Parece lógico dizer que o trabalho da liderança é “gerenciar sua equipe”. Contudo, o líder precisa fazer isso sozinho? Por outro lado, o RH precisa ficar recluso, lidando com cartões de ponto, sem se envolver com os verdadeiros recursos humanos – os colaboradores da empresa?

A resposta a essas duas perguntas é não.

O setor de RH pode e deve desempenhar um papel ativo junto a todos os grupos de trabalho da empresa, ajudando os gestores a liderarem suas equipes.

A dinâmica da relação entre RH e o Líder

Para que o setor de RH possa oferecer ajuda ao líder, é preciso que haja diálogo entre as partes envolvidas. Esse é um conselho dos autores do livro The Boss’s Survival Guide (“Guia de sobrevivência do chefe”).

O RH Estratégico precisa entender os desafios da liderança. Isso inclui conhecer:

  • As equipes
  • Rotinas de trabalho
  • As obrigações
  • As metas
  • Os planos de curto e longo prazo.

Por outro lado os gestores precisam ser capacitados para a Gestão de Pessoas (#Dica: Conheça alguns cursos online gratuitos de RH e indique para seus gestores).

Obviamente, o papel do RH não substitui o do líder. Eles se sentam juntos para planejar ações (como as que apresentaremos a seguir) de acordo com seus objetivos estratégicos.

A execução pode ser compartilhada, ou delegada à parte que tenha mais tempo e recursos para desempenhá-la. Ambos serão responsáveis pelos resultados obtidos, e deverão analisá-los para descartar, ajustar ou manter as ações promovidas.

Dentro dessa dinâmica, o primeiro referencial da equipe continua sendo seu líder. Esse é um dos pilares da Gestão de Talentos. Porém, é interessante notar que este trabalho conjunto também aproxima o RH do restante da empresa. Ou seja, o RH torna-se um segundo referencial de confiança para os colaboradores.

Liderança e RH na prática

Abaixo vamos listar situações comuns na empresa onde a parceria entre liderança e RH pode trazer excelentes resultados.

Influenciar a produtividade da equipe

O setor de RH tem amplo conhecimento de técnicas para aumentar a produtividade da capital humano da empresa. Estamos falando, por exemplo, sobre as avaliações de desempenho – que permitem identificar os pontos em que o funcionário precisa melhorar seu trabalho. Outro exemplo é a capacitação dos funcionários, que nivela estes pontos.

O gestor é capaz de organizar estes tipos de ação. No entanto, é mais vantajoso para a empresa que sejam realizadas de maneira integrada com o RH. Assim, o líder pode contar com o RH para a execução dessas atividades.

Mesmo assim, é essencial que ele acompanhe o desenvolvimento e a evolução de sua equipe. Isso deve ser feito através de feedback ao RH para que sejam realizados os ajustes finos.

Comunicar os valores e a cultura da empresa

Um dos fatores imperativos para determinar se uma equipe está ou não alinhada com a empresa é a compatibilidade dos valores e da cultura. Uma relação de trabalho de um funcionário que não incorpora os valores da empresa não pode dar certo e ainda pode impactar a equipe

O problema é que, em muitos casos, a empresa falha em comunicar seus valores e cultura; e o líder, por sua vez, tem dúvidas de como lidar com a situação, pois não é algo objetivo. Neste caso, o RH pode ajudar na comunicação, através de um treinamento temático, uma palestra ou recursos online (e-learning ou redes sociais corporativas).

Analisar o perfil e potencial da equipe

Uma das dificuldades que a liderança encontra para aproveitar ao máximo a força de trabalho de sua equipe é não saber como organizá-la. Quais tarefas delegar a cada um? Qual deles possui o perfil certo para assumir um novo projeto? Se eu promover esse funcionário, para qual cargo devo encaminhá-lo? Tudo isso exige uma análise de perfil e potencial.

Para isso, o setor de RH possui ferramentas e sistemas para realizar uma análise com qualidade. Elas podem ser feitas através de, são utilizadas entrevistas, dinâmicas, testes de personalidade e psicológicos, avaliação de competências e outros métodos.

Esse trabalho de análise dos colaboradores precisa ser bem feito, pois é essencial para o planejamento do futuro deles na empresa, para a retenção de talentos e para o aumento da produtividade da equipe.

Quer aumentar seu conhecimento gestão de equipes, gestão de talentos e outros temas relacionados? Então, faça download de um eBook com as 6 principais tendências do RH estratégico no Brasil.