O setor de Recursos Humanos (RH) é um dos mais importantes de qualquer empresa. E é por isso que os profissionais que atuam nesse setor têm sido pressionados a inovar nos processos e nas ferramentas de gestão. Porém, para ter sucesso em todo esse trabalho, muitos gestores recorrem a uma abordagem conhecida como design thinking. Você sabe o que é isso?
No artigo de hoje, você irá compreender o que é design thinking, como ele pode ser aplicado no departamento de Recursos Humanos e quais os resultados que ele pode trazer à sua empresa, com exemplos reais.
Ficou interessado em conhecer o conceito? Então, acompanhe com muita atenção o nosso artigo e prepare-se para inovar no seu RH!
O que é design thinking?
O design thinking é um processo que ajuda você pensar e agir. Ele tem origem na escola de design, que tem como princípio a inovação.
O conceito de design thinking foi criado pelo americano Tim Brown, que percebeu que nem sempre era possível melhorar um produto ou satisfazer um consumidor por meio de um desenho inovador.
No entanto, foi a partir desse impasse que o americano repensou os produtos e resolveu idealizá-los sob a perspectiva do público final, já que faz sentido inovar para atender as necessidades das pessoas.
Logo, o design thinking faz um estudo profundo dos anseios de um grupo, antes que ele receba um item, ação ou um serviço. Para tanto, os idealizadores devem seguir vários princípios como a experimentação, o pensamento analítico e a colaboração.
A abordagem do design thinking pode ser feita em todas as áreas do negócio. Na gestão de pessoas, por exemplo, o método ajuda a criar práticas e políticas inovadoras.
Utilizar o processo no RH é inovar processos, produtos e serviços para os colaboradores e clientes. E isso acontece justamente por causa dos feedbacks gerados por sua equipe e seus consumidores.
Uma das empresas que investe em design thinking para o RH é a KPMG. A empresa utilizou esse conceito para entender a motivação de seus funcionários, seu engajamento e retenção na empresa.
Suas análises levaram a um trabalho orientado a propósito. Esse processo de refinamento dos objetivos ajudou a concentrarem todos os seus esforços analíticos, métricas e relatórios necessários para rastrear o progresso e os resultados.
A iniciativa teve como resultados melhorias significativas no engajamento e moral dos funcionários e, ainda, fortaleceu o vínculo entre a marca e a identidade dos seus colaboradores.
Outra empresa que também utiliza o design thinking para o RH é a gigante Microsoft. Ela é uma organização baseada em dados e os coloca no centro da sua estratégia de negócios.
No entanto, um estudo direcionado dos dados do seu capital humano permitiu a empresa obter informações analíticas e ajudar em todas as tomadas de decisões do setor de RH.
Com estes resultados em mente, veja abaixo como aplicar o design thinking ao RH.
Como aplicar o conceito de design thinking no departamento de RH?
Proponha ações
Você, como gestor de Recursos Humanos, pode propor ações que melhorem o ambiente da empresa. Faça reuniões com seus colaborares, peça sugestões e trabalhe em equipe.
Se você ouvir com atenção a sua base, estará pronto para ter sucesso com o método de design thinking, pois nada melhor que seus próprios colaboradores para ajudá-lo a ver as mudanças que sua empresa precisa, não é mesmo?
Trabalhe o Design Organizacional
Incorpore o design thinking na reestruturação dos papeis ou da sua própria organização. Reveja o design organizacional da sua empresa e faça com que ela se aproxime do conceito desse modelo de design.
Invista na formação do RH
O profissional de RH deve estar sempre atualizado para poder incorporar uma compreensão de era digital, design de experiência do usuário e economia comportamental.
Portanto, invista sempre na formação desse profissional e tenha um dos melhores colaboradores da sua equipe!
Soluções de LMS modernas, já trazem esse pensamento centrado no usuário como um de seus pilares. Essa ação acaba se traduzindo em economia e otimização de resultados para os programas de treinamento.
Quais os resultados alcançados com esse método?
Melhora a empatia da gestão
Com a aplicação do design thinking ao RH, você melhora a empatia da gestão, pois aproxima o colaborador dos seus líderes, que passam a ver sua equipe de profissionais como peças fundamentais no desenvolvimento das atividades da empresa.
Aumenta a qualidade dos serviços e produtos
Conforme você executa os processos, o resultado dos mesmos é refletido na sua empresa. Com o design thinking, você aumenta a qualidade dos serviços e dos produtos, pois o método é realizado com uma orientação assertiva, o que impacta diretamente nos resultados em relação a sua oferta de produtos e serviços.
Otimiza os processos internos
O design thinking, quando implantado pelos gestores, otimiza os processos internos da empresa, pois ajuda a integrar e a melhorar o fluxo de informações, fazendo com que cada setor da organização tenha uma excelente comunicação entre si.
Além disso, ele aumenta a produtividade da sua equipe de colaboradores, o que é mais um ponto positivo para sua empresa.
Viu como o design thinking pode ajudar no setor de Recursos Humanos da sua empresa? Agora que você já sabe, que tal começar a implantá-lo em sua organização?
Gostou do nosso post? Quer receber mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos que possam ajudá-lo na gestão da sua empresa!