O ponto chave para melhorar a comunicação e o engajamento da sua equipe é implementar a cultura do feedback. Mesmo porque, lidar com os colaboradores de forma efetiva é um dos grandes desafios em um negócio.
Nessa perspectiva, a falta do feedback pode afetar não só o bom andamento das atividades, como também o clima organizacional e os comportamentos da equipe.
Quais são, então, as estratégias para se introduzir o feedback no cotidiano da organização? E como os sistemas de gestão de pessoas podem atuar na eficiência e servir de canal para sua execução?
Como construir uma cultura de feedback?
Para que o diálogo entre os gestores e suas equipes seja, de fato, eficaz, é importante que o feedback seja objetivo, honesto, construtivo e claro.
É nessa questão que vemos uma grande dificuldade: enfrentar a barreira cultural do brasileiro de tentar acomodar as questões e dar “jeitinhos” para não ir direto ao ponto do problema.
Com isso, é preciso realizar algumas estratégias para minimizar essas dificuldades e implantar o feedback da melhor forma possível. Dessa forma, os gestores devem:
- Ter mente que o feedback é uma ferramenta importante e eficaz para motivar e treinar os funcionários;
- Definir de forma clara os objetivos e prazos de cada colaborador;
- Estabelecer as responsabilidades de cada um nos processos de trabalho;
- Verificar os resultados alcançados continuamente, fornecer um feedback honesto e identificar pontos de aperfeiçoamento.
Observando essas estratégias, percebemos o quanto é importante esclarecer os objetivos, os prazos e os responsáveis de cada tarefa. Sem essa transparência, o feedback não será eficaz, pois será subjetivo, isto é, encoberto de emoções e sujeito a questionamentos.
Dar feedbacks não é uma tarefa fácil e ninguém vai aprender isso na faculdade, mesmo sendo muito utilizada em qualquer carreira. Por conta disso, é muito difícil encontrar profissionais que o façam de forma eficiente.
A grande maioria dos casos o fazem de forma atrapalhada, o que gera descontentamento entre as pessoas e não leva à uma mudança de comportamento significativa.
#DICA: Para aprimorar suas técnicas para dar feedback aos colaboradores, leia o artigo “7 dicas sobre como dar feedback para sua equipe“.
Como estruturar um processo de feedback contínuo?
Como vimos neste artigo, o feedback e conhecimento contínuo durante o ano é muito importante. Nesse contexto, estruturar o progresso do colaborador por meio de um sistema de gestão de pessoas é uma excelente estratégia para fomentar o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e incentivar o feedback em via dupla entre os gerentes e suas equipes.
Esse tipo de sistema é baseado em competências, ou seja, habilidades, conhecimentos e atitudes, além de associar-se ao feedback e à gestão da performance.
Assim, o sistema de gestão de pessoas funcionará como ferramenta de gestão do feedback. Sua função será caminhar junto à gestão da performance, com a intenção de melhorar os resultados das equipes e tornar esse processo mais objetivo e claro.
Quanto à periodicidade do feedback, não se tem um padrão exato. Cada organização definirá de acordo com sua cultura e com suas estratégias para torná-lo mais proveitoso.
O essencial é que ele seja contínuo, ou seja, no momento em que se identificar a importância de uma melhoria de treinamento específico e de comportamento, por exemplo.
Como um sistema pode contribuir para a melhora do feedback?
O sistema de gestão de pessoas entrará justamente para assegurar que esse procedimento seja implementado e, assim, realizar um histórico de todo o processo.
Desse modo, temos uma visão muito mais abrangente do progresso do funcionário, o que facilita, e muito, em um feedback mais objetivo.
Dentre os players do mercado, temos o Saba. Essa plataforma oferece uma série de módulos que trabalham diversos pontos do seu negócio, como:
- performance
- aprendizado
- plano de carreira
- compensação
- recrutamento
- feedback
- engajamento
A plataforma oferece as ferramentas certas para entender o seu plano de negócios e o papel de cada um no sucesso da empresa. Dentre suas funcionalidades, destacam-se:
- Uma ferramenta para alinhar, elogiar e acelerar o desempenho dos colaboradores, utilizando um mecanismo de fornecimento de feedbacks e de criação de metas para criar uma cultura do coaching e do feedback contínuo na sua organização;
- Escolha os treinamentos e os conteúdos adequados para cada colaborador, a fim de desenvolvê-los de acordo com as competências a serem trabalhadas;
- O acesso pode ser realizado não só por computadores, como também por meio de tablets e smartphones;
- Faça uma avaliação completa do desenvolvimento dos funcionários por meio de uma ferramenta automatizada que disponibiliza esse conteúdo eletronicamente para serem analisados em painéis, relatórios gráficos e tabelas;
- A plataforma possui apoio para a elaboração de relatórios, painéis e métricas poderosas que mostram destaques e lacunas de desempenho individual e coletivo;
- Estrutura de rede social para conectar os colaboradores;
Utilizando o Saba para feedback
O processo Saba Pulse 360 demonstrado na figura acima é separado em quatro partes:
- registro de feedbacks
- diagnóstico dos problemas
- execução de ações
- verificação dos resultados
Na primeira parte, o Saba compila os feedbacks dos colaboradores e dos gestores, a partir de simples perguntas objetivas com um valor numérico. Na segunda, você poderá analisar os problemas encaminhados pelos feedbacks que são visualizados pelo usuário de forma fácil em gráficos, tabelas e relatórios, com o propósito de identificar lacunas nos processos.
Em seguida, os gestores podem elaborar um plano de ação que envolve o registro das competências que o colaborador precisa melhorar, os objetivos que ele deve alcançar e os treinamentos que ele precisa realizar.
# DICA: Este artigo pode te ajudar a definir quais as competências você deve avaliar.
Por fim, o Saba fornece uma estrutura para medir o quanto sua equipe está desenvolvendo suas competências, se engajando nas atividades e como está usando o feedback dado.
Isso tudo é feito com um único objetivo: melhorar o capital humano da sua empresa com a finalidade de agregar valor ao seu negócio.
Gostaria de saber mais sobre como a Saba pode contribuir para a evolução dos processos da sua empresa? Entre em contato ou deixe sua dúvida no box de comentários!