Aqui no blog da Impulse, já publicamos artigos explicando o que é uma plataforma LMS e como ela funciona. Você provavelmente também já sabe de cor algumas de suas vantagens:

Dessa vez, nosso foco é outro.

Hoje, vamos trazer três dicas estratégicas para você utilizar uma plataforma LMS no treinamento a distância da sua equipe e, assim, obter os melhores resultados na capacitação dos colaboradores.

1. Aposte na responsividade da plataforma LMS

A primeira estratégia é maximizar a facilidade de acesso dos colaboradores à plataforma LMS. Procure uma plataforma que seja compatível com mobile devices, já que isso aumenta as oportunidades para que sua equipe possa concluir os treinamentos mesmo quando estiver longe de um computador.

James Sheil, do site eLearning Industry, entra nos detalhes da importância da responsividade em seu artigo “Por que você precisa de um LMS responsivo” (em inglês, “Why you need a responsive Learning Management System”).

Vale a pena lembrar que os aparelhos móveis utilizam diferentes sistemas operacionais. A plataforma LMS deve estar apta a rodar, pelo menos, nos principais: Android e iOS. Para completar,  a plataforma deve ser constantemente atualizada para funcionar nas versões mais recentes dos sistemas operacionais.

Do contrário, toda vez que um colaborador trocar de smartphone, ele pode ter dificuldade no acesso aos treinamentos que estava fazendo.

2. Busque alinhamento com o desempenho

A segunda estratégia é investir em uma plataforma LMS que integre com sua gestão de desempenho. Uma vez que você possa contar com esse recurso, explore-o ao máximo para entender como a equipe está evoluindo por meio dos treinamentos.

Além disso, é claro, também pense no sentido contrário: como os treinamentos poderiam ser melhorados para que a equipe consiga evoluir ainda mais.

Se você aplicar essa estratégia, não se esqueça de analisar estatísticas coletivas. Dessa maneira, você poderá identificar quais são as dificuldades principais do grupo e, possivelmente, os pontos em que seria preciso rever e aprimorar o material.

Eric Skilling, do site Performance Critical, reforça esse ponto afirmando que os relatórios de desempenho podem responder à pergunta “Tem questões ou lições [no treinamento] que poderiam ser melhoradas?”.

3. Traga a colaboração para o treinamento da equipe

A terceira estratégia é providenciar a implementação de uma plataforma LMS com recursos para que a própria equipe possa trazer sua contribuição para o treinamento.

Em outras palavras, busque uma plataforma com Social Learning que não funcione como via de mão única, em que o colaborador apenas recebe informação.

Estamos falando de recursos para que cada participante seja protagonista do treinamento possa enviar além de sugestões para a melhoria do curso, direcionadas aos gestores de T&D, mas também compartilhar experiências e práticas relevantes, que possam enriquecer o repertório dos colegas.

Além de providenciar o recurso que possibilite essa participação, também é preciso incentivar a equipe para fazer uso consistente dele.

Então, reforce com os colaboradores que todas as opiniões veiculadas por meio da plataforma serão cuidadosamente analisadas e, conforme possível, incorporadas aos treinamentos.

Próximos passos

Qual das estratégias que apresentamos aqui você achou mais interessante? Você já aplica alguma delas em sua empresa ou, quem sabe, adota outras que não listamos aqui?

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