O desejo de qualquer gestor é que sua equipe de colaboradores possa trabalhar em harmonia, nutrindo um ambiente corporativo saudável. Mas a realidade nem sempre corresponde a este cenário e conflitos são um evento relativamente comum dentro de qualquer empresa.

Por isso, uma das habilidades necessárias ao líder é a capacidade de fazer uma gestão de conflitos eficiente. Quer saber como isso é possível? Então, confira nossas 5 dicas!

1 – Elimine as falhas de comunicação

Muitos conflitos têm origem em problemas de comunicação. Por exemplo, a falta de clareza de um líder ao delegar tarefas e prazos pode comprometer o desempenho do funcionário, fazendo com que ele gaste muito mais tempo em um projeto do que deveria. Em termos mais técnicos, a falta de informação, informação incompleta ou incorreta é prejudicial para a rotina da empresa como um todo. Ao resolver essas falhas, você também elimina parte dos conflitos pela raiz.

Como aplicar

Crie procedimentos claros sobre como trocar informações oficiais dentro da empresa. Por exemplo, utilize protocolos para a entrega e recebimento de documentações, evitando que elas se percam entre os setores da empresa.

Outra sugestão é combinar que todas as solicitações devem ser efetuadas por e-mail, que servirá como um registro. Nas reuniões, também faça sempre uma ata com as decisões tomadas.

Por que será eficiente

Pode parecer antiquado ou ter um ar de burocracia, mas esses procedimentos são a melhor forma de eliminar o problema da comunicação. Quando as coisas são apenas discutidas verbalmente e não há registro, é fácil “deixar o dito pelo não dito”, distorcer conversas, ignorar orientações.

2 – Incentive seus funcionários a agir pela razão

Um problema pequeno pode tornar-se grande quando os colaboradores deixam as emoções tomarem conta. Um colega comete um erro e, ao invés de lidar com isso de maneira profissional, o colega já aumenta o tom de voz, jogando insinuações e ofensas.

Além de criar um conflito pontual, esse tipo de reação também estraga o relacionamento da equipe a longo prazo, destruindo os laços de cooperação e confiança.

Como aplicar

Não existe outra forma de aplicar essa dica além de ser firme e claro com sua equipe. Diga a eles que problemas de trabalho precisam ser resolvidos de maneira calma, respeitosa e objetiva. Se você ver algum comportamento diferente desse, posicione-se imediatamente. E, obviamente, seja o primeiro a dar o exemplo.

Por que será eficiente

Liderança exige equilíbrio. Em alguns momentos, é preciso ser mais flexível, enquanto que em outros, é preciso ser firme.

Dentro do ambiente de trabalho não há espaço para reações dominadas pela emoção, especialmente quando isso pode prejudicar a convivência da equipe. Esse é um dos pontos em que o gestor deve demonstrar absoluta determinação.

3 – Avalie o peso da questão

Essa dica está relacionada ao conceito de que é preciso escolher as batalhas certas. Por que gastar energia com conflitos quando o que está em jogo tem pouco valor? Adote esta técnica com seus colaboradores, usando uma “escala mental” para os conflitos.

Como aplicar

Quando o clima começar a esquentar dentro do ambiente de trabalho, os envolvidos devem parar por um instante e avaliar o motivo da briga. Qualquer pontuação abaixo de 7 não é suficiente para seguir adiante.

Mas atenção! Isso não significa que uma avaliação 8 seja sinônimo de carta branca para o conflito. Se a questão é mesmo importante, ela deve ser resolvida — pelos meios adequados.

Por que será eficiente

Essa dica apela à tendência do menor esforço. É a mesma tendência que faz com que você ignore aquele 1 centavo de troco que nunca recebe (em vez de brigar por ele toda vez que vai à padaria). E, na maioria das vezes, pelo menos um dos envolvidos vai achar que o assunto do conflito não tem grande importância.

4 – Troque “conflito” por “debate”

Agora vamos falar dos meios adequados de tratar uma questão, quando ela realmente valer um 8 ou 9 na sua escala mental. Nesta situação, um conflito não é a melhor saída. Em vez disso, que tal promover um debate?

Como aplicar

A proposta é voltar à definição de “debate”. As pessoas envolvidas, que obviamente possuem opiniões diferentes sobre o assunto, vão apresentar seus respectivos pontos de vista e argumentos. É bom que haja um mediador nesse debate, o que seria o papel do gestor, para garantir a ordem e o respeito.

E não se esqueça do mais importante: o debate precisa engajar os colaboradores para que cheguem a uma conclusão ou solução. Preferencialmente, com as duas partes cedendo um pouco.

Por que será eficiente

Essa dica tem tudo a ver com a ideia de abordar os problemas de maneira racional. Perceba que, no debate, o foco é na resolução de um problema, diferentemente do conflito que, muitas vezes, é focado em “vencer” ou “provar que está certo”.

Desta maneira, ao trocar o conflito pelo debate, você transforma uma situação potencialmente nociva ao relacionamento profissional em uma prática saudável e benéfica para a empresa.

5 – Adote a perspectiva do outro

O que fazer quando você mesmo se envolve em um conflito? Como sair dele com o menor dano possível? A resposta está em adotar a perspectiva do outro. Aliás, essa postura não funciona apenas para resolver os conflitos, mas também para evitá-los. Vale a pena disseminá-la como uma prática contínua dentro da empresa.

Como aplicar

É fácil adotar a perspectiva do outro. Basta pensar em qual é a motivação que ele pode ter por trás da sua atitude. O que ele quer? Talvez ele esteja brigando por um direito que sente que foi ferido ou talvez para se proteger de alguma situação que poderia prejudicá-lo.

Ao entender o motivo de o outro estar gerando o conflito, basta mudar sua reação. Ao invés de contrariá-lo, você pode ajudá-lo a conseguir o que quer e chegar em um meio termo para que todos os lados saiam ganhando.

Por que será eficiente

Se ambos estiverem “do mesmo lado”, simplesmente não existirá razão para conflito. Nessa perspectiva, ajudar os outros a atingirem seus objetivos é a melhor maneira de eliminar obstáculos no seu próprio caminho.

Para terminar, temos mais uma dica importante.

Realizar a gestão de conflitos exige que o líder mantenha-se imparcial e focado no que é melhor para a coletividade. Portanto, é preciso cuidado para não se envolver demais em eventuais rixas dos colaboradores.

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