O que você diria se pudesse utilizar o melhor em análise de dados para combinar as pessoas certas com a melhor gestão que a sua empresa pode fazer? É exatamente isso que o HR Analytics propõe.
Ninguém tem dúvidas sobre a importância das pessoas dentro de uma organização. De mesmo modo, todos sabem o quanto uma empresa é capaz de atrair e gerenciar competências e talentos valiosos.
Por meio da análise inteligente e profunda de dados, sua empresa pode substituir a intuição por previsões seguras baseadas em dados reais.
Não sabe do que estamos falando? Então leia este post até o final!
O que é HR Analytics?
O Human Resource Analytics — HR Analytics — é um método de identificação e quantificação sistemática de dados, especificamente voltado para o setor de Recursos Humanos.
Em termos gerais, o HR Analytics foi desenvolvido para solucionar e evitar problemas relacionados às pessoas na organização.
Durante muito tempo, os departamentos de RH tinham posse de dados importantes que sequer eram utilizados, tratados ou analisados.
A utilização de um software capaz de cruzar dados relevantes pode impactar diversas atividades da empresa, como as análises:
- de currículos;
- de avaliação de desempenho;
- de pesquisas internas;
- de índice de rotatividade.
E vai bem além disso. Uma análise básica permite, facilmente, que se conheçam os índices sobre os itens listados anteriormente.
No entanto, ao analisar os mesmos dados profundamente, é possível extrair informações capazes de gerar uma vantagem competitiva significativa.
O que acontece é que o HR Analytics vai além de uma análise superficial. Ele cruza os dados de tal forma que é possível identificar tendências ou padrões de comportamento que indiquem ou justifiquem determinada situação.
O resultado é conhecer, além do índice de rotatividade, por exemplo, as razões pelas quais ela acontece. Dessa maneira é possível tomar decisões e elaborar mudanças.
Por que utilizar o HR Analytics?
Muitos são os benefícios e vantagens que podem ser alcançados com o uso da HR Analytics, como:
- tomada de decisão mais acertada;
- decisão de contratação aprimorada;
- treinamentos mais eficientes;
- retenção efetiva de talentos;
- gestão eficaz do desempenho;
- compreensão dos fatores de motivação;
- intervenções baseadas em casos reais do negócio;
- agregação de valor estratégico ao negócio;
- vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Um exemplo disso é prever quais serão as melhores contratações da sua empresa em médio prazo, ou qual delas darão errado dentro de um ano.
De acordo com um estudo publicado pela AIHR Blog & Academy, é possível reduzir acidentes de trabalho usando a HR Analytics.
Conforme os resultados do estudo, com base nos testes, a empresa pode prever tendências de acidentes rodoviários em relação a determinado condutor.
Esse tipo de informação auxilia a empresa avaliar a necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências específicas dentro do negócio. Por outro lado, pode ser útil também na hora de decidir sobre a contratação de um talento.
Mas os benefícios vão além do RH e alcançam a empresa toda. Essas análises inteligentes possibilitam avaliar o impacto comercial que a empresa exerce com as políticas que adota e desenvolve.
Além disso, é possível afirmar que esse é um método que viabiliza certas previsões sobre o futuro da força de trabalho.
Como colocar em prática?
Se a sua empresa já coleta dados com o RH através de sistema HCM (Human Capital Management), saiba que você está mais próximo do que imagina de começar a obter respostas relevantes com a HR Analytics.
A partir daqui, dois passos são essenciais:
- procurar a ajuda certa; e
- fazer as perguntas certas.
Análises complexas e profundas exigem profissionais capacitados ou uma ferramenta eficiente que os auxilie no tratamento dos dados.
Por isso, é importante buscar a ajuda de uma empresa especializada, que disponha de um bom software de cruzamento de informações. Você conhece as soluções da Impulse?
Agora que você já sabe o que é a HR Analytics e sabe por que utilizá-la na sua empresa, confira o nosso post “People Analytics: otimização para o desempenho da empresa” e aprofunde seu conhecimento! Não perca!