos colaboradores frente à desafios.

Nesse sentido, a tecnologia pode servir como uma poderosa aliada no monitoramento. Ferramentas como o ImpulseUP permitem a estruturação de um plano de metas em nuvem e acompanhamento dos resultados em tempo real. Além de fornecer uma área individual de acesso onde cada colaborador pode atualizar o seu progresso, acompanhar suas metas individuais e ver seu impacto dentro da estratégia como um todo.

Também é importante promover uma cultura de feedbacks constantes aos colaboradores sobre seu desempenho, possibilitando que eles identifiquem seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Essa estratégia funciona como uma espécie de bússola para guiar o profissional rumo ao crescimento profissional.

Promover, também, uma pequena comemoração a cada prazo cumprindo é uma forma de fazer com que os profissionais se sintam mais motivados e cumpram o que foi combinado nos períodos propostos.

Como alinhar metas profissionais e pessoais?

É importantíssimo investigar quais são os objetivos, anseios e desejos pessoais de cada profissional para então adequá-los o máximo possível com a proposta e cultura da empresa. Para isso, pode-se promover momentos de alinhamento entre gestor e colaborador, como o One on One, enviar questionários de termômetro por e-mail, reuniões, happy hours de convivência e demais estímulos sociais de integração entre os colaboradores.

O ideal é que os colaboradores respondam questões como:

  • Quais são seus objetivos pessoais e profissionais?
  • Como você pode contribuir para o crescimento da empresa?
  • Quais são seus objetivos dentro da empresa?
  • Você pretende crescer dentro da sua área?
  • Você pretende mudar de área?
  • Quais cargos você almeja alcançar dentro da empresa?
  • Você tem clareza de quais competências precisa para alcançar esses objetivos?
  • Consegue se ver alcançando os objetivos permanecendo nessa empresa, emprego e cargo?
  • Pretende fazer uma nova especialização? Aumentar as qualificações profissionais e pessoais?
  • O objetivo é montar seu próprio negócio ou crescer dentro da empresa?

Se atente em avaliar se as metas do colaborador são condizentes com a realidade e, principalmente, se fazem sentido com a cultura organizacional da empresa. A partir daí, o próximo passo é analisar o contexto para traçar metas e estratégias para alcançá-los no menor tempo possível. 

É mais do que necessário, nesse sentido, transmitir aos colaboradores o propósito da empresa, e trazer as metas individuais de cada colaborador para conectadas com as de seus colegas e chefes para, assim, ter um único objetivo estratégico em comum. 

Um bom clima organizacional pode ajudar com que os profissionais se sintam parte indispensável do negócio.

Vale lembrar que esse processo de criação e alinhamento de metas pessoais e profissionais é contínuo, pois é muito comum que os compromissos, tarefas e projetos mudem ou não façam mais sentido para a empresa ou mesmo para o próprio colaborador, o que por vezes, pode resultar em desmotivação e, até, uma baixa produtividade.