Empresários e gestores reconhecem a importância do capital humano para o crescimento e sucesso dos negócios, e que profissionais competentes em equipes de alta performance são um grande diferencial competitivo.
Diante de um mercado cada vez mais exigente, a busca por produtividade também está entre as prioridades das empresas.
Assim, é essencial contar com estratégias eficientes para atrair e reter talentos e também, para desenvolver os colaboradores, construindo times mais fortes, criativos, comprometidos e capazes de superar desafios e crises.
Neste sentido, a educação corporativa tem como papel central a capacitação dos profissionais de forma mais assertiva.
É preciso lembrar que o primeiro passo para um programa de treinamento eficiente, é definir quais são as habilidades e competências corporativas mais importantes para a empresa. A partir desse ponto, preparar as equipes de acordo com esse planejamento.
Para ser ainda mais efetivo, o ideal é acrescentar uma análise de perfil do colaborador, para que aptidões, ambições, preferências e limitações, sejam identificadas. Deste modo, é possível criar um plano de desenvolvimento individualizado e com resultados muito mais expressivos.
Mesmo com isso em mente, algumas pessoas ainda questionam as vantagens de investir na educação corporativa. Por este motivo, a Impulse criou uma lista com 7 benefícios que sua empresa pode conseguir ao fazer isso. Confira abaixo.
1 – Vantagem competitiva
Seguindo levantamentos realizados pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), junto a executivos e RHs, a gestão do conhecimento é responsáveis pela maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter, perante ao mercado e concorrentes.
2 – Produtividade individual e coletiva
A capacitação é fundamental para aumentar a produtividade de colaboradores, equipes e gestores. Profissionais preparados produzem mais e melhor.
Os impactos deste investimento podem ser sentidos em diversos indicadores de gestão, como:
- Qualidade das entregas
- Cumprimento dos prazos
- Incidência de falhas
- Redução de custos operacionais
- Satisfação dos clientes
- Volume de vendas, faturamento e lucratividade
3 – Atração e retenção de talentos
A estratégia para atração e a retenção de talentos está entre as prioridades de boa parte das empresas. Esses profissionais costumam dar grande importância as possibilidades de desenvolvimento pessoal.
Segundo pesquisas recentes, cerca de 40% dos empregados recém-contratados que não têm acesso a um bom programa de capacitação, deixam a empresa ainda no primeiro ano.
4 – Processos mais eficientes
A educação corporativa torna as equipes capazes de realizar análises mais detalhadas sobre as rotinas diárias, identificando problemas, gargalos, operações críticas e atividades que não agregam valor. E assim, podem encontrar novas oportunidades de melhoria, criando processos ainda mais eficientes.
5 – Imagem e reputação
A construção de uma cultura com foco em educação e aprendizado, pode trazer inúmeros benefícios.
Essa iniciativa colabora para a formação de equipes de alta performance e também reforça a própria imagem e a reputação da empresa. Essa reputação, por si só, já é suficiente para atrair diversos potenciais candidatos, facilitando muito os futuros processos de recrutamento e seleção.
6 – Inovação e criatividade
A educação corporativa também deve incentivar o pensamento criativo, a inovação e a busca por novas respostas e alternativas para o negócio. Esse comportamento pode ser apoiado, através de um ambiente de trabalho que encoraje novas ideias, por meio de conhecimento, pesquisa e leitura.
Neste sentido, 27% da empresas já adotaram a tecnologia móvel ou mobile learning, como forma de manter as equipes informadas e atualizadas e 21% do orçamento anual de T&D é dedicado ao ensino a distância, videoconferências ou e-learning (com plataformas LMS).
7. Motivação e engajamento
Profissionais treinados através de um programa de educação corporativa, são mais motivados e engajados aos objetivos da empresa Por isso, segundo a ABTD, no Brasil, cerca de 87% dos colaboradores fazem parte de projetos de capacitação dentro de suas organizações, com aproximadamente 45 horas anuais de treinamento.
Desta forma, a motivação é fortalecida pois existe o reconhecimento e a valorização do indivíduo, de suas habilidades e expectativas.
Quer saber como implementar a educação corporativa na sua empresa em 6 passos? Então faça download de um eBook gratuito clicando aqui.