[kkstarratings] Empreendedores e gestores precisam ter em mente que todo trabalho necessita de um aperfeiçoamento constante, no qual ele deve ser criteriosamente analisado a fim de identificar pontos fortes e fraquezas que interferem no desempenho dos diferentes setores da organização.

No RH, isso ocorre de acordo com as diferentes áreas que integram o setor, refletindo, também, nos processos de Recrutamento e Seleção (R&S), que é um dos pilares da gestão de talentos.

Separamos 3 tendências em R&S que poderão resumir o que de novo acontece na área.

1 – O uso da internet e redes sociais

Muitas empresas já recorrem às redes sociais para divulgar vagas e atrair candidatos. Em algum momento, no passado, tal prática foi vista como inadequada e/ou ineficiente para esse fim. No entanto, as redes sociais têm se mostrado grandes ferramentas de negócios, sendo muito úteis na captação de novos talentos.

Segundo artigo publicado na revista Gestão e Conhecimento, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, economia de tempo, baixo custo e otimização de processos de recrutamento são apenas algumas das grandes vantagens que empresas que adotam a internet como instrumento auxiliar de captação de novos talentos ganham.

Ainda neste artigo, são destacadas cinco grandes tendências para o futuro do recrutamento online:

  1. Foco das organizações no recrutamento pela internet.
  2. Qualificação de recrutadores em áreas de pesquisa, de conteúdo e de marketing digital.
  3. Melhora nos processos de filtragem de candidaturas online.
  4. Empresas de seleção perderão mercado para a internet, devido ao baixo custo da segunda.
  5. Utilização da softwares cloud para gestão e armazenamento de dados de candidatos.

2 – Inovações por meio da tecnologia

Com o intuito de modernizar os procedimentos de recrutamento e seleção, renovando práticas antigas que não mais se encaixam nos dias atuais, existem alternativas que podem simplificar procedimentos, diminuir distâncias, atingir maior público e otimizar o tempo.

Alguns exemplos dessas estratégias, além dos recursos online, são softwares desenvolvidos especificamente para necessidades de processos do RH, incluindo os de recrutamento e seleção que até mesmo analisam perfis profissionais.

Além disso, há organizações que realizam entrevistas por meio de vídeo conferência, o que muitas vezes possibilita que candidatos qualificados não sejam perdidos, uma vez que se pode fazer de qualquer lugar que possua conexão.

3 – Recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional

O índice de turnover — que é o fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma empresa — é visto como um grande problema enfrentado atualmente. Uma característica das novas gerações é a de não se manter durante muito tempo no mesmo emprego, principalmente se não estiver satisfeito com as condições oferecidas.

Uma forma de evitar o aumento desse índice é investir em avaliações de perfil que combinem com a cultura da organização e, ao mesmo tempo, permitam que o candidato expresse o que de fato aspira e, não somente o que esperam dele.

Assim, será possível traçar perfis esperados antes mesmo de se conhecer o candidato, alinhando isso à rotina e à forma que a organização trabalha para posteriormente avaliá-lo segundo critérios essenciais ao trabalho.

Embora a base dessa tendência já seja conhecida, as diferenças referentes a esse novo momento no R&S aparecem na prática. Isso se manifesta através de processos seletivos mais flexíveis que apostem na diversidade, no qual recrutador, que conhece a rotina da empresa, possui maior liberdade em intervir e inovar.

Essa característica requer um conhecimento estratégico por parte da equipe de RH, esse conhecimento deve abranger todas as frentes de atuação da organização.

Quer sugerir essa leitura para alguém? Compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Saiba como a Impulse pode te ajudar a Atrair e Reter os melhores Talentos!

[kkstarratings]