Sua empresa tem dificuldades em encontrar candidatos que se atraiam às vagas oferecidas ou colaboradores que se sintam satisfeitos com o ambiente de trabalho? Tenha calma, pois esse problema pode ser resolvido com a criação do seu employer branding.

Ainda não conhece essa estratégia, nem seus benefícios? Então o artigo de hoje é pra você! Continue a leitura e melhore os resultados da gestão de talentos de sua empresa. Vamos lá?

Conceito de employer branding

O termo “employer branding” designa uma estratégia voltada para os colaboradores, e visa fortalecer a reputação da sua empresa em termos de “lugar para se trabalhar”.

Em outras palavras, o foco do employer branding é criar uma marca empregadora atrativa, haja vista que a reputação da empresa influencia diretamente no engajamento de pessoas.

Inclusive, segundo o site de gestão de talentos americano Betterteam, a má reputação ou reputação negligenciada da empresa acaba por forçar os empregadores a pagar até 10% a mais de salário para seus empregados, como uma forma de compensação.

Na prática, esse conceito envolve o que você quer que os candidatos vejam e/ou sintam quando sua empresa vem à mente deles. Seja ela…

  • Um bom lugar para aprender coisas novas e ganhar experiência a curto prazo
  • Um lugar para fincar raízes e seguir um plano de carreira bem estruturado
  • Boa para conciliar a vida familiar, permitindo flexibilidade nos horários
  • Um espaço inovador e moderno
  • Uma empresa tradicional e meticulosa
  • Uma empresa que tenha uma hierarquia definida
  • Um espaço com um relacionamento horizontal entre os membros da equipe

O importante é que seu employer branding seja composto de características atrativas para o tipo de colaborador que você deseja captar.

Tenha em mente que é importante se diferenciar da concorrência transmitindo uma imagem única. Abaixo você verá como aplicar essa estratégia a favor da sua empresa, para colher os melhores benefícios do employer branding.

Aplicação da estratégia a favor de sua empresa

Para que essa estratégia cause o efeito desejado em termos de engajamento e captação, é importante se ater a alguns aspectos que vão desde o planejamento até a mensuração dos resultados.

Planeje

Criar um projeto de employer branding requer bastante planejamento, visto que essa é uma estratégia que leva tempo para ser consolidada.

Portanto, monte um cronograma realista e procure o engajamento dos líderes de cada departamento, a fim de obter um resultado preciso e eficiente.

Avalie

Avalie a cultura organizacional da empresa e certifique-se de que sua visão e valores sejam condizentes com a realidade da empresa. Mais importante, veja se elas atraem o tipo certo de candidato para as suas equipes.

Busque, também, utilizar a melhor abordagem de acordo com o perfil de sua equipe, sempre considerando a singularidade de cada departamento.

Inove

Para isso, não hesite em se utilizar de novas tecnologias a favor dos resultados, como as mídias sociais e os canais de comunicação.

Até porque, ainda segundo o Betterteam, 62% dos candidatos pesquisam sobre as empresas nas redes sociais antes de serem contratados.

Mensure

Não se esqueça de mensurar os resultados da aplicação dessa estratégia, seja por meio do feedback de gestores e colaboradores ou pela avaliação de desempenho obtidos em cada departamento após as novas contratações.

Assim você saberá o que continuar fazendo e o que merece uma revisão.

Agora que você se sente familiarizado com o employer branding, o que está esperando para implementá-lo? Aproveite e assine a nossa newsletter e obtenha as melhores dicas e novidades do mundo da gestão de talentos em primeira mão!