A gestão do capital humano diz respeito à principal fonte de riquezas de uma organização, as pessoas que a compõem. Para desenvolver as melhores condições de retorno sobre os investimento na área, é preciso contar com o auxílio de algumas ferramentas de gestão.

Os softwares de capital humano representam, assim, um bônus estratégico para as empresas, que podem contar com a sua efetividade para agir diretamente nas necessidades de suas equipes, sem desperdício de tempo ou de esforços. E, se engana quem acha que os softwares de capital humano servem apenas para realizar registros eletrônicos e cadastros de colaboradores.

Os sistemas de Gestão de Talentos ou HCM (Human Capital Management) são capazes de, por exemplo:

  1. auxiliar no processo de seleção de novos talentos
  2. fazer avaliações confiáveis de desempenho
  3. auxiliar a criação programas treinamentos personalizados

Os benefícios e resultados deles são integrados, impactando ao mesmo tempo diversos setores da empresa, garantindo a eficácia para o negócio e impulsionando seus resultados. Neste artigo você irá aprender 4 benefícios de adotar um software de gestão do capital humano na sua empresa.

1 – Melhorar a eficiência e produtividade do RH

Com o apoio de um software de capital humano, muitas funções de responsabilidade do departamento de RH se integram. Um exemplo é o processo de avaliação de desempenho que pode ser automatizado, permitindo o planejamento de prazos, cadastro de metas e competências por perfil. Dessa forma sendo possível, já alinhar os resultados com outras área como treinamento e sucessão.

As funções do departamento de RH passam a estar integradas com toda a gestão estratégica da empresa. A partir das análises feitas pelo software, vários processos passam a ser alinhados com as lacunas de pessoas, conhecimento ou performance, garantindo a efetividade da gestão de pessoas.

Além de automatizar também uma série de notificações e relatórios, tornando mais ágeis e eficientes os seus processos. Isso poupa tempo e direciona a atenção para onde ela realmente deve estar focada: na gestão dos talentos.

2 – Reduzir custos dos processos de recrutamento e seleção

O recrutamento torna-se mais preciso e eficaz através da análise sistematizada das competências desde o cadastro do candidato, evitando avaliações desnecessárias de “currículo por currículo” daqueles perfis que não se encaixam na vaga.

Além disso, processos de entrevistas e testes, podem ser executados de forma online, através de provas em plataformas web e entrevistas via webconferência, reduzindo custos para a empresa e para o candidato.

Um processo definido de recrutamento e seleção, com um roteiro estruturado e previamente planejado, garante o cumprimento de prazos e metas, alinhando as expectativas corporativas ao perfil idealizado. Essa precisão evita o retrabalho gerado por uma seleção mal executada (desligamentos e novas contratações).

3 – Valorizar do capital humano da organização

Uma das partes mais difíceis de administrar talentos é conseguir ajudá-los a desenvolver ao máximo todo o seu potencial. A maioria das pessoas se desmotiva com o passar dos dias e, entre os motivos para essa perda de entusiasmo com o trabalho, está a falta de reconhecimento e de oportunidades.

Com um software de HCM (gestão do capital humano) bem alinhado, o colaborador tem acesso a oportunidades internas, recomendações de aperfeiçoamento de acordo com as necessidades de cada um. Além de acesso à capacitações, entre outros incentivos.

Essas oportunidades implicam no maior reconhecimento dos colaboradores, no desenvolvimento das equipes e na motivação através da aprendizagem e de novos desafios.

4 – Melhorar resultados dos treinamentos e desenvolvimento

A relevância dos treinamentos e desenvolvimento oferecidos pela empresa, só será percebida se eles estiverem alinhados com as reais necessidades de cada colaborador e sua área.

Sendo assim, os seus resultados podem ser melhorados pelo uso do software de capital humano, uma vez que, com sistemas integrados, há a possibilidade de fazer um levantamento das necessidades apontadas pela avaliação de desempenho, através dos gaps de competências e desempenho individuais.

Da mesma forma, com base nos resultados de performance (metas e melhorias de competências), os programas de treinamento e desenvolvimento podem estar em constante avaliação. Além disso, o gestor poderá acompanhar os indicadores de treinamento e de performance, conferindo de forma simples as metas da sua equipe, participação em treinamentos obrigatórios (compliance) e participação em debates nas comunidades de prática.

Considerações finais

Com tantos benefícios significativos, fica difícil não considerar um software de gestão do capital humano como forma de trazer melhores resultados para a empresa. Se este é o seu caso, é muito importante que sua empresa especifique corretamente os requisitos de uma plataforma para atender todas as suas necessidades.

Dessa forma, evita-se adquirir uma plataforma que não atenderá a empresa ou então que sua empresa não terá a capacidade técnica para administrar, terminando com uma plataforma cheia de funções sem utilidade.

Para te ajudar a fazer isso, a Impulse criou um modelo de requisição de informação (RFI) para que sua organização consiga especificar corretamente as funcionalidades da sua plataforma e fazer a melhor compra. Para fazer download deste modelo gratuitamente, basta clicar no banner abaixo.

modelo rpf rfi