A competição entre as organizações pelos profissionais mais talentosos do mercado continua acirrada. Nesse cenário, é cada vez maior o investimento em processos de recrutamento e seleção otimizados, que encontram candidatos alinhados ao que a companhia precisa para as vagas.

No entanto, o trabalho da empresa não termina quando se fecha a contratação. Uma das tendências que vem crescendo no mercado é o uso do onboarding.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre essa prática e por que ela é tão importante para a empresa. Ao final mostraremos algumas vantagens de implementar o processo internamente. Confira!

O que é onboarding?

O onboarding é o termo utilizado para designar o processo que tem como intuito capacitar e familiarizar os colaboradores recém-contratados das organizações. A ideia é fazer com que o tempo que o funcionário leva para se adaptar e atingir o seu máximo potencial como profissional seja reduzido.

Afinal, um mercado tão competitivo como é o atual não permite que as empresas parem até que o novo funcionário esteja pronto para realizar o trabalho com excelência.

Segundo uma pesquisa da Allied Workforce Mobility Survey de 2012, os profissionais levavam cerca de 8 meses, em média, para atingirem a produtividade completa. Tal fato é impensável nos tempos atuais, certo?

Por que o onboarding é um processo tão importante?

Encontrar os talentos mais alinhados às vagas disponíveis na empresa já é um desafio. Mesmo que o processo de recrutamento e seleção esteja bem estruturado, após a contratação é que a companhia conseguirá saber de fato sobre as potencialidades do novo funcionário.

O onboarding provê à empresa a oportunidade de maximizar os resultados comerciais e estratégicos já no princípio da atuação do novo funcionário, motivando-o.

Para isso, é fundamental trabalhar com algumas ações, como a integração com o time, imersão cultural (o funcionário precisa ter claro o posicionamento da empresa, quais os seus valores, visão e missão), criação de uma forte conexão da equipe para a recepção do novo colaborador e a utilização de ferramentas digitais para entender melhor as características individuais do profissional.

Com isso, podemos destacar que o processo é crucial para evitar interpretações erradas sobre as atividades e posicionamento da empresa, ter alto aproveitamento e produtividade e, principalmente, diminuir a taxa de turnover da empresa.

Destacando esse último aspecto, o onboarding tem um impacto positivo sobre as taxas de rotatividade, especialmente quando falamos sobre os três primeiros meses e o primeiro ano, considerados os mais críticos pelos recrutadores.

Afinal, ter que recrutar novamente, fazer todo o treinamento, assim como realizar os processos de demissão e admissão geram gastos para a empresa, que pode economizar com um processo estruturado de onboarding.

Quais as outras vantagens da implementação do processo?

O onboarding não tem apenas como função diminuir a taxa de turnover e aumentar a produtividade. Também existem outras vantagens para os colaboradores, como uma experiência de contratação diferenciada. Isso quer dizer que, ao chegarem na empresa, eles já serão acolhidos e poderão se desenvolver e atingir os primeiros objetivos já nesse início.

Além disso, a organização cria uma boa primeira impressão, fundamental no processo de atração de futuros talentos. Afinal, quem melhor para divulgar a sua marca empregadora do que os seus próprios funcionários?

Como você pode ver, o processo de onboarding é essencial para uma organização que deseja reter os seus melhores talentos, mas também aumentar os lucros e atingir a máxima qualidade de seus produtos e serviços.

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