Dando continuidade na nossa série de artigos sobre a inovação na avaliação de desempenho, vamos falar sobre a terceira das 5 dicas para repensar a avaliação de performance da sua empresa. Neste artigo, vamos falar sobre a importância do reconhecimento personalizado dos colaboradores

Este artigo é parte de uma série especial de 5 artigos onde vamos tratar de 5 dicas para repensar a avaliação de performance na sua empresa. Este é o artigo de número 1. Veja abaixo a listagem completa de todas as dicas e os links dos que já forma publicados:

  1.  Alinhamento das metas dos colaboradores com as da empresa
  2. Feedback e reconhecimento do desempenho contínuos durante todo o ano
  3. Personalização e individualização das recompensas e reconhecimento dos colaboradores (este post)
  4. A importância dos planos de carreira personalizados
  5. 10 dicas práticas de gestão de pessoas para aplicar na sua empresa

Dinheiro não é tudo

Como diz o ditado, o dinheiro não é tudo. Quando tratamos de motivação e engajamento dos funcionários, isso é certamente verdade.

Inúmeros livros, artigos e estudos já foram escritos sobre este tópico. Neles, alguns pontos-chave são comuns:

  • O dinheiro pode motivar temporariamente, mas não por longos períodos de tempo. Os funcionários podem ser altamente motivado dois dias depois de receber um aumento, mas após duas semanas eles estão já se perguntando quando receberão seu próximo aumento.
  • Uma vez ultrapassado um determinado limiar financeiro, o dinheiro sai da mesa e os funcionários são motivados por outras coisas.
  • As duas principais razões pelas quais os funcionários vão para novos empregos são para um melhor salário e oportunidade de desenvolvimento de carreira.
  • De acordo com um estudo da Bersin by Delloite, as organizações que fazem um bom trabalho no reconhecimento dos funcionários tem desempenho até 14 vezes melhor do que aquelas que não.
  • Compensação possui significados diferentes para cada pessoa. Um funcionário pode ser motivado por um aumento salarial, enquanto outro pode estar mais interessado em opções de ações (stock options), férias extras. Organizações inteligentes consideram todas essas preferências dos empregados durante a compensação.

Como motivar os colaboradores (indo além do salário)?

Este tem sido um dos grandes desafios do RH. Muitos estão se voltando para três coisas:

  • Reconhecimento social personalizado
  • Planos de crescimento / desenvolvimento de carreira personalizados
  • Compensação mais inteligente e personalizada

Benefícios para o RH

Quando os funcionários saem, surgem um turbilhão de atividades para as equipes de recursos humanos. Isso tem um efeito negativo em vários departamentos, incluindo a área afetada pela perda.

O departamento do ex-funcionário tende a perder produtividade. Em seguida o RH tem que lutar para preencher essa vaga aberta.

No entanto, ao implementar um plano de compensação mais inteligente (construído com base em reconhecimento e recompensas sociais), as equipes de RH podem aumentar a satisfação do colaborador. Fazendo isso é possível reduzir o desgaste das rescisões e trabalhar com um planejamento orçamentário mais previsível para a compensação.

Como a tecnologia possibilita esse sucesso?

Com os avanços do Big Data, alguns sistemas contam com algoritmos sofisticados e capacidades de Machine Learning. Isso faz que o software de hoje seja mais habilidoso do que nunca na missão ajudar as organizações a motivar os funcionários. Possibilitando ações que vão muito além do dinheiro e que motivam o colaborador. Veja como:

Reconhecimento social personalizado

Existem softwares fornecem um ambiente que permite crowdsourcing de desempenho dos funcionários. Isto é, pessoas podem reconhecer a excelência em seus colegas de trabalho, gerentes e outros.

Uma forma de faze-lo é colocando elogios sociais, dando-lhes um emblema (badge) ou deixando um feedback positivo visível no perfil do colega. Isso facilita o reconhecimento de pares em tempo real e o feedback imediato ao longo do ano.

Em algumas das soluções de hoje, isso pode até ser feito através de dispositivos móveis, independentemente da localização física. Assim, quando chega a hora de realizar a avaliação de desempenho anual, os gerentes podem resgatar toda essa informação para a própria avaliação.

Dessa maneira, amplia-se o escopo da avaliação, possibilitando a inclusão de mais pessoas. Isso ajuda o gerente a lembrar coisas que aconteceram meses antes.

Melhores planos de crescimento / desenvolvimento

No lugar de oferecer para todos colaboradores uma certa lista de cursos (independentemente da competência requerida pelo cargo), as novas plataformas podem recomendar cursos específicos para cada membro da organização – mesmo que tenham o mesmo cargo – com base na seus interesses, aspirações e habilidades únicas.

Compensação mais inteligente e personalizada

Uma das duas razões pelas quais os empregados deixam uma empresa é remuneração. Felizmente, existem sistemas que oferecem Big Data e inteligência que ajudam criar planos de compensação.

Esses sistemas podem ajudar a identificar funcionários em risco e oferecer para os gestores dados que vão os apoiar as decisões que impactam na retenção desses funcionários. Ao saber o que motiva os funcionários, você está em uma melhor posição de oferecer a eles.

Qual é chave para motivar trabalhadores de hoje?

Veja na imagem abaixo os principais pontos para motivar colaboradores que toda empresa deve ficar atenta.

reconhecimento

Agora que você já sabe como usar o reconhecimento e recompensas para aumentar o engajamento, não esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails para ser notificado da continuação destas dicas.