As pessoas estão passando cada vez mais tempo em seus trabalhos. Muitas vezes mais do que em suas casas, com a família ou amigos.
É na empresa que boa parte das relações humanas dessas pessoas são construídas e a avaliação de clima organizacional é de suma importância para monitorar este ambiente.
A avaliação é a ferramenta que ajudará a
- desmistificar
- entender
- melhorar a satisfação da equipe
Abaixo, selecionamos, baseado nas melhores práticas do mercado, 5 dicas sobre a avaliação do clima organizacional, sua importância e como implanta-la em sua empresa.
Antes disso, no entanto, é necessário entender qual a importância de manter um bom clima organizacional na empresa e os benefícios que isso trará para os resultados do negócio.
Por que manter um bom clima organizacional?
Já não é novidade que o ambiente onde realizamos nossas tarefas cotidianas influencia diretamente na qualidade do que fazemos. Funcionário descontente rende menos: fato!
Mesmo em empresas com uma remuneração adequada ao mercado, não é difícil encontrar pessoas desmotivadas, desinteressadas e aquela sensação de que algo não funciona bem.
Porque será que isso acontece?
O culpado disso pode ser o ambiente. Sim, as relações entre os colaboradores, superiores e clientes podem determinar em boa parte o nível de satisfação dessas pessoas.
#Dica: veja este artigo com 5 dicas para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa.
Mas, como medir esse nível?
Como encontrar e solucionar os problemas ambientais?
1 – Faça um questionário de avaliação de clima organizacional
A melhor forma é perguntar. Faça uma pesquisa com os envolvidos para entender o que os afeta. No entanto, é necessário muita cautela na forma que o questionário é elaborado e aplicado.
Naturalmente, poucas pessoas se sentirão à vontade para apontar os erros da liderança e da empresa se isso for feito pelos líderes ou se tiverem que se identificar em algum formulário.
Assim, é imprescindível que a avaliação seja sem a identificação do funcionário e aplicado diretamente pela área de Gestão de Recursos Humanos (RH) da empresa.
O RH é um setor de vital importância para a corporação, funcionando como termômetro para medir a satisfação dos funcionários. Contudo, nem todas as reclamações chegarão aos ouvidos do profissional de Recursos Humanos.
Para que o trabalho seja realizado com propriedade, ele precisa colher e compilar essas informações de forma a justificar qualquer tipo de mudança nas políticas internas da empresa, envolvam estas ou não algum tipo de investimento.
2 – Faça as perguntas certas
Para se obter as respostas desejadas é preciso fazer as perguntas certas. Alguns itens podem ser avaliados de forma matemática simples, com um questionário do tipo “atribua uma nota”, outros necessitarão de respostas dissertativas.
Isso acontece porque as notas numéricas tendem a atingir uma média e serem ignoradas, enquanto as respostas objetivas podem mostrar melhor o cerne do problema.
Veja algumas perguntas que podem ser feitas e por que fazê-las:
- Você recebe informações suficientes para realizar o seu trabalho?
Essa e outras perguntas sobre estrutura podem identificar problemas no fluxo de informações de cima para baixo ou entre áreas.
- Você sente prazer em realizar o seu trabalho?
Perguntas como esta medem diretamente o nível de engajamento do profissional.
- Você é correspondido quando procura por auxílio?
Uma pergunta estratégica, pois pode medir se há ajuda entre as áreas, mas também se o funcionário busca pela colaboração.
- Há oportunidades de treinamento para todos?
Trabalhador interessado está sempre buscando novos conhecimentos. Um ambiente que pareça estagnado é altamente prejudicial.
- A empresa disponibiliza todos os equipamentos de que precisa para realizar sua função?
Cuidado com a falta de EPIs ou simples equipamentos ergonômicos. A ausência desse tipo de material pode incorrer em risco a segurança, insatisfação e até problemas judiciais no futuro.
- O que você mudaria na empresa? E em você?
Esse tipo de pergunta mais espontânea pode levar o trabalhador a ser mais honesto do que nas perguntas induzidas.
#DICA: Veja neste artigo como fazer uma pesquisa de clima organizacional para sua empresa.
3 – Analise o grau de satisfação
Se você realizar as perguntas certas você terá um mapa claro de como anda o clima organizacional na companhia, bem como o que precisa ser aprimorado.
Visando melhorar o nível, apresente o resultado publicamente para toda organização e proponha uma meta que deve ser desdobrada em todas as áreas da empresa por meio de planos de ação.
4 – Solucione os problemas-chave
O ambiente de trabalho interfere diretamente na qualidade de vida da equipe. Após a definição da meta a ser alcançada, é hora de traçar planos de ação por área.
No entanto, para que as ações tenham os efeitos desejados é muito importante a participação de todos os colaboradores.
Faça reuniões e peça sugestões para resolver os problema apontados na pesquisa. Você ficará surpreso com tantas boas ideias e muitas delas exigirão pouco investimento.
Ao inserir os colaboradores na formulação do plano, eles ficarão muito mais engajados e dispostos a cumprir as ações que estiverem relacionadas as suas áreas.
5 – Segurança na obtenção dos dados
Os passos acima só terão valor se os dados captados na pesquisa forem concretos, sem influência da liderança sobre os colaboradores e, principalmente, sem alteração na compilação.
A melhor forma de conseguir atingir esse resultado é através de uma consultoria externa. Dessa maneira, o colaborador terá total segurança que as suas respostas não serão expostas e que haverá transparência no repasse dos indicadores para a diretoria.
Imagine um chefe que monitora constantemente a equipe, não lhe dando tempo para nenhum tipo de interação social, sempre com a justificativa de aumentar a produtividade.
Esse tipo de ação costuma ser crucial para minar um ambiente, deixando os funcionários reativos e com a tendência de não extrapolarem suas funções por se sentirem oprimidos em demasia.
Será que, se o questionário for aplicado pelo seu chefe, o colaborador expressará essas questões? Por isso a importância de um processo seguro e sigiloso.
No livro o Gerente Minuto, os autores Ken Blanchard e Spencer Johnson comentam que:
“pessoas satisfeitas consigo mesmas, produzem melhores resultados” e que “o melhor minuto é o que investimos nas pessoas”.
Certamente você está buscando melhores resultados para a sua empresa. A avaliação de clima organizacional é a melhor ferramenta para identificar o grau de satisfação, os pontos mais críticos e servir como um mapa para traçar o caminho até o objetivo definido.
Investir na satisfação da equipe é uma maneira certeira de melhorar os resultados.
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