Um LMS é uma solução poderosa que pode realmente levar uma organização para o próximo nível de eficiência operacional.

Mas uma solução desta natureza só pode ser eficaz se não for intrusiva, proporcionando um benefício organizacional e ao mesmo tempo permitindo que os funcionários continuem com suas respectivas obrigações diárias.

Aqui no blog da Impulse já falamos como definir os requisitos para o seu LMS e os principais motivos que fazem os projetos darem errado.

A seleção de um administrador para a plataforma da sua empresa, é o próximo passo para o sucesso da ferramenta. Ter o administrador certo para se tornar responsável pelo seu LMS é um dos fatores importantes que poderá definir se o projeto será um sucesso ou um fracasso.

Pensando nesse papel fundamental, o que você deve considerar na atribuição de uma função de administrador de LMS para gerenciar seu novo Learning Management System e qual é o perfil que essa pessoa deve ter?

É isso que vou explicar neste artigo. Então continue lendo para saber como definir o administrador de LMS para sua organização.

Quais são os benefícios de se ter um administrador de LMS interno?

Os principais benefícios organizacionais para atribuir uma função de administrador interno do LMS são os seguintes:

  1. Garantir maior controle gerencial.
  2. Concentrar os funcionários em atividades de maior valor agregado.
  3. Geralmente ocorrerá a melhora dos níveis de serviço ao cliente, pois um administrador interno conhece o negócio e conhece o cliente.
  4. Aumento dos níveis de autosserviço para os colaboradores, instrutores e outras partes interessadas.
  5. Aumenta a sensibilidade de problemas críticos, um administrador interno terá o senso crítico mais aguçado que um administrador externo de um fornecedor.

Com isso em mente algumas empresas ainda se perguntam se é mais interessante ter um administrador interno ou deixar isso a cargo de uma consultoria. É sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

O administrador deve ser alguém interno ou externo?

Muitas empresas ainda acreditam que a administração de seu LMS deve ser terceirizada para fornecedores de consultoria. Não necessariamente isso seja o mais correto.

Embora possa ser benéfico nas fases iniciais do projeto que o fornecedor auxilie na administração de seu novo LMS, é muito importante que esse conhecimento e habilidades necessários para a administração do LMS seja transferido para sua empresa o mais rapidamente possível.

Se você quer saber como está o engajamento dos colaboradores com a plataforma, ou até mesmo atuar de forma próxima para manter a evolução da sua plataforma LMS sempre em crescimento, manter o controle e o gerenciamento da solução com um administrador interno torna tudo mais prático e eficiente.

Qual o perfil correto do administrador de LMS?

Um administrador de LMS ideal é alguém reúne 4 características muito importantes:

  1. Tenha uma compreensão sólida dos objetivos de negócios da sua organização para a aprendizagem
  2. Possua um sólido conhecimento dos requisitos de conformidade para seu negócio;
  3. Tenha uma paixão pela aprendizagem.
  4. Não precisa necessariamente possuir habilidades avançadas de informática, mas que tenha como característica a atenção aos detalhes.
  5. Entenda que testes são necessários para garantir a transição suave que você quer que seus colaboradores Vivam na empresa.

Se a pessoa se encaixar no perfil acima, o que realmente faltará realizar será um treinamento do LMS escolhido, para entender sua capacidade de parametrização e ficar familiarizado com a nova plataforma que será de sua responsabilidade.

Com isso feito, o administrador de LMS poderá determinar como as necessidades do negócio devem ser implantadas no ambiente da plataforma.

Considerações finais

Uma implementação de uma solução LMS pode ser simples ou complexa, dependerá da solução que você escolher.

O papel do administrador de LMS é muito importante independente da solução escolhida, ele poderá facilitar nesta implementação, minimizando assim o impacto com os usuários.

Dependendo do LMS que você comprou ou irá comprar, a interface é normalmente muito intuitiva e seus colaboradores poderão utilizá-lo a qualquer momento.

O fornecedor deve se tornar seu parceiro para apoiá-lo em ações específicas, além da participação no momento de implantação do projeto. Porém quem deve assumir a responsabilidade da solução e a continuidade da mesma deverá ser seu administrador de LMS.

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